Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com a expansão da República romana, tornou-se enorme a diferença entre a pequena cidade nascida às margens do Tibre e a poderosa Roma, senhora do Mediterrâneo. Como consequência, a cidade passou a sofrer profundas transformações socioeconômicas. Podemos afirmar CORRETAMENTE acerca das transformações sofridas pela cidade de Roma que

Com a expansão da República romana,
tornou-se enorme a diferença entre a
pequena cidade nascida às margens do
Tibre e a poderosa Roma, senhora do
Mediterrâneo. Como consequência, a
cidade passou a sofrer profundas
transformações socioeconômicas.

Podemos afirmar CORRETAMENTE
acerca das transformações sofridas pela
cidade de Roma que

Resposta:

A alternativa correta é E)

Com a expansão da República romana, tornou-se enorme a diferença entre a pequena cidade nascida às margens do Tibre e a poderosa Roma, senhora do Mediterrâneo. Como consequência, a cidade passou a sofrer profundas transformações socioeconômicas.


Podemos afirmar CORRETAMENTE acerca das transformações sofridas pela cidade de Roma que

Com o aumento do poderio romano, a cidade passou a mudar seu panorama socioeconômico. A antiga estrutura social, baseada na propriedade da terra, começou a ser questionada com o surgimento de novas fortunas, formadas a partir do comércio. Isso gerou um conflito entre as antigas famílias oligarcas, que tinham sua origem de fortunas na propriedade da terra, e as novas famílias, que tinham suas fortunas formadas a partir do comércio.

As antigas famílias oligarcas, que detinham o poder político e econômico, viram suas influências ameaçadas pelo surgimento dessas novas famílias. Para defender seus interesses, elas começaram a criticar e desvalorizar as práticas comerciais, argumentando que o comércio era uma atividade indigna e que não era compatível com a dignidade romana.

Essa crítica e desvalorização das práticas comerciais passaram a ser uma forma de defesa das antigas famílias oligarcas romanas, que tinham a origem de suas fortunas na propriedade da terra, contra as influências das novas famílias, que tinham suas fortunas formadas a partir do comércio.

Portanto, a resposta correta é a opção E) a crítica e desvalorização das práticas comerciais passaram a ser uma forma de defesa das antigas famílias oligarcas romanas, que tinham a origem de suas fortunas na propriedade da terra, contra as influências das novas famílias, que tinham suas fortunas formadas a partir do comércio.

  • A)com o crescimento exponencial das receitas, os governantes romanos mantiveram a exploração das regiões conquistadas sob seu exclusivo controle, o que impediu o surgimento de novas fortunas na cidade de Roma.
  • B)com novas regiões para administrar, o velho costume das elites romanas de dedicar-se ao ócio, teve de ser abandonado como forma de conter a ameaça às suas fortunas.
  • C)apesar das transformações econômicas sofridas, a estrutura política romana manteve-se inalterada, sendo a república governada democraticamente por meio da Câmara dos Comuns.
  • D)as constantes guerras de conquista resultaram em um profundo endividamento da cidade, que, por sua vez, levou um número crescente de pessoas a retornarem para regiões agrícolas.
  • E)a crítica e desvalorização das práticas comerciais passaram a ser uma forma de defesa das antigas famílias oligarcas romanas, que tinham a origem de suas fortunas na propriedade da terra, contra as influências das novas famílias, que tinham suas fortunas formadas a partir do comércio.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *