Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Urbanização brasileira - Geografia - concurso

Questão 51

Sobre o sistema viário brasileiro, pode-se afirmar:



  • A)O transporte hidroviário é utilizado apenas na Região Amazônica, porque é a única que possui rios de planície.
  • B)O transporte marítimo é pouco aproveitado, pois sua capacidade de carga é pequena, tornando seu uso muito dispendioso.
  • C)A opção pelo transporte rodoviário foi uma estratégia governamental, visando, entre outros, à maior internacionalização da economia.
  • D)As ferrovias brasileiras foram desativadas por serem mais onerosas que o transporte rodoviário e por possuírem menor capacidade de carga.
  • E)O sistema aeroviário é o mais indicado, devido às dimensões continentais do Brasil, à grande capacidade de carga e ao baixo custo desse sistema.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O sistema viário brasileiro é um tema complexo e multifacetado, que reflete escolhas históricas, geográficas e econômicas. Entre as alternativas apresentadas, a opção C) é a correta, pois destaca uma decisão estratégica do governo em priorizar o transporte rodoviário, visando à integração nacional e à internacionalização da economia.

A afirmação A) está incorreta, pois o transporte hidroviário não se limita à Região Amazônica. Embora essa região seja privilegiada por seus rios de planície, outras áreas do país, como o Rio São Francisco e a Bacia do Prata, também utilizam esse modal.

A alternativa B) também é falsa, já que o transporte marítimo é amplamente aproveitado no Brasil, especialmente para o comércio exterior. Sua capacidade de carga é, na verdade, uma das maiores entre os modais, sendo economicamente viável para longas distâncias.

A opção D) contém equívocos, pois as ferrovias brasileiras não foram desativadas apenas por questões de custo ou capacidade. O abandono desse modal está mais relacionado a políticas públicas que privilegiaram as rodovias, além de fatores históricos, como a influência da indústria automobilística.

Por fim, a alternativa E) é incorreta, uma vez que o sistema aeroviário, apesar de ágil, não é o mais indicado para cargas em larga escala devido aos seus custos elevados e à limitação de capacidade em comparação com outros modais, como o marítimo ou o ferroviário.

Portanto, a resposta correta é C), que aponta para uma decisão política e econômica de priorizar as rodovias como eixo central do transporte no Brasil, com impactos profundos na infraestrutura e na economia do país.

Questão 52

Sabe-se que, atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades, o que é fator decisivo para a ampliação dos desafios sociais e ambientais, como a pobreza, a fome e as mudanças climáticas. No Brasil, o processo de urbanização da sociedade, impulsionado pela Segunda Guerra e pela industrialização que avança celeremente desde a Era Vargas, fez-se de forma rápida e não planejada. A despeito dos enormes problemas daí decorrentes, o certo é que o país chegou ao século XXI profundamente alterado, sobretudo quando confrontado com a realidade histórica que o caracterizou desde o período colonial. A respeito dessa situação, julgue os itens que se seguem.

Com mais de 80% de sua população vivendo em cidades, o Brasil contemporâneo demanda políticas públicas para enfrentar problemas que cada vez mais se identificam com a realidade urbana, a exemplo da deficiência em habitação, saneamento, saúde e educação.





  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Sabe-se que, atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades, o que é fator decisivo para a ampliação dos desafios sociais e ambientais, como a pobreza, a fome e as mudanças climáticas. No Brasil, o processo de urbanização da sociedade, impulsionado pela Segunda Guerra e pela industrialização que avança celeremente desde a Era Vargas, fez-se de forma rápida e não planejada. A despeito dos enormes problemas daí decorrentes, o certo é que o país chegou ao século XXI profundamente alterado, sobretudo quando confrontado com a realidade histórica que o caracterizou desde o período colonial.

Com mais de 80% de sua população vivendo em cidades, o Brasil contemporâneo demanda políticas públicas para enfrentar problemas que cada vez mais se identificam com a realidade urbana, a exemplo da deficiência em habitação, saneamento, saúde e educação.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 53

Sabe-se que, atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades, o que é fator decisivo para a ampliação dos desafios sociais e ambientais, como a pobreza, a fome e as mudanças climáticas. No Brasil, o processo de urbanização da sociedade, impulsionado pela Segunda Guerra e pela industrialização que avança celeremente desde a Era Vargas, fez-se de forma rápida e não planejada. A despeito dos enormes problemas daí decorrentes, o certo é que o país chegou ao século XXI profundamente alterado, sobretudo quando confrontado com a realidade histórica que o caracterizou desde o período colonial. A respeito dessa situação, julgue os itens que se seguem.

