Questões Sobre Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas - História - concurso
Questão 31
indígenas centram sua atenção em documentos do tipo
jurídico-administrativo (visitas, testamentos, processos)
ou em relações e informes e têm deixado em segundo
plano as crônicas. Quando as utilizam, dão maior
importância àquelas que foram escritas primeiro e
que têm caráter menos teórico e intelectualizado, por
acharem que estas podem oferecer informações menos
deformadas. Contrariamos esse posicionamento,
pois as crônicas são importantes fontes etnográficas,
independentemente de serem contemporâneas ao
momento da conquista ou de terem sido redigidas
em período posterior. O fato de seus autores serem
verdadeiros humanistas ou pouco letrados não
desvaloriza o conteúdo dessas crônicas.
um polígrafo na literatura brasileira do século XIX (1885-1897).
São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
para a reconstrução da história das sociedades
pré-colombianas porque
- A)sintetizam os ensinamentos da catequese.
- B)enfatizam os esforços de colonização.
- C)tipificam os sítios arqueológicos.
- D)relativizam os registros oficiais.
- E)substituem as narrativas orais.
A alternativa correta é D)
O texto discute a importância das crônicas como fontes etnográficas para o estudo das sociedades indígenas, contrariando a tendência de priorizar documentos jurídico-administrativos ou relatos menos teóricos. O autor defende que as crônicas, independentemente de sua época de produção ou do nível de intelectualização de seus autores, são fundamentais para a reconstrução histórica das sociedades pré-colombianas. Essa abordagem questiona a hierarquização tradicional das fontes históricas, que muitas vezes desvaloriza narrativas mais elaboradas ou tardias em favor de registros considerados mais "puros" ou imediatos.
A relevância dessas crônicas reside em sua capacidade de oferecer perspectivas diversas sobre as sociedades indígenas, muitas vezes contrastando ou complementando os registros oficiais produzidos pelos colonizadores. Ao fazer isso, elas permitem uma visão mais complexa e menos unilateral da história, destacando a importância de relativizar os documentos oficiais para evitar uma interpretação enviesada ou simplista do passado. Essa postura crítica em relação às fontes históricas é essencial para uma reconstrução mais fiel e abrangente das sociedades pré-colombianas.
Portanto, a alternativa correta é D) relativizam os registros oficiais, pois as crônicas, como fontes etnográficas, oferecem um contraponto necessário aos documentos oficiais, enriquecendo nossa compreensão histórica e evitando uma visão unilateral baseada apenas nos registros institucionais da colonização.
Questão 32
altamente civilizadas foi algumas vezes chamado
de “asiático”. Talvez se possa defender essa tese,
embora com dificuldade, na medida em que sua
base social era constituída por comunidades
aldeãs com propriedade comunal da terra, as
quais eram, por sua vez, submetidas ao
pagamento de tributos ao Estado ou ao poder
dos conquistadores, que eram responsáveis pela
organização de boa parte da infraestrutura,
embora também se ligassem ao Estado ou ao
trono, à propriedade da terra e à exploração direta
do trabalho. (FRANK, 1977, p. 64).
também conhecidas como sociedades hidráulicas ou do
regadio.
às descritas no texto, constituíram
- A)a Grécia Antiga.
- B)a Roma Antiga.
- C)as comunidades medievais.
- D)as civilizações pré-colombianas.
- E)os países absolutistas.
A alternativa correta é D)
O texto apresentado discute o conceito de modo de produção "asiático", caracterizado por sociedades altamente civilizadas com propriedade comunal da terra, submetidas a tributos estatais e marcadas por uma infraestrutura organizada pelo poder central. Essas sociedades, também chamadas de hidráulicas ou de regadio, se destacam por sua dependência de sistemas de irrigação e gestão coletiva de recursos hídricos, elementos fundamentais para sua organização econômica e social.
Entre as alternativas apresentadas, a que melhor se encaixa nessa descrição é a opção D) as civilizações pré-colombianas. Sociedades como os astecas, maias e incas possuíam estruturas complexas de gestão agrícola, incluindo sistemas avançados de irrigação e uma relação estreita entre Estado, terra e trabalho, características centrais do modo de produção "asiático". Embora o termo "asiático" possa sugerir uma localização geográfica específica, o conceito se aplica a formações sociais com traços semelhantes em diferentes regiões do mundo.
