Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Tenochtitlán, uma cidade de canais, praças e mercados, pirâmides, templos, palácios, lojas e residências, que começou numa ilha no lago Texcoco e estendeu-se para as praias mais próximas com as quais se comunicava por estradas. Na época da conquista espanhola, ela era uma orgulhosa metrópole de 200 mil habitantes, tão soberba que o conquistador Bernal Diaz del Castillo registrou que mesmo ‘aqueles que estiveram em Roma ou Constantinopla dizem que em termo de conforto, regularidade e população nunca viram algo semelhante’”. (PINSKY, Jaime et al. História da América através de textos. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1991. Adaptado). A cidade de Tenochtitlán era o centro de qual Império?

“Tenochtitlán, uma cidade de canais,
praças e mercados, pirâmides, templos, palácios,
lojas e residências, que começou numa ilha no
lago Texcoco e estendeu-se para as praias mais
próximas com as quais se comunicava por
estradas. Na época da conquista espanhola, ela
era uma orgulhosa metrópole de 200 mil
habitantes, tão soberba que o conquistador
Bernal Diaz del Castillo registrou que mesmo
‘aqueles que estiveram em Roma ou
Constantinopla dizem que em termo de conforto,
regularidade e população nunca viram algo
semelhante’”.
(PINSKY, Jaime et al. História da América através de textos.
3. ed. São Paulo: Contexto, 1991. Adaptado).
A cidade de Tenochtitlán era o centro de
qual Império?

Resposta:

A alternativa correta é B)

O texto descreve Tenochtitlán como uma grandiosa cidade pré-colombiana, destacando sua arquitetura impressionante, organização urbana e população significativa na época da conquista espanhola. Essa descrição corresponde claramente à capital do Império Asteca, que floresceu no México central até a chegada dos europeus no século XVI.

A alternativa correta é B) Asteca, pois os astecas construíram Tenochtitlán em uma ilha no lago Texcoco, conforme mencionado no texto. Essa cidade foi o coração político, religioso e econômico de seu império, impressionando até mesmo os conquistadores espanhóis com seu esplendor.

As outras alternativas podem ser descartadas porque: os incas (A) dominavam a região andina; os maias (C) tinham suas cidades-estado na Mesoamérica meridional; os toltecas (D) foram uma civilização anterior; e os tupinambás (E) eram povos indígenas brasileiros, sem relação com a Mesoamérica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *