Continua após a publicidade..
Sobre o crescimento urbano na Europa, é CORRETO afirmar:
Sobre o crescimento urbano na Europa, é CORRETO afirmar:
- A)Desde o início do século XX, o crescimento das cidades já formava corredores urbanos, devido ao fenômeno de unificação física e/ou funcional em toda a Europa.
- B)No começo do século XVIII, já era possível perceber um conjunto de transformações econômicas e sociais, reflexo das novas matrizes energéticas como carvão mineral, petróleo e eletricidade.
- C)No início do século XIX, Londres era a única cidade europeia com mais de 1 milhão de habitantes.
- D)Hoje, no entanto, o crescimento descontrolado das grandes cidades na Europa configura o principal fator de terrorismo que as atinge.
- E)As cidades europeias estão conectadas por uma grande rede hidroviária, fator determinante para o crescimento demográfico.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Sobre o crescimento urbano na Europa, é CORRETO afirmar:
- C) No início do século XIX, Londres era a única cidade europeia com mais de 1 milhão de habitantes.
Esta afirmação está correta, pois, historicamente, Londres foi a primeira cidade europeia a atingir esse marco populacional durante a Revolução Industrial, consolidando-se como o principal centro urbano da época. As demais alternativas apresentam imprecisões:
- A) Os corredores urbanos na Europa tornaram-se mais evidentes apenas no século XX, especialmente com a expansão das redes de transporte e a conurbação.
- B) As transformações econômicas e sociais ligadas a novas matrizes energéticas (como carvão e eletricidade) ganharam força no século XIX, não no XVIII.
- D) O terrorismo na Europa tem causas complexas e não está diretamente ligado ao crescimento urbano descontrolado, que, aliás, é menos intenso no continente em comparação com outras regiões do mundo.
- E) Embora as hidrovias tenham sido importantes no passado, o crescimento demográfico atual está mais associado a fatores como migração, economia e infraestrutura terrestre.
Portanto, a alternativa C é a única que reflete com precisão um aspecto histórico do desenvolvimento urbano europeu.
Deixe um comentário