As demais alternativas não correspondem adequadamente ao modelo descrito. A Grécia e Roma Antigas (A e B) eram baseadas em modos de produção distintos, como o escravismo, enquanto as comunidades medievais (C) e os países absolutistas (E) representam formações históricas com dinâmicas econômicas e políticas diferentes das sociedades hidráulicas. Portanto, a resposta correta é de fato D), conforme indicado no gabarito.
Questão 33
A sociedade Inca constituiu-se em um império, dominando a cordilheira dos Andes e o seu litoral com o
Oceano Pacífico.
Nesse contexto, é correto afirmar que sua organização social estava fundamentada
- A)no Quipo, sistema societário clerical baseado no poder do Inca.
- B)no Quéchua, coletores de tributos que sustentavam as finanças do império.
- C)no Inti, coletividade militarizada que expandiu e manteve as fronteiras.
- D)nos Ayllus, constituídos por laços de parentesco entre seus membros.
- E)nos Chasquis, clã de agricultores que construíram os terraços agrícolas.
A alternativa correta é D)
A sociedade Inca foi uma das civilizações mais complexas e organizadas da América pré-colombiana, estabelecendo um vasto império que se estendia pela cordilheira dos Andes e pela costa do Oceano Pacífico. Sua organização social era profundamente estruturada e hierarquizada, refletindo tanto suas crenças religiosas quanto suas necessidades administrativas e produtivas.
Entre as alternativas apresentadas, a correta é a D) nos Ayllus, constituídos por laços de parentesco entre seus membros. Os Ayllus eram a base da organização social inca, formando unidades comunitárias que uniam famílias por meio de laços de parentesco, trabalho coletivo e distribuição de recursos. Essa estrutura permitia a manutenção da ordem social, a divisão de terras e a organização do trabalho, como a construção de terraços agrícolas e a produção de alimentos.
Embora outras alternativas mencionem elementos importantes da cultura inca, como o Quipo (sistema de registro por cordões), o Quéchua (língua oficial), o Inti (deus Sol) e os Chasquis (mensageiros), nenhum deles representa a base da organização social, que era fundamentada nos Ayllus. Essa estrutura comunitária e familiar foi essencial para a coesão e a expansão do Império Inca.
Questão 34
patrimônio mundial. Tais achados vêm intrigando pesquisadores até a atualidade, já que pouco se sabe sobre as origens,
a organização social e as causas do fim dessa civilização, no século X.
- A)Desenvolveu-se na floresta Amazônica (atuais Peru, Bolívia e Suriname) e sua economia se baseava na coleta de tributos provenientes do comércio com os incas e os astecas.
- B)Ocupava a região das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (Sul do México), e desenvolveu saberes matemáticos, astronômicos e arquitetura sofisticados para a época.
- C)O poder era centralizado nas mãos do Imperador, cuja origem era considerada divina, e a capital, Machu Picchu, foi construída no topo de uma grande montanha para evitar ataques de povos inimigos.
- D)Habitava a região do Rio da Prata, atuais Uruguai e Argentina, onde desenvolveu a cultura de algodão, com o qual fabricava tecidos para exportação, e projetou um sistema de vigilância eficaz para se proteger de ataques inimigos.
- E)A organização social igualitária favorecia a distribuição equilibrada dos recursos naturais provenientes do comércio marítimo, realizado no Caribe, e os grandes templos e pirâmides honravam as divindades do Sol (Rá) e da Lua (Anúbis).
A alternativa correta é B)
A civilização maia é uma das mais fascinantes e enigmáticas da história da humanidade. Seus vestígios arquitetônicos, espalhados principalmente pela região da atual Guatemala, Honduras e Península de Yucatán, no sul do México, continuam a despertar admiração e curiosidade. A alternativa correta, que descreve suas principais características, é a letra B, pois os maias de fato ocuparam essa região e se destacaram por seus avançados conhecimentos em matemática, astronomia e arquitetura.
Diferentemente de outras civilizações, os maias não formaram um império unificado, mas sim uma rede de cidades-estado independentes, cada uma com sua própria dinâmica política e cultural. Sua sociedade era hierarquizada, com uma elite governante composta por sacerdotes, guerreiros e administradores, que coordenavam atividades religiosas, políticas e econômicas. A arquitetura maia, com suas imponentes pirâmides, templos e palácios, demonstra não apenas habilidade técnica, mas também uma profunda conexão com o cosmos e suas crenças religiosas.