Passa de três dezenas o número de regiões metropolitanas brasileiras, nas quais se concentram mais de um terço dos domicílios urbanos e cerca de 30% da população. Estudos mostram que nas grandes cidades o número de habitantes tende a reduzir-se ou estagnar, ao tempo em que o inchaço populacional se transfere para as cidades conurbadas ao redor.





  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Sabe-se que, atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades, o que é fator decisivo para a ampliação dos desafios sociais e ambientais, como a pobreza, a fome e as mudanças climáticas. No Brasil, o processo de urbanização da sociedade, impulsionado pela Segunda Guerra e pela industrialização que avança celeremente desde a Era Vargas, fez-se de forma rápida e não planejada. A despeito dos enormes problemas daí decorrentes, o certo é que o país chegou ao século XXI profundamente alterado, sobretudo quando confrontado com a realidade histórica que o caracterizou desde o período colonial.

Passa de três dezenas o número de regiões metropolitanas brasileiras, nas quais se concentram mais de um terço dos domicílios urbanos e cerca de 30% da população. Estudos mostram que nas grandes cidades o número de habitantes tende a reduzir-se ou estagnar, ao tempo em que o inchaço populacional se transfere para as cidades conurbadas ao redor.

O gabarito correto é C) CERTO, pois os dados apresentados confirmam a tendência de concentração populacional nas regiões metropolitanas e a migração do crescimento para cidades vizinhas, alinhando-se com estudos sobre urbanização no Brasil.

Questão 54

Sabe-se que, atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades, o que é fator decisivo para a ampliação dos desafios sociais e ambientais, como a pobreza, a fome e as mudanças climáticas. No Brasil, o processo de urbanização da sociedade, impulsionado pela Segunda Guerra e pela industrialização que avança celeremente desde a Era Vargas, fez-se de forma rápida e não planejada. A despeito dos enormes problemas daí decorrentes, o certo é que o país chegou ao século XXI profundamente alterado, sobretudo quando confrontado com a realidade histórica que o caracterizou desde o período colonial. A respeito dessa situação, julgue os itens que se seguem.

A urbanização do Brasil liga-se, em larga medida, ao forte movimento migratório que, especialmente a partir dos anos 50 do século passado, transferiu para as cidades milhões de pessoas que se viram impelidas a abandonar o campo.





  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

A urbanização do Brasil é um fenômeno complexo e profundamente marcado por transformações socioeconômicas que remontam ao século XX. O texto apresentado destaca que esse processo foi impulsionado por fatores históricos, como a Segunda Guerra Mundial e a industrialização acelerada durante a Era Vargas, consolidando-se de forma desordenada e gerando desafios estruturais que persistem até hoje.

Um dos aspectos centrais dessa urbanização foi o intenso êxodo rural, especialmente a partir da década de 1950. Milhões de pessoas migraram do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida, atraídas pelo crescimento industrial e pela expectativa de emprego. No entanto, a falta de planejamento urbano resultou em problemas como favelização, infraestrutura precária e desigualdade social.

O item em questão afirma que a urbanização brasileira está intimamente ligada a esse movimento migratório, o que está correto. A transferência em massa de populações rurais para os centros urbanos não só alterou a demografia do país, mas também redefiniu suas dinâmicas sociais e econômicas. Portanto, a alternativa C) CERTO é a resposta adequada, pois reflete a relação direta entre migração interna e urbanização no contexto brasileiro.

Questão 55

Assinale a alternativa que contempla uma territorialidade cíclicas nas metrópoles.

  • A)As populações periféricas.
  • B)Os trabalhadores terceirizados.
  • C)A prostituição das áreas centrais.
  • D)Habitantes das franjas metropolitanas.
  • E)A ocupação das ruas pelos automóveis.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Assinale a alternativa que contempla uma territorialidade cíclica nas metrópoles.

  • A) As populações periféricas.
  • B) Os trabalhadores terceirizados.
  • C) A prostituição das áreas centrais.
  • D) Habitantes das franjas metropolitanas.
  • E) A ocupação das ruas pelos automóveis.

O gabarito correto é C).

Questão 56

As metrópoles e grandes cidades brasileiras apresentam um grande déficit de habitação. Assinale a alternativa que pode ser considerada causa deste déficit.

