Questões Sobre Urbanização brasileira - Geografia - concurso
Questão 11
Com relação à geografia humana e planejamento territorial, julgue o item a seguir.
A sociedade se distribui sem uniformidade no espaço devido ao resultado de uma seletividade histórica e geográfica. Nesse sentido, para o entendimento adequado dessa distribuição espacial, é necessária a dissociação entre tempo e espaço.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Com relação à geografia humana e planejamento territorial, o item em questão aborda a distribuição não uniforme da sociedade no espaço, atribuindo-a a uma seletividade histórica e geográfica. No entanto, afirma que, para compreender adequadamente essa distribuição, é necessária a dissociação entre tempo e espaço.
Essa afirmação está incorreta, pois o estudo da geografia humana e do planejamento territorial pressupõe justamente a integração entre tempo e espaço. A dinâmica espacial das sociedades é resultado de processos históricos que moldaram as relações sociais, econômicas e políticas em diferentes contextos geográficos. Separar tempo e espaço impediria uma análise coerente das desigualdades regionais, da urbanização, da migração e de outros fenômenos espaciais.
Portanto, o gabarito correto é E) ERRADO, uma vez que a compreensão da distribuição espacial das sociedades exige a consideração conjunta das dimensões temporais e espaciais, e não sua dissociação.
Questão 12
Com relação à geografia humana e planejamento territorial, julgue o item a seguir.
Fragmentação urbana do tecido sociopolítico espacial brasileiro, na matéria da geografia, refere-se à territorialização de favelas pelo crime organizado como um fator de desordem na escala da cidade como um todo.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Com relação à geografia humana e planejamento territorial, julgue o item a seguir.
Fragmentação urbana do tecido sociopolítico espacial brasileiro, na matéria da geografia, refere-se à territorialização de favelas pelo crime organizado como um fator de desordem na escala da cidade como um todo.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 13
Acerca do processo de macrocefalia urbana correlacionado à ocupação e ao uso do solo nas cidades, julgue o próximos item.
As áreas urbanas brasileiras que passam pelo processo de macrocefalia são aquelas que apresentam os melhores índices de qualidade de vida citadina, dado a racionalidade no ordenamento e na ocupação e uso do solo urbano.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O processo de macrocefalia urbana no Brasil é um fenômeno caracterizado pelo crescimento desproporcional das grandes cidades em relação às demais, concentrando população, recursos e atividades econômicas. No entanto, essa expansão acelerada e muitas vezes desordenada está longe de garantir os melhores índices de qualidade de vida urbana, como sugere o item em análise.
A afirmação de que áreas urbanas em processo de macrocefalia apresentam racionalidade no ordenamento e uso do solo é equivocada. Na realidade, o crescimento descontrolado dessas cidades costuma resultar em problemas como:
- Falta de planejamento urbano adequado
- Ocupação irregular de áreas de risco
- Deficiência na infraestrutura básica
- Sobrecarga dos serviços públicos
- Intensificação da segregação socioespacial
As metrópoles brasileiras, exemplos clássicos de macrocefalia urbana, enfrentam graves desafios como favelização, congestionamentos, poluição e desigualdade no acesso a equipamentos urbanos. Esses fatores comprovam que o crescimento desproporcional não está associado à melhoria da qualidade de vida, mas sim à reprodução de problemas urbanos complexos.
Portanto, o gabarito correto é E) ERRADO, pois a macrocefalia urbana no contexto brasileiro está mais relacionada a processos de urbanização problemáticos do que a modelos racionais de ocupação do solo que garantam qualidade de vida à população.