Além disso, os maias desenvolveram um sistema de escrita complexo, um calendário preciso e um conhecimento astronômico que lhes permitia prever eclipses e outros fenômenos celestes. Apesar de seu declínio no século X, muitas de suas cidades foram abandonadas e posteriormente redescobertas, revelando uma civilização cujo legado ainda é estudado e celebrado hoje como Patrimônio Mundial. A alternativa B, portanto, sintetiza corretamente a localização geográfica e as principais contribuições culturais e científicas desse povo extraordinário.
Questão 35
do Produtor, onde são comercializados diversos tipos de
cereais e tuberosas como: milho e mandioca. Estes produtos
são nativos da América, como mostra o texto abaixo:
milho que se conhece hoje. […] A mandioca, tão importante
hoje em dia, é uma planta venenosa, extremamente tóxica,
que foi domesticada na Amazônia por um processo de
engenharia genética”.
América: aventura arqueológica: depoimentos. Idealização, concepção e
desenho expositivo Alex Peirano Chacon. Rio de Janeiro: Centro Cultural
Banco do Brasil. CPDOC, 2006. p.38.
domesticação de plantas desenvolvida pelos habitantes da
América, ocorre:
- A)Por volta de 5,5 milhões de anos, na Pré-História, o Homo Habilis desenvolveu a domesticação das plantas na América;
- B)Na Pré-História, por volta de 6,5 milhões de anos, quando os primeiros hominídeos americanos desenvolveram a domesticação das plantas;
- C)Por volta de 6.000 a.C. a 5000 a.C., quando o Homo Sapiens desenvolveu o processo de domesticação das plantas na América;
- D)Na Pré-História, o Australopiteco Boisei foi o primeiro grupo de hominídeos a desenvolver a domesticação das plantas na América;
- E)O Homo Erectus, embora não vivesse em casas, aprendeu a domesticar plantas na América no período da Pré-História.
A alternativa correta é C)
A domesticação de plantas na América foi um processo fundamental para o desenvolvimento das sociedades pré-colombianas, como evidenciado no texto que menciona a origem do milho na Mesoamérica e da mandioca na Amazônia. Esses cultivos não apenas sustentaram populações inteiras, mas também se tornaram pilares culturais e econômicos em diversas civilizações.
A alternativa correta (C) indica que a domesticação ocorreu entre 6.000 a.C. e 5.000 a.C., período em que o Homo Sapiens já havia desenvolvido técnicas agrícolas mais sofisticadas. Essa datação está alinhada com evidências arqueológicas que mostram o surgimento da agricultura nas Américas durante o Holoceno, quando grupos humanos começaram a manipular espécies vegetais para garantir sua subsistência.
As outras alternativas apresentam erros cronológicos ou biológicos significativos. O Homo Habilis (A) e o Australopiteco Boisei (D) são espécies muito antigas que não chegaram às Américas, enquanto a data de 6,5 milhões de anos (B) antecede até mesmo o gênero Homo. Já o Homo Erectus (E), embora tenha sido um importante precursor, também não esteve presente no continente americano.
Portanto, a resposta correta é realmente a alternativa C, que corretamente situa o processo de domesticação vegetal nas Américas dentro do contexto do desenvolvimento agrícola pelo Homo Sapiens durante a Pré-História recente.
Questão 36
uma gigantesca tentativa de apropriação dos seres e das coisas da América […]. Trata-se daquilo que chamei
a ocidentalização do Novo Mundo. […] Mas esse imenso empreendimento […] só podia se realizar com o
concurso ativo dos indígenas. […] Nessa política de ocidentalização […] as elites indígenas tinham um papel
essencial a desempenhar. Situadas entre os milhões de índios e os poucos milhares de invasores espanhóis,
elas serviram em toda parte de intermediários obrigatórios entre o novo poder e as massas vencidas.
1999. p. 283-285.)
afirmar:
- A)A colonização espanhola dependeu fundamentalmente da superioridade militar e quantitativa dos exércitos de ocupação em toda a América para garantir a extração da prata e a produção agrícola de exportação.
- B)Os antigos senhores indígenas foram ocidentalizados e incorporados à administração colonial espanhola, nela permanecendo, ao longo de séculos, como intermediários entre os conquistadores e a população local.
- C)Os colonos espanhóis conseguiram estabelecer seu domínio com o apoio da Igreja e seus missionários que, reunindo os índios nas missões e reduções, forneciam mão de obra escravizada e domesticada para os empreendimentos mercantis coloniais.
- D)A produção agrícola foi o principal objetivo dos conquistadores, cujo sucesso foi garantido na medida em que os indígenas aceitaram os espanhóis como senhores naturais e, voluntariamente, a eles se submeteram.
