Acerca da independência dos países africanos de língua inglesa, é correto afirmar que:
Acerca da independência dos países africanos de língua inglesa, é correto
afirmar que:
- A)Gana e Nigéria fizeram verdadeiras revoluções contra o domínio britânico, o que possibilitou o êxito dos movimentos de independência.
- B)um dos fatores decisivos para a independência da África de domínio britânico foi a unidade dos grupos étnicos dentro de cada país.
- C)Gana passou por profundas transformações anticolonialistas às vésperas da sua independência, rompendo com as hierarquias criadas pelo sistema colonial.
- D)antes dividido em sultanatos, o território da Nigéria passou por uma rápida unificação logo após a sua independência.
- E)o processo de independência de Gana teve por características um gradual alargamento das liberdades políticas e o surgimento de uma nova ordem pública a partir das lutas desencadeadas pelos diversos setores sociais.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Acerca da independência dos países africanos de língua inglesa, é correto afirmar que a alternativa A) é a resposta correta, conforme o gabarito fornecido. A afirmação de que Gana e Nigéria fizeram verdadeiras revoluções contra o domínio britânico, possibilitando o êxito dos movimentos de independência, reflete um aspecto importante do processo de descolonização na África.
Embora outras alternativas apresentem elementos relacionados à luta pela independência, como a unidade étnica (B), transformações anticolonialistas em Gana (C), unificação pós-independência na Nigéria (D) ou o gradual alargamento das liberdades políticas (E), apenas a alternativa A) captura de forma mais precisa a natureza revolucionária e confrontadora que marcou a independência desses dois países.
Gana, sob a liderança de Kwame Nkrumah, e a Nigéria, através de movimentos nacionalistas, exemplificam como a resistência organizada e a pressão política foram decisivas para romper com o colonialismo britânico, consolidando suas independências em 1957 e 1960, respectivamente.
Deixe um comentário