  • A)A desarticulação entre os entes federativos.
  • B)A carência de planejamento urbano integrado.
  • C)A natureza monopolista do mercado do solo urbano.
  • D)A falta de espaço físico devido ao grande contingente de pessoas.
  • E)A ausência de títulos fundiários nas camadas mais pobres da população.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O déficit habitacional nas metrópoles e grandes cidades brasileiras é um problema complexo, influenciado por diversos fatores socioeconômicos e estruturais. Entre as alternativas apresentadas, a natureza monopolista do mercado do solo urbano (alternativa C) destaca-se como uma das principais causas desse cenário.

No Brasil, a especulação imobiliária e a concentração de terras urbanas nas mãos de poucos agentes econômicos criam um mercado desigual, onde o acesso à moradia digna torna-se cada vez mais restrito. Esse monopólio sobre o solo urbano eleva artificialmente os preços dos terrenos e imóveis, excluindo grande parte da população, especialmente as camadas de menor renda.

Enquanto outros fatores, como a desarticulação entre entes federativos (A) ou a carência de planejamento urbano (B), também contribuem para o problema, são consequências de um sistema que privilegia a lógica do mercado em detrimento do direito à moradia. A alternativa D, que menciona a falta de espaço físico, ignora a subutilização de áreas urbanas já disponíveis, enquanto a E, apesar de relevante, trata mais de um efeito do que da causa estrutural do déficit.

Portanto, o controle monopolista sobre o solo urbano (C) representa a raiz do problema, pois distorce o mercado, dificulta políticas públicas eficazes e perpetua a exclusão habitacional nas grandes cidades brasileiras.

Questão 57

Considera-se característica histórica da urbanização brasileira:

  • A)um processo que se ampara na Teoria das Localidades Centrais.
  • B)cidades interioranas que nasceram a partir de necessidades administrativas.
  • C)aglomerações que sempre se basearam na exploração de matas e florestas.
  • D)cidades que se voltavam muito mais para o exterior do que para o território nacional.
  • E)localizações que buscaram a integração nacional como forma de defesa do território.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Considera-se característica histórica da urbanização brasileira:

  • A) um processo que se ampara na Teoria das Localidades Centrais.
  • B) cidades interioranas que nasceram a partir de necessidades administrativas.
  • C) aglomerações que sempre se basearam na exploração de matas e florestas.
  • D) cidades que se voltavam muito mais para o exterior do que para o território nacional.
  • E) localizações que buscaram a integração nacional como forma de defesa do território.

O gabarito correto é D.

Questão 58

“O processo de urbanização é geral mas não é regionalmente uniforme. Do ponto de vista regional, registram-se fortes diferenças no ritmo da transferência da população do meio rural para o meio urbano”.

(Magnoli & Araujo, 2005, p.184).

Sobre a urbanização brasileira podemos afirmar que:

I- graças a sua grande dinâmica industrial, a Região Sul é a segunda mais urbanizada do País.

II- as regiões que apresentam os menores níveis de urbanização são a Centro-Oeste e a Norte.

III- a urbanização do Centro-Oeste acentuou-se na segunda metade do século passado, com a elevada concentração fundiária e com a mecanização da agricultura da soja.

IV- as desigualdades no ritmo da urbanização entre as regiões brasileiras refletem as disparidades econômicas regionais e a inserção diferenciada de cada região na economia nacional.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

  • A)I e II
  • B)I, II e III
  • C)I e IV
  • D)II e IV
  • E)III e IV
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O processo de urbanização no Brasil é marcado por profundas disparidades regionais, refletindo as desigualdades econômicas e históricas que caracterizam o país. Conforme destacado por Magnoli e Araujo (2005), a transferência da população do meio rural para o urbano não ocorre de forma uniforme, variando significativamente entre as regiões. Analisando as afirmativas sobre a urbanização brasileira, é possível identificar quais delas estão corretas.

A afirmativa I está incorreta, pois a Região Sul, apesar de sua dinâmica industrial, não é a segunda mais urbanizada do país – esse lugar é ocupado pela Região Sudeste, seguida pela Centro-Oeste em alguns indicadores. Já a afirmativa II também está incorreta, uma vez que a Região Norte apresenta os menores índices de urbanização, mas a Centro-Oeste, devido ao crescimento acelerado de cidades como Brasília e Goiânia, possui um nível de urbanização superior ao do Nordeste em determinados períodos.

A afirmativa III está correta, pois a urbanização do Centro-Oeste intensificou-se na segunda metade do século XX, impulsionada pela expansão da fronteira agrícola, a mecanização da lavoura de soja e a concentração fundiária, que expulsou trabalhadores rurais para as cidades. Por fim, a afirmativa IV também está correta, já que as diferenças no ritmo da urbanização entre as regiões brasileiras estão diretamente ligadas às desigualdades econômicas e à forma como cada região se integrou à economia nacional.

