A Segunda Guerra Mundial, na verdade, trouxe soluções, pelo menos por décadas. Os impressionantes problemas sociais e econômicos do capitalismo na Era da Catástrofe aparentemente sumiram. A economia do mundo ocidental entrou em sua Era de Ouro; a democracia política ocidental, apoiada por uma extraordinária melhora na vida material, ficou estável; baniu-se a guerra para o terceiro mundo. Por outro lado, até mesmo a revolução pareceu ter encontrado seu caminho para a frente. Os velhos impérios coloniais desapareceram ou logo estariam destinados a desaparecer.Eric Hobsbawn. Era dos extremos: o breve século XX. Cia das Letras: São Paulo, 2005, p. 59. Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue (C ou E) os seguintes itens, relativos às causas e aos desdobramentos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O sistema Bretton-Woods, que estabilizou o sistema financeiro internacional, contemplou a criação do FMI e do Banco Mundial e a reestruturação do padrão-ouro, que, em 1929, havia entrado em colapso devido à grande depressão econômica ocorrida naquele ano.
XX. Cia das Letras: São Paulo, 2005, p. 59.
os seguintes itens, relativos às causas e aos desdobramentos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O texto apresentado, extraído da obra "Era dos Extremos" de Eric Hobsbawm, destaca as transformações ocorridas no cenário global após a Segunda Guerra Mundial, incluindo a estabilização econômica e política no mundo ocidental. No entanto, ao analisar a afirmação sobre o sistema Bretton-Woods, é necessário considerar seus aspectos históricos e econômicos com maior precisão.
O sistema Bretton-Woods, estabelecido em 1944, de fato criou o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, com o objetivo de promover a estabilidade financeira internacional e auxiliar na reconstrução dos países afetados pela guerra. Contudo, o padrão-ouro mencionado no item não foi "reestruturado" em Bretton-Woods, mas sim substituído por um novo sistema de câmbio fixo ajustável, no qual o dólar americano, lastreado em ouro, tornou-se a moeda de referência internacional. O colapso do padrão-ouro ocorreu em 1971, quando os Estados Unidos suspenderam a conversibilidade do dólar em ouro, e não em 1929, como sugerido no item.
Portanto, a afirmação contém imprecisões históricas quanto ao funcionamento do sistema Bretton-Woods e ao momento do colapso do padrão-ouro, o que justifica a marcação da alternativa E) ERRADO como resposta correta.
Deixe um comentário