- E)A construção de um espaço colonial na América espanhola foi fruto da revolução empreendida pelas massas indígenas que, cristianizadas, rechaçaram seus antigos senhores, pois o domínio espanhol era muito mais pacífico e benigno.
A alternativa correta é B)
A Colonização Espanhola e o Papel das Elites Indígenas
A conquista e colonização da América pelos espanhóis, conforme destacado no texto de Gruzinski, não se resumiu a uma simples dominação militar. Embora as vitórias de Cortés no México e Pizarro no Peru tenham sido fundamentais para o início do processo, a colonização espanhola consistiu em um projeto mais amplo: a ocidentalização do Novo Mundo. Esse empreendimento exigiu não apenas a força das armas, mas também a cooperação ativa das populações indígenas, especialmente de suas elites.
Como aponta o autor, as elites indígenas desempenharam um papel essencial como intermediárias entre os conquistadores espanhóis e as massas nativas. Compreendendo as estruturas de poder locais e possuindo influência sobre suas comunidades, essas elites foram integradas ao sistema colonial, facilitando a imposição da administração espanhola. Essa estratégia permitiu que um número reduzido de espanhóis controlasse vastos territórios e populações, consolidando o domínio colonial ao longo dos séculos.
A alternativa B corretamente identifica esse processo, destacando que os antigos senhores indígenas foram assimilados pela estrutura colonial, atuando como mediadores entre os colonizadores e as populações subjugadas. Essa dinâmica foi crucial para a manutenção do sistema, pois garantiu a continuidade da exploração econômica e a imposição de valores ocidentais, como a religião católica e as normas jurídicas espanholas.
As demais alternativas apresentam distorções em relação ao texto e ao contexto histórico. A colonização não dependeu exclusivamente da superioridade militar (A), nem foi impulsionada apenas pela ação missionária (C). Também não se limitou à produção agrícola (D) ou a uma suposta adesão voluntária dos indígenas (E). A realidade foi mais complexa, envolvendo negociação, resistência e adaptação por parte das sociedades nativas, com as elites indígenas ocupando um lugar central nesse processo.
Questão 37
Embora a história do primitivo povoamento da América seja ainda obscura, sabe-se que os toltecas foram os grandes civilizadores do planalto mexicano. Sobre as civilizações pré-colombianas, marque a alternativa incorreta.
- A)Nos Andes centrais, os povos quíchuas têm suas origens perdidas na escuridão do tempo e atribuem a Huiracocha e Manco Cápac o conhecimento das artes e das ciências.
- B)A chegada dos espanhóis deu um impulso maior ao desenvolvimento dos impérios pré-colombianos com sua cultura sendo absorvida por esses povos.
- C)Os povos encontrados pelos europeus na América possuíam diferentes níveis de cultura, tendo desde os coletores das florestas até os caçadores paleárticos.
- D)Tribos de diferentes estoques culturais, possuidoras de níveis de organização dos mais diversos, se espalhavam por todo continente.
- E)Copán aparece como a mais bela cidade do período clássico maia. Por seu traçado e pela suntuosidade de suas construções, foi denominada de Alexandria do mundo Maia.
A alternativa correta é B)
Embora a história do primitivo povoamento da América seja ainda obscura, sabe-se que os toltecas foram os grandes civilizadores do planalto mexicano. Sobre as civilizações pré-colombianas, marque a alternativa incorreta.
- A) Nos Andes centrais, os povos quíchuas têm suas origens perdidas na escuridão do tempo e atribuem a Huiracocha e Manco Cápac o conhecimento das artes e das ciências.
- B) A chegada dos espanhóis deu um impulso maior ao desenvolvimento dos impérios pré-colombianos com sua cultura sendo absorvida por esses povos.
- C) Os povos encontrados pelos europeus na América possuíam diferentes níveis de cultura, tendo desde os coletores das florestas até os caçadores paleárticos.
- D) Tribos de diferentes estoques culturais, possuidoras de níveis de organização dos mais diversos, se espalhavam por todo continente.
- E) Copán aparece como a mais bela cidade do período clássico maia. Por seu traçado e pela suntuosidade de suas construções, foi denominada de Alexandria do mundo Maia.
O gabarito correto é B).
Questão 38
Quatro tumbas pré–colombianas foram descobertas em Lima, em 2015
Três mulheres e um homem viveram entre os anos 1000 e 1450. As primeiras tumbas da cultura Ichma ficavam no topo de uma pirâmide.
