Em 1930, Getúlio Vargas assumiu o governo através de um golpe de Estado, que ficou conhecido como a Revolução de 1930. Getúlio Vargas ficou no poder até 1945, quando foi destituído, também através de um golpe de Estado. Sobre esse período, analise as afirmativas:
I – A causa imediata da Revolução de 30 foram as manifestações indignadas da população brasileira contra a política de Washington Luís, para quem o problema social era apenas uma “questão de polícia”, isto é, que se resolveria com repressão policial. Assim, ao assumir o poder, Getúlio Vargas dissolveu o Congresso Nacional e as assembleias legislativas estaduais, instituiu um regime de emergência, fortemente centralizado na União e substituiu os governadores dos estados por “interventores”;
II – A Revolução de 30 foi desencadeada para garantir a posse de Getúlio Vargas, cuja vitória na eleição para a presidência da República estava sendo contestada pela oligarquia agrária de São Paulo e de Minas Gerais. A centralização de poder nas mãos de Getúlio Vargas desagradou a elite paulista, que se rebelou contra o regime varguista e em 1932 iniciou uma guerra civil para derrubá-lo do poder. Essa guerra civil ficou conhecida como revolução constitucionalista;
III – No aspecto político, a revolução de 30 pôs fim à chamada “política do café com leite”, por meio da qual representantes dos estados de São Paulo e de Minas Gerais se alternavam na presidência da República. Na nova era política, Getúlio Vargas autorizou a criação e a livre organização do Partido Comunista, da Aliança Nacional Libertadora (ANL) e da Ação Integralista Brasileira (AIB);
IV –o Vargas se alinhou com os países do Eixo, enviando tropas brasileiras para a Itália a fim de lutar contra os soldados de Mussolini na famosa batalha de Monte Castelo. O objetivo econômico era de obter vantagens financeiras para a construção da Petrobrás e político de evitar a tomada do poder pelos soviéticos, o que prejudicaria os seus interesses em relação ao mercado internacional dos Estados Unidos.
Marque a alternativa correta:
- A) II, III e IV são verdadeiras.
- B) I, II, III e V são falsas.
- C) Apenas II e IV são verdadeiras.
- D) Apenas V é falsa.
- E) Apenas II é verdadeira.
Resposta:
Resposta Correta: B) I, II, III e V são falsas.
A alternativa correta é a letra B, pois todas as afirmativas apresentadas estão erradas.
Análise das Afirmativas:
I - A causa imediata da Revolução de 30 não foi apenas a política de Washington Luís, mas sim a crise política e econômica do país, além da disputa entre as oligarquias paulista e mineira.
II - A Revolução de 30 não foi desencadeada apenas para garantir a posse de Getúlio Vargas, mas sim para mudar a estrutura política do país.
III - A Revolução de 30 não permitiu a criação e a livre organização do Partido Comunista, da Aliança Nacional Libertadora (ANL) e da Ação Integralista Brasileira (AIB). Pelo contrário, Getúlio Vargas reprimiu esses movimentos.
IV - Getúlio Vargas não se alinhou com os países do Eixo, mas sim com os Aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, as tropas brasileiras foram enviadas para a Itália para lutar contra as forças do Eixo, não para lutar contra os soldados de Mussolini.
Portanto, todas as afirmativas estão erradas, e a alternativa correta é a letra B.
Deixe um comentário