Questão 14
A emergência teórica e a relevância da questão urbana no mundo contemporâneo são amplamente discutidas teoricamente. Expressam a inevitabilidade da centralidade do fato urbano, quando as redes de informação e de articulação da economia capitalista ganham dimensão global têm nas cidades seu principal espaço de comando. Ao mesmo tempo expressa a escala local, da cidade e das referências sócio-espaciais, presentes e fortalecidas em qualquer escala de vida ampliada e sempre localizada, sobre a temática da urbanização. Em relação a essa temática, leia as afirmativas a seguir:
I. Entre os pioneiros da articulação do tempo/espaço, em relação à urbanização, temos Henri Lefebvre, para quem o espaço se resumiria a um reflexo das relações sociais de produção, e a urbanização enquanto processo de disseminação do urbano, que se ampliava e generalizava-se em escala mundial, e deveria ser entendida enquanto expressão das relações sociais ao mesmo tempo em que incidiria sobre elas (LEFEBVRE, 1972). O significado dos termos urbano e urbanização para Lefebvre, contudo, restringia-se aos limites das cidades. Em seu entender a urbanização seria uma condensação dos processos sociais e espaciais, que decorriam das relações essenciais de produção do capitalismo, e estaria baseada na criação de um espaço social crescentemente abrangente, instrumental e mistificado (LEFEBVRE, 1991).
II. A produção teórica a partir da década de 70, sobre o espaço e a urbanização, tanto a estruturalista quanto a de reação ao positivismo estruturalista, corporificou- se em uma economia política da urbanização e do desenvolvimento. A interdisciplinaridade epistemológica levou a diferentes conceituações e definições do espaço e do urbano e à percepção das mudanças da urbanização conforme o capitalismo se ampliava e avançava, num constante processo de reestruturação e globalização.
III. Após analisar a produção teórica relativa à urbanização Castells define-a enquanto uma noção ideológica (CASTELLS, 1978); por partir da proposição que esta se refere tanto a formas espaciais quanto a um sistema cultural específico, de onde consequentemente não haveria uma problemática especificamente urbana. Descarta-a, assim, enquanto objeto de estudo e propõe que mais que falar de urbanização, trataremos do tema da produção social de formas espaciais (CASTELLS, 1978), e reduz o urbano ao espaço funcional onde se concentra uma população.
Estão corretas as afirmativas:
- A)I, II e III
- B)I e II, apenas.
- C)II e III, apenas.
- D)I e III, apenas.
A alternativa correta é C)
O debate sobre a questão urbana no mundo contemporâneo revela a centralidade das cidades como espaços de comando das redes globais de informação e da economia capitalista. Ao mesmo tempo, destaca-se a dimensão local, onde as referências sócio-espaciais se fortalecem, independentemente da escala de análise. Diante dessa temática, as afirmativas apresentadas abordam diferentes perspectivas teóricas sobre urbanização, espaço e relações sociais.
A afirmativa I, que trata da visão de Henri Lefebvre, apresenta uma interpretação parcial de sua teoria. Embora Lefebvre de fato associe o espaço às relações sociais de produção e compreenda a urbanização como um processo de disseminação do urbano em escala mundial, sua concepção não se restringe apenas aos limites físicos das cidades. Para ele, o urbano transcende a materialidade urbana, representando uma lógica social expansiva. Portanto, a afirmativa I está incorreta ao simplificar sua abordagem.
Já a afirmativa II está correta ao destacar a produção teórica a partir dos anos 1970, que consolidou uma economia política da urbanização. Essa perspectiva interdisciplinar permitiu diferentes conceituações do espaço e do urbano, acompanhando as transformações do capitalismo em sua fase de reestruturação e globalização. As correntes estruturalistas e as críticas ao positivismo enriqueceram o debate, ampliando a compreensão das dinâmicas urbanas.
A afirmativa III também está correta ao abordar a crítica de Manuel Castells à urbanização como noção ideológica. Castells argumenta que não existe uma problemática especificamente urbana, propondo, em vez disso, a análise da produção social das formas espaciais. Sua abordagem reduz o urbano a um espaço funcional de concentração populacional, deslocando o foco da urbanização como categoria analítica central.
Portanto, apenas as afirmativas II e III estão corretas, refletindo contribuições teóricas relevantes para o estudo da urbanização e suas relações com o capitalismo globalizado. A alternativa C) é a resposta adequada.
Questão 15
A origem do processo de urbanização e metropolização possui forte associação com o avanço da industrialização e a necessidade de concentração da força de trabalho operária. Por outro lado, os processos de modernização capitalista das relações de produção no campo, a concentração fundiária ou mesmo a decadência de áreas de agricultura tradicional contribuíram para reforçar a tendência à formação de grandes cidades, em todo o mundo.