Mil anos de idade em um cemitério pré–inca de forma piramidal que se ergue no coração de um bairro residencial em Lima. A descoberta confirma a presença da cultura Ichmaem Lima, que se instalou na costa central do Perua partir do ano 1000 e desapareceu em 1450, coincidindo com a expansão do império inca, que abarcou os anos 1438–1533.
(Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia–e–saude/noticia/2015/11/quatro–tumbas–pre–colombianas–sao–descobertas–em–lima.html.)
São chamados povos pré–colombianos os povos que precederam à colonização europeia na América. Os mais conhecidos foram os astecas, incas e maias. Dentre as principais características que permeavam o cotidiano desses povos, podemos destacar:
- A)A ocorrência de descentralização de poder, o monoteísmo, a noção de propriedade, mas não em relação à terra e à servidão pessoal, baseada sem laços de fidelidade.
- B)A existência de um Estado centralizado e teocrático; uma hierarquia social rígida, em que a propriedade de terra era estatal e havia a exploração do trabalho dos camponeses.
- C)A inexistência da noção de Estado, bem como a inexistência de hierarquia social ou de qualquer espécie de propriedade ou trabalho compulsório de qualquer espécie.
- D)A prevalência de Estados centralizados e autocráticos, a hierarquia social estamental, embora sem a presença de trabalhos servis ou escravos ou de noção de posse ou delimitação de territórios.
A alternativa correta é B)
Em 2015, uma descoberta arqueológica significativa foi realizada em Lima, no Peru: quatro tumbas pré-colombianas da cultura Ichma, datadas entre os anos 1000 e 1450. Essa descoberta reforça a presença histórica dessa civilização na região central do Peru, que antecedeu o Império Inca. A análise desses vestígios permite compreender melhor as características das sociedades pré-colombianas, que possuíam estruturas sociais e políticas complexas.
Os povos pré-colombianos, como os astecas, maias e incas, desenvolveram sociedades altamente organizadas, com Estados centralizados e teocráticos. A alternativa correta (B) descreve precisamente essas características: um sistema político centralizado, hierarquia social rígida, propriedade estatal da terra e exploração do trabalho camponês. Esses elementos eram comuns em várias civilizações pré-colombianas, incluindo a cultura Ichma.
A descoberta das tumbas em Lima não apenas revela aspectos da vida e da morte desses povos, mas também reforça a importância de seu legado cultural. A presença de estruturas piramidais e a localização das tumbas no topo de uma delas indicam uma sociedade estratificada, com forte componente religioso e político. Esses achados arqueológicos continuam a fornecer insights valiosos sobre as complexas civilizações que floresceram nas Américas antes da chegada dos europeus.
Questão 39
América e com a abundância dos recursos ali existentes sobre o pensamento político e filosófico, podemos afirmar
que, no século XIX, houve uma reviravolta de 180 graus: à medida que evoluíram as condições econômicas e sociais e,
a Europa “mercantilista” deu lugar à Europa do capitalismo, difundiu-se a propriedade privada exclusiva e
excludente, corolário deste sistema, e não houve mais espaço para terras “livres”, não cercadas, não apropriadas (no
sentido “moderno”), nem para seus habitantes. O estado natural ao invés de suscitar a admiração, como
inicialmente, transformou-se em “evidência de desperdício” e toda apropriação “produtiva” legitimava a violência
exercida sobre as populações “perdulárias”. Da influência ocorrida entre o contato europeu com as civilizações
pré-colombianas, é INCORRETO afirmar que:
- A)A introdução da propriedade privada da terra nas novas nações americanas não encontrou a resistência de classes sociais interessadas na preservação de usos e costumes atinentes a outras épocas históricas.
- B)Os estados nacionais puderam aplicar o conceito de “espaços vazios” para caracterizar partes de seus territórios como pré-requisito para estimular a imigração europeia e pouparem as populações indígenas de um cruel destino.
- C)Embora um processo similar de “racionalização” do uso produtivo da terra estivesse ocorrendo na Europa, o processo tinha características distintas dado que a nova forma de produção estava se impondo sobre uma antiga forma que possuía raízes profundas nos costumes e na tradição dos povos.
- D)Por um lado, a resistência, quando e onde ocorreu, era oferecida por populações que, no geral, integravam a mesma etnia e a mesma cultura dos agentes da inovação; por outro lado, os “espoliados” (os camponeses) eram membros do terceiro estado e seu apoio era, muitas vezes, crucial para a redefinição do poder dentro dos Estados nacionais, em particular para a ascensão da burguesia.
