Uma professora elaborou um texto sobre a História da África, tendo como tema principal os movimentos de resistência ao domínio colonial. Durante a elaboração do texto, houve a preocupação de cumprir alguns objetivos básicos para a construção de uma abordagem adequada do tema. Sobre a elaboração dos objetivos que orientaram a elaboração do texto, avalie se é correto afirmar que:I. O professor buscou destacar o protagonismo dos povos africanos na construção dos movimentos de resistência ao colonizador. II. O professor destacou a diversidade de processos históricos de libertação, tendo em vista as particularidades das relações políticas e culturais entre colonizado e colonizador. III. O professor destacou a ausência de relações entre religião e movimentos de resistência na longa tradição de lutas contra o domínio imperialista europeu. Assinale a alternativa correta:
tendo como tema principal os movimentos de resistência
ao domínio colonial. Durante a elaboração do texto, houve
a preocupação de cumprir alguns objetivos básicos para a
construção de uma abordagem adequada do tema. Sobre a
elaboração dos objetivos que orientaram a elaboração do
texto, avalie se é correto afirmar que:
africanos na construção dos movimentos de resistência ao
colonizador.
de libertação, tendo em vista as particularidades das
relações políticas e culturais entre colonizado e colonizador.
e movimentos de resistência na longa tradição de lutas
contra o domínio imperialista europeu.
- A)apenas a afirmativa I está correta.
- B)apenas a afirmativa II está correta.
- C)apenas a afirmativa III está correta.
- D)apenas as afirmativas I e II estão corretas.
- E)todas as afirmativas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Ao analisar as afirmativas apresentadas sobre os objetivos que orientaram a elaboração do texto sobre a História da África, é possível identificar que as opções I e II estão corretas, enquanto a III apresenta uma visão equivocada. A afirmativa I demonstra uma abordagem essencial ao destacar o protagonismo dos povos africanos em suas próprias lutas, rompendo com narrativas que minimizam sua agência histórica. Já a afirmativa II reforça a importância de reconhecer a pluralidade de experiências anticoloniais, considerando as especificidades locais e as complexas dinâmicas entre colonizador e colonizado.
Por outro lado, a afirmativa III incorre em um erro ao negar a relação entre religião e movimentos de resistência, quando na realidade diversas lutas anticoloniais foram profundamente marcadas por dimensões espirituais e religiosas, como evidenciado em movimentos messiânicos e na utilização de símbolos religiosos como elementos de mobilização. Portanto, apenas as afirmativas I e II estão corretas, conforme indicado pela alternativa D.
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