No entanto, no período atual, a atividade industrial apresenta uma forte tendência de descentralização, buscando áreas que possam viabilizar novos padrões de acumulação do capital, em especial em cidades de pequeno e médio porte. Como consequência, as grandes metrópoles têm procurado novas formas de garantir sua sustentabilidade econômica e influência política, a partir do estímulo a novas funções e atividades geradoras de riqueza, de acumulação de capital e de criação de postos de trabalho.
São estratégias que podem ser associadas a esse novo padrão de urbanização / metropolização, EXCETO:
- A)O fortalecimento do setor de serviços e negócios, buscando atrair sedes de grandes empresas e corporações nacionais e internacionais, a implantação de grandes espaços para a realização de eventos nacionais e internacionais e o fortalecimento do turismo de negócios.
- B)A criação de estímulos tributários e o afrouxamento das restrições ambientais, visando recuperar o poder de atração das grandes plantas industriais, que se caracterizam pelo uso intensivo da força de trabalho, como as indústrias de bens de consumo duráveis e não duráveis.
- C)O estímulo à criação de grandes centros de pesquisa de tecnologia de ponta, como forma de afirmação das grandes cidades como lugares de produção do conhecimento e da inovação.
- D)A revitalização de espaços culturais e de edificações e monumentos com forte apelo histórico e simbólico e a criação de circuitos culturais e esportivos, visando à comercialização da cidade como produto cultural e de lazer.
A alternativa correta é B)
A urbanização e metropolização estão historicamente ligadas ao avanço da industrialização e à concentração da mão de obra operária. Além disso, a modernização capitalista no campo, a concentração de terras e o declínio de práticas agrícolas tradicionais reforçaram a formação de grandes cidades em escala global.
No entanto, atualmente, a indústria apresenta uma tendência de descentralização, migrando para cidades menores em busca de novos modelos de acumulação de capital. Como resposta, as metrópoles buscam alternativas para manter sua relevância econômica e política, incentivando novas atividades geradoras de riqueza e empregos.
Entre as estratégias adotadas nesse novo padrão de urbanização, NÃO se inclui:
- A) Fortalecimento do setor de serviços e negócios, atração de sedes corporativas e promoção do turismo de negócios.
- B) Estímulos tributários e flexibilização ambiental para atrair indústrias intensivas em mão de obra (resposta correta).
- C) Investimento em centros de pesquisa tecnológica para posicionar as cidades como polos de inovação.
- D) Revitalização de espaços culturais e históricos para transformar a cidade em produto turístico e de lazer.
Questão 16
Leia:
“… o saber e a informação são essenciais a cada um, para progredir ou ultrapassar a precariedade de uma condição que não se escolheu. Eles servem igualmente para criar e perenizar a dinâmica do ‘viver e fazer juntos’ numa sociedade confrontada por interesses particulares e dificuldades econômicas. É por isso que, longe de ser apenas um ‘dado’ a mais, a cultura é o coração de nossa ação a serviço dos habitantes de Lyon [França]”.
(Gérard Collomb – prefeito da cidade de Lyon In: Lyon Citoyen [Lyon cidadã], outubro de 2014. Ed. Ville de Lyon, p. 7)
O prefeito da cidade de Lyon, na França, está se referindo a políticas culturais urbanas. No que diz respeito a esse tópico, o que pode ser dito sobre as realidades urbanas brasileiras?
- A)Os equipamentos culturais, como bibliotecas e centros culturais públicos, por exemplo, se multiplicam nas grandes cidades brasileiras, mas com poucos benefícios para a vida dos habitantes, em razão do baixo nível de escolaridade dominante nessas realidades.
- B)Saber e informação, para além do sistema educacional, estão cada vez mais distribuídos nas cidades brasileiras via centros culturais, pois se entende cada vez mais que esse tipo de ação não pode ser exclusivo dos bairros mais ricos
- C)Políticas culturais públicas como elemento da gestão urbana não estão presentes de forma adequada nas realidades das nossas cidades, pois nossas sociedades urbanas preferem acessar os bens culturais no mercado privado.