A alternativa correta é B)
O contato entre a civilização europeia e os povos da América durante a Época Moderna provocou profundas transformações no pensamento político e filosófico, especialmente no que diz respeito à concepção de propriedade e uso da terra. No século XIX, com a consolidação do capitalismo, a visão sobre os territórios e seus habitantes mudou radicalmente. A propriedade privada, exclusiva e excludente, tornou-se um pilar desse sistema, eliminando a noção de terras "livres" ou não apropriadas. O estado natural, antes admirado, passou a ser visto como um desperdício, e a apropriação "produtiva" justificou a violência contra populações consideradas "perdulárias".
Dentre as alternativas apresentadas, a incorreta é a B), que afirma que os estados nacionais aplicaram o conceito de "espaços vazios" para estimular a imigração europeia e poupar as populações indígenas de um destino cruel. Na realidade, a ideia de "espaços vazios" serviu para legitimar a expropriação de terras indígenas, muitas vezes resultando em violência e deslocamento forçado, em vez de proteção. Essa narrativa ignorava a presença e os direitos dos povos originários, reforçando uma lógica de dominação e exploração.
As demais alternativas apresentam análises corretas sobre o processo histórico. A alternativa A) destaca a resistência limitada à introdução da propriedade privada nas Américas, enquanto C) aponta as diferenças entre a racionalização do uso da terra na Europa e na América, onde o novo sistema se impôs sobre formas tradicionais de organização. Já a alternativa D) aborda a complexidade da resistência, mostrando como os conflitos envolviam grupos étnicos e sociais diversos, com implicações para a redefinição do poder dentro dos Estados nacionais.
Portanto, a resposta incorreta é a B), pois a caracterização de "espaços vazios" não teve como objetivo proteger as populações indígenas, mas sim facilitar a ocupação e exploração dessas terras pelos colonizadores europeus.
Questão 40
construção de cidades. […] As cidades mesoamericanas também serviam para dar identidade grupal aos seus habitantes,
ou seja, as pessoas se reconheciam como pertencentes a tal
cidade e não como “indígena”, termo que começou a ser utilizado pelos espanhóis para referir-se aos milhares de grupos
que se […] autodenominavam mexicas, cholutecas, tlaxcaltecas, dependendo da cidade que habitavam.
Cidades pré-hispânicas do México e da América Central, 2004.)
período pré-colombiano
- A)foram objeto de disputa entre lideranças indígenas e conquistadores espanhóis, pois eram situadas em áreas próximas ao litoral.
- B)eram centros comerciais, políticos e religiosos que contribuíam para a caracterização e diferenciação dos habitantes da região.
- C)eram espaços dedicados essencialmente a cultos religiosos monoteístas, que asseguravam a unificação identitária dos povos da região.
- D)eram as capitais de grandes unidades políticas e sociais, e seus governantes buscavam a homogeneização dos povos indígenas da região.
- E)foram conservadas quase integralmente até os dias de hoje, graças às preocupações preservacionistas dos colonizadores espanhóis.
A alternativa correta é B)
O texto apresentado destaca a importância das cidades mesoamericanas no período pré-colombiano, enfatizando seu papel como centros de identidade grupal para seus habitantes. Conforme mencionado por Eduardo Natalino dos Santos, os povos da região não se identificavam genericamente como "indígenas", mas sim por sua vinculação a cidades específicas, como mexicas, cholutecas ou tlaxcaltecas. Essa característica demonstra como as cidades funcionavam como núcleos de organização social, política e cultural, diferenciando os grupos entre si.
A alternativa correta, B, afirma que essas cidades eram centros comerciais, políticos e religiosos que contribuíam para a caracterização e diferenciação dos habitantes da região. Essa afirmação está em pleno acordo com o texto base, que ressalta como as cidades mesoamericanas serviam para estabelecer identidades coletivas distintas. Ao contrário do que sugerem outras opções, não havia uma homogeneização dos povos indígenas (D), nem as cidades eram dedicadas exclusivamente a cultos religiosos monoteístas (C) – já que as religiões mesoamericanas eram predominantemente politeístas.
Além disso, o texto não menciona disputas entre indígenas e espanhóis por áreas litorâneas (A), nem sugere que as cidades tenham sido preservadas integralmente pelos colonizadores (E). Pelo contrário, a colonização espanhola frequentemente destruiu ou transformou radicalmente esses espaços urbanos originais. Portanto, a alternativa B é a única que captura corretamente a função multifacetada das cidades pré-hispânicas como elementos definidores da identidade e organização social dos povos mesoamericanos.