A Primeira Guerra Mundial teve seu fim no ano de 1918, aproximadamente 4 anos após o seu início, deixando um saldo de mais de 120 milhões de mortos e um número muito maior de feridos. Apesar de toda a devastação, as rusgas que levaram as potências à guerra não foram resolvidas, fazendo com que, no período entre 1918 e 1939, a tensão permanecesse latente. Sobre as consequências do fim desse conflito e do período conhecido como “entre guerras”, analise os itens abaixo: I. Crise econômica capitalista em 1929, tendo como seu ápice o “crack” da bolsa de valores de Nova Iorque e os primeiros anos seguintes. II. Ascensão dos Estados Unidos como potência mundial no cenário econômico, político e militar. III. Ascensão do totalitarismo com Hitler, na Alemanha, Mussolini na Itália e Stalin na União Soviética. Está(ão) CORRETO(S)
- A)I e II, apenas.
- B)I e III, apenas.
- C)II e III, apenas.
- D)II, apenas.
- E)I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é E)
A Primeira Guerra Mundial, encerrada em 1918, deixou um legado de destruição e tensões não resolvidas entre as potências mundiais. O período conhecido como "entre guerras" (1918-1939) foi marcado por uma série de eventos que moldaram o cenário político e econômico global, preparando o terreno para a Segunda Guerra Mundial. Analisando as consequências desse período, é possível afirmar que todos os itens apresentados estão corretos.
I. Crise econômica capitalista em 1929: O colapso da Bolsa de Nova Iorque em 1929 marcou o início da Grande Depressão, uma das maiores crises do sistema capitalista. A recessão econômica afetou milhões de pessoas em todo o mundo, gerando desemprego em massa e instabilidade social, o que contribuiu para o surgimento de regimes autoritários.
II. Ascensão dos Estados Unidos como potência mundial: Após a Primeira Guerra, os EUA emergiram como a principal força econômica e política do Ocidente. Seu poderio industrial e financeiro, aliado a uma postura mais intervencionista, consolidou sua posição como líder global, contrastando com o declínio das potências europeias.
III. Ascensão do totalitarismo: A instabilidade do período favoreceu o surgimento de regimes totalitários na Europa. Hitler, na Alemanha nazista, Mussolini, na Itália fascista, e Stalin, na União Soviética, representavam modelos autoritários que exploravam o descontentamento popular e a crise das democracias liberais.
Portanto, a alternativa E) I, II e III está correta, pois todos os fatores mencionados foram consequências diretas ou indiretas do pós-Primeira Guerra e do período entre guerras, influenciando profundamente o rumo da história no século XX.
Deixe um comentário