Sobre características e/ou acontecimentos do período da História da Grécia denominado Clássico (séculos V e IV a.C), assinale a alternativa incorreta.
Sobre características e/ou acontecimentos do período da História da Grécia denominado Clássico (séculos V e IV a.C), assinale a alternativa incorreta.
- A)( ) As Guerras Médicas ou Pérsicas projetaram a hegemonia ateniense neste período.
- B)( ) O estudo deste período baseia-se, principalmente, em duas obras atribuídas a Homero: Ilíada e Odisséia.
- C)( ) Este período foi marcado pela hegemonia de Atenas, seguida por Esparta e Tebas.
- D)( ) A Guerra do Peloponeso assinalou o fim do Império de Atenas.
- E)( ) Este período foi marcado pela adoção de políticas imperialistas no mundo grego; Esparta é um exemplo desta política no período.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A alternativa B) é a incorreta porque, apesar de Homero ser um autor importante da literatura grega, as obras atribuídas a ele, Ilíada e Odisséia, não são sobre o período Clássico da Grécia (séculos V e IV a.C), mas sim sobre a Guerra de Troia, que ocorreu em um período anterior, por volta do século XII a.C.
O período Clássico da Grécia é caracterizado por uma série de acontecimentos e desenvolvimentos importantes, como o surgimento da democracia em Atenas, a hegemonia de Atenas e Esparta, as Guerras Médicas ou Pérsicas, a Guerra do Peloponeso, entre outros.
As Guerras Médicas ou Pérsicas, mencionadas na alternativa A), foram um conjunto de conflitos que ocorreram entre a Grécia e o Império Persa, que projetaram a hegemonia ateniense no período Clássico.
Já a hegemonia de Atenas, seguida por Esparta e Tebas, mencionada na alternativa C), é um fato histórico correto, pois Atenas alcançou um grande poderio econômico e cultural durante o século V a.C, seguida pela ascensão de Esparta e Tebas no século IV a.C.
A Guerra do Peloponeso, mencionada na alternativa D), foi um conflito que ocorreu entre Atenas e Esparta, e marcou o fim do Império de Atenas, o que é correto.
Por último, a alternativa E) é incorreta porque, embora haja sido um período de expansão e conquista em alguns casos, não foi caracterizado pela adoção de políticas imperialistas em geral, e Esparta não é um exemplo disso.
Portanto, a alternativa B) é a que apresenta uma informação incorreta sobre o período Clássico da Grécia.
Deixe um comentário