- D)As quantidades ínfimas e a precariedade dos equipamentos culturais nas cidades brasileiras, em geral, resultam dos graves problemas de segurança, o que faz com que o poder recue e desista da maior parte das políticas culturais urbanas
- E)A despeito das diferenças entre as cidades brasileiras, no que diz respeito às políticas culturais urbanas, as iniciativas são, em geral, tímidas, com as cidades marcadas pela insuficiência de equipamentos culturais.
A alternativa correta é E)
O trecho citado do prefeito de Lyon, Gérard Collomb, destaca a importância da cultura e do acesso à informação como elementos fundamentais para o desenvolvimento social e a superação das desigualdades. Ao refletir sobre as realidades urbanas brasileiras, é possível identificar desafios significativos na implementação de políticas culturais eficazes.
No contexto brasileiro, a alternativa E) apresenta uma análise coerente: as iniciativas culturais nas cidades são, em geral, tímidas e marcadas pela insuficiência de equipamentos públicos. Embora existam exemplos positivos, como centros culturais e bibliotecas em algumas regiões, a cobertura ainda é desigual, concentrando-se muitas vezes em áreas mais privilegiadas ou deixando de atender às periferias e zonas menos favorecidas.
Diferentemente da realidade francesa mencionada no texto, onde a cultura é tratada como um eixo central da gestão pública, no Brasil as políticas culturais urbanas frequentemente sofrem com a falta de investimento, planejamento de longo prazo e integração com outras áreas, como educação e segurança. Isso resulta em uma oferta fragmentada e incapaz de atender às demandas diversificadas da população.
Portanto, embora existam esforços isolados e projetos bem-sucedidos, a maioria das cidades brasileiras ainda carece de uma abordagem consistente e abrangente para democratizar o acesso à cultura, reforçando a necessidade de políticas públicas mais robustas e inclusivas.
Questão 17
A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos.
JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br. Acesso em: 9 jan. 2014 (adaptado).
A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela
- A)retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa.
- B)demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha urbana.
- C)presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades.
- D)aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário.
- E)predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas.
A alternativa correta é E)
A urbanização brasileira, especialmente a partir da segunda metade do século XX, trouxe transformações profundas na estrutura das cidades, com impactos diretos nos sistemas de transporte. O texto citado destaca a substituição de modais como o bonde e o sistema ferroviário por uma infraestrutura voltada para o transporte rodoviário, marcada pela construção de vias amplas, túneis e viadutos. Essa mudança reflete um processo histórico no qual o transporte coletivo sobre trilhos perdeu espaço para o modelo rodoviário, impulsionado pela indústria automobilística.
A alternativa correta, E), aponta para a predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas. Esse fenômeno está intimamente ligado ao desenvolvimento urbano do Brasil, que privilegiou o automóvel em detrimento de sistemas de transporte coletivo mais eficientes. A chegada de montadoras internacionais e o incentivo governamental à indústria automotiva consolidaram um modelo de mobilidade centrado no transporte individual, com consequências duradouras para a organização das cidades brasileiras.
As demais alternativas não capturam a essência do processo descrito. A retirada de investimentos em transporte de massa (A) e a demanda por transporte individual (B) são fatores relevantes, mas secundários em relação à opção rodoviária. Já a presença de transportes alternativos (C) e a aglomeração urbana (D) não são abordadas no texto como elementos centrais da relação entre urbanização e transportes.
Portanto, a resposta correta é E), pois sintetiza a dinâmica histórica que privilegiou o transporte rodoviário no Brasil, em consonância com os interesses da indústria automobilística e as transformações urbanas da época.
Questão 18
No século XIX, o preço mais alto dos terrenos situados no centro das cidades é causa da especialização dos bairros e de sua diferenciação social. Muitas pessoas, que não têm meios de pagar os altos aluguéis dos bairros elegantes, são progressivamente rejeitadas para a periferia, como os subúrbios e os bairros mais afastados.
RÉMOND, R. O século XIX. São Paulo: Cultrix, 1989 (adaptado).
Uma conseqüência geográfica do processo socioespacial descrito no texto é a
- A)criação de condomínios fechados de moradia.
- B)decadência das áreas centrais de comércio popular.
- C)aceleração do processo conhecido como cercamento.
- D)ampliação do tempo de deslocamento diário da população.
- E)contenção da ocupação de espaços sem infraestrutura satisfatória.
