Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“·A ideia de uma conquista moderna da Amazônia foi lançada por Getúlio Vargas, em 1940, durante a 2ª Guerra, no seu discurso Amazônico” (MAGNOLI. Geografia para o Ensino Médio. Rio de Janeiro: Atual 2012, p.393). O objetivo fundamental desse projeto era a retomada da

Resposta:

A alternativa correta é letra E) exploração da borracha natural para fornecimento do produto aos EUA.

Gabarito: ALTERNATIVA E

   

"·A ideia de uma conquista moderna da Amazônia foi lançada por Getúlio Vargas, em 1940, durante a 2ª Guerra, no seu discurso Amazônico" (MAGNOLI. Geografia para o Ensino Médio. Rio de Janeiro: Atual 2012, p.393). O objetivo fundamental desse projeto era a retomada da

  • a)  exploração de aço para fornecimento do produto à Alemanha.

Em primeiro lugar, o aço não é explorado, mas sim produzido em indústrias siderúrgicas. Além disso, os polos de mineração conhecidos de minério de ferro no Brasil ficavam distantes da Amazônia - ou seja, não faz o menor sentido se falar em exploração da Amazônia no período em busca de aço. Alternativa errada.

 
  • b)  exploração de trigo para o fornecimento do produto à Argentina.

A Argentina sempre foi uma importante exportadora de trigo. Além do que, a produção brasileira de trigo está concentrada na região Sul, e não na Amazônia. Alternativa errada.

 
  • c)  produção de uva irrigada para fornecimento do produto ao Canadá.

Os principais parceiros econômicos do Brasil em 1940 eram Alemanha e Estados Unidos. Ou seja, não faz sentido se pensar em uma nova frente de colonização para se atender o Canadá. A produção de uva também se concentrava na região Sul no período. Alternativa errada.

 
  • d)  produção de milho para fornecimento do produto no mercado europeu.

A região amazônica não é apropriada para o cultivo de milho. Além do que, os mercados europeus estavam bastante fragilizados em decorrência da Segunda Guerra Mundial, sendo o comércio uma atividade bastante difícil com o Velho Mundo. Alternativa errada.

 
  • e) exploração da borracha natural para fornecimento do produto aos EUA.

Sobre este tema, há que entender o aluno que a borracha natural era um recurso estratégico para o esforço de guerra: sem uma equivalente sintética, era a borracha natural aquela a suprir demandas de toda sorte para a indústria bélica, o que ia desde pneus para veículos e calçados para as tropas até componentes aeronáuticos. Para os Estados Unidos, era vital não só garantir para si o abastecimento desses produtos, mas também evitar que esses recursos estratégicos chegassem às potências do Eixo - era, então, uma forma de estrangular a indústria de guerra inimiga. A Amazônia era um grande polo produtor de borracha natural e essa nova demanda internacional pelo produto permitiria essa "moderna colonização" da região. ALTERNATIVA CORRETA.

   

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *