Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O Brasil, que sempre se caracterizou pela existência, em uma região ou em outra, de fronteira de povoamento, viu, com o processo de industrialização do campo, o aparecimento de fronteiras de modernização nas quais se verificaram profundas transformações socioespaciais. Ambos os tipos de fronteira suscitam novos centros de comercialização e beneficiamento de produção agrícola, de distribuição varejista e prestação de serviços ou, em muitos casos, de centros que já nascem como reservatórios de uma força de trabalho temporária. R. L. Corrêa. Estudos sobre a rede urbana. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2006, p. 323 (com adaptações). Julgue (C ou E) os próximos itens, relativos à formação histórica do território brasileiro.Mesmo após cinco séculos de ocupação e povoamento, a configuração atual do território brasileiro permanece conforme a implantação das capitanias hereditárias.

O Brasil, que sempre se caracterizou pela existência, em
uma região ou em outra, de fronteira de povoamento, viu, com o
processo de industrialização do campo, o aparecimento de
fronteiras de modernização nas quais se verificaram profundas
transformações socioespaciais. Ambos os tipos de fronteira
suscitam novos centros de comercialização e beneficiamento de
produção agrícola, de distribuição varejista e prestação de serviços
ou, em muitos casos, de centros que já nascem como reservatórios
de uma força de trabalho temporária.

R. L. Corrêa. Estudos sobre a rede urbana. Rio de Janeiro:
Bertrand do Brasil, 2006, p. 323 (com adaptações).

Julgue (C ou E) os próximos itens, relativos à formação histórica do território brasileiro.

Mesmo após cinco séculos de ocupação e povoamento, a configuração atual do território brasileiro permanece conforme a implantação das capitanias hereditárias.

Resposta:

A alternativa correta é E)

A afirmação de que a configuração atual do território brasileiro permanece conforme a implantação das capitanias hereditárias é incorreta. Ao longo de cinco séculos de ocupação e povoamento, o Brasil passou por profundas transformações socioespaciais, econômicas e políticas que redefiniram sua organização territorial. As capitanias hereditárias, estabelecidas no período colonial, representavam um modelo de ocupação baseado na concessão de terras a particulares, com fins de exploração econômica e controle administrativo. No entanto, esse sistema foi superado por processos históricos como a centralização do poder com a criação do governo-geral, a expansão das fronteiras internas, a urbanização e a industrialização.

Além disso, a formação de novas fronteiras de modernização, como mencionado no texto de R. L. Corrêa, demonstra como o território brasileiro evoluiu para além das estruturas coloniais. A industrialização do campo, a criação de redes urbanas e a dinâmica econômica contemporânea alteraram radicalmente a distribuição populacional e a organização espacial do país. Portanto, a configuração atual do território brasileiro é resultado de um complexo processo histórico, muito distante do modelo inicial das capitanias hereditárias. A resposta correta é E) ERRADO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *