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“Não descreverei catástrofes pessoais de alguns dias infelizes, mas a destruição de toda a humanidade, pois é com horror que meu espírito segue o quadro das ruínas da nossa época. Há vinte e poucos anos que, entre Constantinopla e os Alpes Julianos, o sangue romano vem sendo diariamente vertido. A Cítia, Trácia, Macedônia, Tessália, Dardânia, Dácia, Épiro, Dalmácia, Panônia são devastadas pelos godos, sármatas, quedos, alanos (…); deportam e pilham tudo.       Quantas senhoras, quantas virgens consagradas a Deus, quantos homens livres e nobres ficaram na mão dessas bestas! Os bispos são capturados, os padres assassinados, todo tipo de religioso perseguido; as igrejas são demolidas, os cavalos pastam junto aos antigos altares de Cristo (…).” (São Jerônimo, Cartas apud Pedro Paulo Abreu Funari, Roma: vida pública e vida privada. 2000) O excerto, de 396, remete a um contexto da história romana marcado pela

“Não descreverei catástrofes pessoais de alguns dias
infelizes, mas a destruição de toda a humanidade, pois é com
horror que meu espírito segue o quadro das ruínas da nossa
época. Há vinte e poucos anos que, entre Constantinopla e
os Alpes Julianos, o sangue romano vem sendo diariamente
vertido. A Cítia, Trácia, Macedônia, Tessália, Dardânia, Dácia,
Épiro, Dalmácia, Panônia são devastadas pelos godos, sármatas,
quedos, alanos (…); deportam e pilham tudo.

      Quantas senhoras, quantas virgens consagradas a Deus,
quantos homens livres e nobres ficaram na mão dessas bestas!
Os bispos são capturados, os padres assassinados, todo
tipo de religioso perseguido; as igrejas são demolidas, os
cavalos pastam junto aos antigos altares de Cristo (…).”

(São Jerônimo, Cartas apud Pedro Paulo Abreu Funari, Roma:
vida pública e vida privada. 2000)

O excerto, de 396, remete a um contexto da história romana
marcado pela

Resposta:

A alternativa correta é A)

O excerto de São Jerônimo, datado de 396, apresenta um quadro sombrio da época em que viveu. A destruição da humanidade, a perda de vidas, a devastação de territórios e a perseguição à Igreja são apenas algumas das consequências das invasões germânicas e de outros povos. Nesse contexto, a combinação da cultura romana com o cristianismo se tornou um desafio para o Estado Romano, que já estava fragilizado.

A presença de povos germânicos, como os godos, sármatas, quedos e alanos, trouxe uma onda de destruição e violência à região. As cidades foram saqueadas, os bispos capturados, os padres assassinados e as igrejas demolidas. A população foi submetida a uma vida de terror, com a perda de liberdade e a destruição de suas comunidades.

O cristianismo, que havia se tornado a religião oficial do Império Romano em 380, com o Édito de Tessalônica, estava sendo perseguido e reprimido. Os cristãos eram vistos como uma ameaça à autoridade romana e eram acusados de colaborar com os invasores. Isso levou a uma onda de perseguições e martírios, que se tornaram comuns na época.

A desorganização do Estado Romano também foi um fator contribuinte para a crise. A falta de uma autoridade central forte permitiu que os povos germânicos e outros invasores se aproveitassem da situação e conquistassem territórios romanos. A economia também foi afetada, com a interrupção do comércio e a perda de recursos.

No entanto, é importante notar que a combinação da cultura romana com o cristianismo não foi a causa da crise do Império Romano. A decadência do império já estava em curso há muito tempo, e as invasões germânicas apenas aceleraram o processo. A corrupção, a decadência moral e a falta de liderança foram alguns dos fatores que contribuíram para a queda do império.

Em resumo, o excerto de São Jerônimo apresenta um quadro sombrio da época em que viveu, marcada pela destruição, violência e perseguição. A combinação da cultura romana com o cristianismo foi um desafio para o Estado Romano, que já estava fragilizado. A desorganização do estado e a falta de uma autoridade central forte permitiram que os povos germânicos e outros invasores se aproveitassem da situação e conquistassem territórios romanos.

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