Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O mundo já é urbano. Mas de 50% da população mundial vive nas cidades. E nas grandes cidades dos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como no Brasil. No nosso país este processo é marcante pois, de acordo com o censo 2010, 84% da população brasileira é urbana. Sobre a urbanização brasileira, suas características e tendências podemos afirmar que: I O fenômeno da urbanização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos está diretamente relacionados com o processo da industrialização. II Nos países subdesenvolvidos, como no Brasil, o processo de urbanização se intensificou e acelerou após 1950, com a pressão demográfica de um lado e a industrialização criando novos empregos nas cidades, exercendo uma “atração fatal” para as áreas rurais. Isto está relacionado ao êxodo rural com um crescimento exagerado das cidades, o “inchaço urbano.” III No processo de globalização e avanços tecnológicos, onde o setor que mais cresce é o terciário moderno, ou seja, serviços altamente especializados, surgem as chamadas cidades globais como Londres, Tóquio e Nova York. No Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo são consideradas cidades globais. IV A rede urbana brasileira apresenta-se com características e problemas comuns a quase todas as cidades, independentes do seu tamanho e a sua distribuição espacial pelo território nacional é marcantemente homogênea e desconcentrada. V Com o crescimento das cidades, o setor de atividades econômicas que mais se desenvolveu foi o secundário, que oferece empregos no comércio, em empresas financeiras, universidades, centros médicos-hospitalares, centros de pesquisas científicas e tecnológicas. Estão corretas as proposições:

O mundo já é urbano. Mas de 50% da população mundial vive nas cidades. E nas grandes cidades dos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como no Brasil. No nosso país este processo é marcante pois, de acordo com o censo 2010, 84% da população brasileira é urbana.

Sobre a urbanização brasileira, suas características e tendências podemos afirmar que:

I O fenômeno da urbanização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos está diretamente relacionados com o processo da industrialização.

II Nos países subdesenvolvidos, como no Brasil, o processo de urbanização se intensificou e acelerou após 1950, com a pressão demográfica de um lado e a industrialização criando novos empregos nas cidades, exercendo uma “atração fatal” para as áreas rurais. Isto está relacionado ao êxodo rural com um crescimento exagerado das cidades, o “inchaço urbano.”

III No processo de globalização e avanços tecnológicos, onde o setor que mais cresce é o terciário moderno, ou seja, serviços altamente especializados, surgem as chamadas cidades globais como Londres, Tóquio e Nova York. No Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo são consideradas cidades globais.

IV A rede urbana brasileira apresenta-se com características e problemas comuns a quase todas as cidades, independentes do seu tamanho e a sua distribuição espacial pelo território nacional é marcantemente homogênea e desconcentrada.

V Com o crescimento das cidades, o setor de atividades econômicas que mais se desenvolveu foi o secundário, que oferece empregos no comércio, em empresas financeiras, universidades, centros médicos-hospitalares, centros de pesquisas científicas e tecnológicas.

Estão corretas as proposições:















Resposta:

A alternativa correta é E)

O mundo já é urbano. Mais de 50% da população mundial vive nas cidades, especialmente nas grandes metrópoles de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como o Brasil. Segundo o censo de 2010, 84% da população brasileira é urbana, evidenciando um processo de urbanização intenso e marcante.

Sobre a urbanização brasileira, suas características e tendências, podemos destacar as seguintes afirmações:

I. O fenômeno da urbanização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos está diretamente relacionado ao processo de industrialização. Essa afirmação é correta, pois a industrialização foi um dos principais motores do crescimento urbano, atraindo mão de obra do campo para as cidades.

II. Nos países subdesenvolvidos, como o Brasil, o processo de urbanização se intensificou e acelerou após 1950, impulsionado pela pressão demográfica e pela industrialização, que criou novos empregos nas cidades. Esse movimento gerou um êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades, conhecido como "inchaço urbano". Essa afirmação também está correta.

III. No contexto da globalização e dos avanços tecnológicos, o setor terciário moderno (serviços especializados) cresceu significativamente, dando origem às chamadas cidades globais, como Londres, Tóquio e Nova York. No Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo são consideradas cidades globais. Essa afirmação está correta, pois essas metrópoles concentram serviços avançados e influência internacional.

IV. A rede urbana brasileira apresenta problemas comuns a quase todas as cidades, mas sua distribuição espacial pelo território nacional é heterogênea e concentrada, especialmente no Sudeste. Portanto, essa afirmação está incorreta.

V. Com o crescimento das cidades, o setor que mais se desenvolveu foi o terciário (serviços), e não o secundário (indústria). Logo, essa afirmação está incorreta.

Assim, as proposições corretas são I, II e III, correspondendo à alternativa E).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *