Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere o texto abaixo: “O surgimento das moedas liga-se (…) a três transformações culturais notáveis da Grécia nos idos do século VII a.C. (…): o desenvolvimento da pólis (…) e da vida política (…), a complexificação crescente das trocas comerciais (…) [e] a alfabetização.” FUNARI, Pedro Paulo. Antiguidade Clássica: a História e a cultura a partir dos documentos. Campinas: Editora da Unicamp, 1995, p. 50. A partir do excerto acima e dos conhecimentos sobre a Grécia antiga, assinale a alternativa que relaciona corretamente a pólis, a expansão grega e o desenvolvimento das moedas.

Considere o texto abaixo:

“O surgimento das moedas liga-se (…) a três transformações culturais notáveis da Grécia nos idos do século VII a.C. (…): o
desenvolvimento da pólis (…) e da vida política (…), a complexificação crescente das trocas comerciais (…) [e] a alfabetização.”

FUNARI, Pedro Paulo. Antiguidade Clássica: a História e a cultura a partir dos documentos.

Campinas: Editora da Unicamp, 1995, p. 50.

A partir do excerto acima e dos conhecimentos sobre a Grécia antiga, assinale a alternativa que relaciona corretamente
a pólis, a expansão grega e o desenvolvimento das moedas.

Resposta:

A alternativa correta é C)

É importante notar que a alternativa C) é a que melhor relaciona a pólis, a expansão grega e o desenvolvimento das moedas. Isso porque a pólis foi mesmo a principal forma de organização social na Grécia, constituindo-se em cidades autônomas com governos e leis próprias. Além disso, no século VII a.C., com o aumento demográfico e a concentração latifundiária, houve a expansão grega para regiões do Mediterrâneo e do mar Negro, causando intensa circulação de moedas para o comércio marítimo e terrestre.

É fundamental lembrar que a pólis não era apenas uma cidade qualquer, mas sim uma cidade-Estado autônoma, com seu próprio governo e leis. Isso permitiu que as cidades-Estado gregas desenvolvessem suas próprias economias e sistemas de comércio, o que contribuiu para a criação e circulação de moedas.

Além disso, a expansão grega para regiões do Mediterrâneo e do mar Negro foi motivada pelo aumento demográfico e a concentração latifundiária. Isso significa que as cidades-Estado gregas precisavam expandir seus territórios para garantir recursos e terras para sua população crescente. Essa expansão levou à formação de colônias e ao aumento da circulação de moedas nas trocas comerciais.

Já as outras alternativas não relacionam corretamente a pólis, a expansão grega e o desenvolvimento das moedas. A alternativa A) está errada porque a pólis não se desenvolveu como uma cidade fortificada, caracterizando a ocupação da Magna Grécia por Esparta. Além disso, a expansão grega não ocorreu devido à insuficiência de escravos nas cidades-Estado.

A alternativa B) também está errada porque a pólis não era um tipo específico de organização social encontrada apenas em Atenas e Esparta. Além disso, a expansão territorial não foi causada pela rivalidade entre Atenas e Esparta.

Já a alternativa D) está errada porque a pólis não surgiu como solução para os conflitos entre Esparta e Atenas pelo domínio do restante da Grécia. Além disso, a expansão comercial marítima de Atenas não foi a principal causa do aumento da circulação de moedas.

Por fim, a alternativa E) está errada porque a pólis não se desenvolveu em decorrência da expansão comercial grega, e sim foi a principal forma de organização social na Grécia. Além disso, a Liga de Delos não foi formada para conquistar territórios no Mediterrâneo.

Portanto, é fundamental entender que a pólis foi a principal forma de organização social na Grécia, e que a expansão grega para regiões do Mediterrâneo e do mar Negro contribuiu para a criação e circulação de moedas.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *