“Nossa constituição política não segue as leis de outras cidades, antes lhes serve de exemplo. Nosso governo se chama Democracia, porque a administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria. De acordo com nossas leis somos todos iguais no que se refere aos negócios privados. Quanto à participação na vida pública, porém, cada qual obtém a consideração de acordo com seus méritos e mais importante é o valor pessoal que a classe a que se pertence; isto quer dizer que ninguém sente o obstáculo de sua pobreza ou da condição social inferior quando seu valor o capacite a prestar serviços à cidade […] Por estas razões e muitas mais ainda, nossa cidade é digna de admiração” (Trechos do discurso de Péricles). Citado por Moreira, A. et alii; Legado Político do Ocidente (O Homem e o Estado, Difel, p. 28-9). De acordo com o texto e seu conhecimento, na Grécia Antiga, a ideia de Democracia na época de Péricles significava que
“Nossa constituição política não segue as leis de outras cidades, antes lhes serve de exemplo. Nosso governo se chama Democracia, porque a administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria. De acordo com nossas leis somos todos iguais no que se refere aos negócios privados. Quanto à participação na vida pública, porém, cada qual obtém a consideração de acordo com seus méritos e mais importante é o valor pessoal que a classe a que se pertence; isto quer dizer que ninguém sente o obstáculo de sua pobreza ou da condição social inferior quando seu valor o capacite a prestar serviços à cidade […] Por estas razões e muitas mais ainda, nossa cidade é digna de admiração” (Trechos do discurso de Péricles). Citado por Moreira, A. et alii; Legado Político do Ocidente (O Homem e o Estado, Difel, p. 28-9).
De acordo com o texto e seu conhecimento, na Grécia Antiga, a ideia de Democracia na época de Péricles significava que
- A)era um regime político perfeito, à medida que todo cidadão tinha acesso à Eclésia, e, portanto, participava ativamente da tomada de decisões.
- B)incluía a participação de mulheres, escravos e estrangeiros.
- C)a democracia grega era indireta e representativa.
- D)nunca existiu, pois Atenas sempre foi governada pela Oligarquia.
- E)os escravos possuíam direitos políticos porque a escravidão era temporária.
Resposta:
A alternativa correta é A)
De acordo com o texto e seu conhecimento, na Grécia Antiga, a ideia de Democracia na época de Péricles significava que a democracia era um regime que valorizava a igualdade entre os cidadãos, onde a administração servia aos interesses da maioria e não de uma minoria. Além disso, todos os cidadãos eram considerados iguais no que se refere aos negócios privados, e a participação na vida pública era baseada nos méritos de cada indivíduo, e não em sua condição social ou econômica.
Essa visão de democracia era inovadora para a época, pois não havia distinção entre os cidadãos baseada em sua riqueza ou status social. Ao contrário, a capacidade de cada um em contribuir para a cidade era o que lhe dava valor e importância. Isso significava que um cidadão pobre, mas com habilidades e talentos, podia ter uma voz mais forte que um cidadão rico, mas sem habilidades.
Acredita-se que essa visão de democracia tenha sido uma das principais razões pelas quais Atenas, na época de Péricles, se tornou um modelo para outras cidades-estados gregas. A democracia ateniense serviu de exemplo para muitas outras cidades, e seu legado político ainda é estudado e admirado hoje em dia.
No entanto, é importante notar que a democracia ateniense não era perfeita e tinha seus limites. Por exemplo, as mulheres, os escravos e os estrangeiros não tinham direitos políticos e não participavam da tomada de decisões. Além disso, a democracia ateniense também era baseada em uma economia escravista, o que significava que a riqueza e o poder eram concentrados nas mãos de uma minoria.
Apesar dessas limitações, a visão de democracia de Péricles ainda é considerada uma das mais importantes e influentes da história. Ela ajudou a criar um modelo de governo que valorizava a igualdade, a justiça e a participação cidadã, e que serviu de inspiração para muitas outras democracias ao longo dos séculos.
Deixe um comentário