A alternativa correta é D)
No século XIX, a dinâmica socioespacial das cidades foi marcada por um processo de segregação impulsionado pela valorização dos terrenos centrais. Conforme apontado por Rémond (1989), os altos custos dos aluguéis nas áreas nobres forçaram a população de baixa renda a migrar para regiões periféricas, como subúrbios e bairros distantes. Esse fenômeno gerou uma série de consequências geográficas, entre as quais se destaca o aumento do tempo de deslocamento diário da população.
A alternativa correta, D) ampliação do tempo de deslocamento diário da população, reflete uma das principais implicações desse processo. À medida que as camadas menos favorecidas eram empurradas para áreas afastadas, a necessidade de se deslocar até o centro — onde geralmente estavam concentrados os empregos e serviços — tornava-se cada vez mais onerosa em termos de tempo e recursos. Essa realidade ainda persiste em muitas metrópoles contemporâneas, evidenciando a longa duração dos efeitos da segregação urbana.
As demais alternativas não correspondem adequadamente ao contexto descrito. Condomínios fechados (A) são um fenômeno mais recente, a decadência de áreas comerciais populares (B) não é uma consequência direta, o cercamento (C) refere-se a um processo rural histórico, e a contenção de ocupações irregulares (E) não se aplica ao cenário de expansão periférica do século XIX.
Questão 19
Não são poucos os problemas causados por uma urbanização demasiado rápida. Em países que entraram na rota da industrialização mais tardiamente, como o Brasil, esses problemas tendem a ganhar notável dimensão, o que implica em desafios de grande monta que precisam ser enfrentados. Nas manifestações populares que levaram milhares de pessoas às ruas de cidades brasileiras, em junho de 2013, uma das bandeiras em pauta, diretamente ligada ao cotidiano das pessoas que vivem nas cidades, foi justamente a questão da
- A)mobilidade urbana.
- B)reforma política.
- C)menoridade penal.
- D)extinção do Senado.
- E)falta de escolas.
A alternativa correta é A)
Não são poucos os problemas causados por uma urbanização demasiado rápida. Em países que entraram na rota da industrialização mais tardiamente, como o Brasil, esses problemas tendem a ganhar notável dimensão, o que implica em desafios de grande monta que precisam ser enfrentados. Nas manifestações populares que levaram milhares de pessoas às ruas de cidades brasileiras, em junho de 2013, uma das bandeiras em pauta, diretamente ligada ao cotidiano das pessoas que vivem nas cidades, foi justamente a questão da
- A) mobilidade urbana.
- B) reforma política.
- C) menoridade penal.
- D) extinção do Senado.
- E) falta de escolas.
O gabarito correto é A) mobilidade urbana.
Questão 20
Em 2002, o IBGE apresentou, no Atlas Geográfico Escolar, uma classificação para hierarquizar as cidades brasileiras, empregando as categorias de metrópole global, metrópole nacional, metrópole regional e centro regional.
De acordo com essa classificação, são exemplos de metrópole regional e centro regional, respectivamente, as seguintes cidades:
- A)Belém e Londrina
- B)São Paulo e Curitiba
- C)São Paulo e Salvador
- D)Rio de Janeiro e Belém
- E)Rio de Janeiro e Vitória
A alternativa correta é A)
Em 2002, o IBGE apresentou, no Atlas Geográfico Escolar, uma classificação para hierarquizar as cidades brasileiras, dividindo-as em categorias como metrópole global, metrópole nacional, metrópole regional e centro regional. Essa categorização reflete a influência e o alcance de cada cidade no contexto socioeconômico e urbano do país.
De acordo com essa classificação, as metrópoles regionais são cidades que exercem grande influência sobre uma determinada região, enquanto os centros regionais possuem uma atuação mais limitada, ainda que relevante em seu entorno. No caso da questão apresentada, o gabarito correto é a alternativa A) Belém e Londrina, pois Belém é considerada uma metrópole regional na Amazônia, e Londrina, no Paraná, se enquadra como um centro regional.
As demais alternativas apresentam combinações incorretas, como São Paulo e Rio de Janeiro, que são metrópoles globais ou nacionais, e não se encaixam nos critérios de metrópole regional e centro regional conforme a classificação do IBGE.