Portanto, as afirmativas corretas são III e IV, correspondendo à alternativa E.

Questão 59

Assinale a alternativa que apresenta somente cidades que, no ano de 2000, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram classificadas como metrópoles nacionais.

  • A)São Paulo, Rio Janeiro e Manaus
  • B)Porto Alegre, Florianópolis e Recife
  • C)São Paulo, Recife e Belém
  • D)Fortaleza, João Pessoa e Porto Alegre
  • E)Curitiba, Belo Horizonte e Salvador
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Análise das Metrópoles Nacionais em 2000 segundo o IBGE

O conceito de metrópole nacional, conforme definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano 2000, refere-se a centros urbanos que exercem influência significativa em escala nacional, caracterizados por elevada densidade populacional, complexa rede de serviços e forte dinamismo econômico.

Entre as alternativas apresentadas, a opção E) Curitiba, Belo Horizonte e Salvador constitui a resposta correta, pois estas três cidades foram efetivamente classificadas como metrópoles nacionais pelo IBGE no período em questão. Estas capitais destacavam-se por:

  • Belo Horizonte: polo industrial e de serviços de Minas Gerais
  • Salvador: principal centro urbano do Nordeste brasileiro
  • Curitiba: referência em planejamento urbano e desenvolvimento regional

As demais alternativas apresentam combinações incorretas, pois incluem cidades que na época eram classificadas como:

  • Metrópoles regionais (como Recife e Fortaleza)
  • Capitais regionais (como João Pessoa e Florianópolis)
  • Ou simplesmente não se enquadravam na categoria de metrópole nacional (como Manaus em 2000)

Esta classificação do IBGE reflete a hierarquia urbana brasileira no final do século XX, quando São Paulo e Rio de Janeiro já se consolidavam como megacidades, enquanto outras capitais regionais ganhavam importância no cenário nacional.

Continua após a publicidade..

Questão 60

“Nas áreas urbanas, em média, a precipitação anual é 5% superior e o número de dias de chuva é 10% maior do que nas áreas rurais adjacentes. Além disso, as chuvas torrenciais são mais comuns nas cidades”.

(Magnoli & Araujo, 2004, p.176).

O fenômeno descrito acima deve-se a alguns fatores comuns às grandes cidades, dentre os quais pode ser citado:

  • A)o acúmulo de praças e grandes áreas verdes na porção central das grandes cidades.
  • B)o excesso de concreto, que transfere calor para o ambiente e diminui a temperatura das áreas centrais.
  • C)a elevada presença de material particulado em suspensão, contribuindo para a condensação da água na atmosfera e precipitação de chuva.
  • D)a elevada evapotranspiração nas cidades, especialmente em áreas de canais e esgotos.
  • E)a presença de massas de ar frias nas áres centrais e consequente aumento da precipitação de chuva.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O fenômeno descrito no trecho citado, em que as áreas urbanas apresentam maior precipitação anual e mais dias de chuva em comparação às áreas rurais, pode ser explicado por fatores relacionados à dinâmica climática das cidades. Entre as alternativas apresentadas, a opção C) é a correta, pois destaca a influência do material particulado em suspensão na atmosfera urbana.

Nas grandes cidades, a concentração de poluentes, como partículas de poeira, fuligem e outros resíduos provenientes de veículos, indústrias e construções, atua como núcleos de condensação. Essas partículas facilitam a formação de gotículas de água nas nuvens, aumentando a probabilidade de precipitação. Além disso, o efeito de ilha de calor urbana, causado pela retenção de calor em superfícies asfaltadas e construções, contribui para a ascensão do ar quente, que, ao se resfriar em altitudes mais elevadas, condensa-se e forma chuvas mais intensas e frequentes.

As demais alternativas não correspondem à realidade do fenômeno. A opção A) é incorreta, pois áreas verdes tendem a reduzir a temperatura e não aumentar a precipitação. A alternativa B) está equivocada, já que o excesso de concreto eleva a temperatura, e não a diminui. A opção D) também não se aplica, uma vez que a evapotranspiração é menor em áreas urbanas devido à redução da vegetação. Por fim, a alternativa E) é incorreta, pois as massas de ar frio não são um fator predominante no centro das cidades, onde geralmente há maior retenção de calor.

Portanto, a presença de material particulado em suspensão, somada a outros fatores urbanos como a ilha de calor, explica o aumento da precipitação nas cidades, tornando a alternativa C) a resposta correta.

1 4 5 6 7 8 10