Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

 

(Disponível em: http://www.piratininga.org.br/novapagina/leitura.asp?id_noticia=3178&topico=Hist%C3%83%C2%B3ria.)


Texto:


“Quarto Stato é uma obra do pintor italiano Pelizza da Volpedo, que foi exposta pela primeira vez em 1902, na Mostra Quadrienal de Turim (Itália.). O quadro foi preparado para estar pronto para uma exposição em Paris, em 1900, ou em Veneza, em 1901. Mas não deu. Também foi frustrada sua expectativa de que esse quadro fosse premiado. Na exposição de Turim não teve maiores sucessos. O quadro reflete as posições políticas do autor. Aos 22 anos, Pelizza se aproximou das ideias socialistas muito difusas entre os trabalhadores da cidade e do campo da Itália daquela época e sua visão de mundo se expressa neste quadro síntese da sua vida político-artística. O nome se referia à história europeia e especificamente à Revolução Francesa. Nesta revolução vitoriosa, a burguesia derrubou o domínio do Primeiro e do Segundo Estado, respectivamente a nobreza e o clero, e instaurou o domínio da nova classe ascendente, a burguesia, o Terceiro Estado.”


(Disponível em: http://www.piratininga.org.br/novapagina/leitura.asp?id_noticia=3178&topico=Hist%C3%83%C2%B3ria.)


A imagem e o texto relacionam-se à caminhada dos trabalhadores europeus em busca de liberdade e condições dignas de vida. No Brasil, especificamente no período Varguista, a situação dos trabalhadores

Resposta:

A alternativa correta é letra D) alterou-se um pouco em relação às décadas anteriores, pois, a pesar de novas leis, havia uma constante vigilância sobre a classe operária, visando afastá-la da ideologia comunista e anarquista, principalmente.

Gabarito: alternativa D)

 

A questão traz uma imagem da obra Quarto Stato, do pintor italiano Pelizza da Volpedo. Tal obra de arte constitui um símbolo da consciência da classe trabalhadora e de seu papel ao longo da história. 


No entanto, as alternativas trazem argumentos sobre a situação dos trabalhadores brasileiros no período Varguista, devemos assinalar a correta.

a)  manteve-se inalterada, embora surgissem inúmeros sindicatos governamentais e associações de trabalhadores, nos quais os operários tinham ampla liberdade de participação.

Incorreta. A assertiva é extremamente contraditória. Se foram criados inúmeros sindicatos e associações de trabalhadores naquele período, como a situação dos trabalhadores brasileiros poderia permanecer inalterada? O período Varguista é conhecido por alterações nas leis trabalhistas.


b)  estabilizou-se, graças à criação da CLT, que além de regularizar as formas de trabalho e salários, deu aos trabalhadores, pela primeira vez, a condição de se sindicalizarem.

Incorreta. Falar em estabilização é complicado, mas a CLT realmente promoveu uma regularização das formas de trabalho e salários. Entretanto, a presente assertiva traz um erro notável ao afirmar que os trabalhadores se sindicalizaram "pela primeira vez" por causa da CLT.

 

O movimento sindical surgiu no Brasil em fins do século XIX e foi influenciado pelas ideias dos trabalhadores imigrantes vindos da Europa para trabalhar em terras brasileiras. Portanto, sindicatos existiam no país décadas antes do advento da CLT.


c)  radicalizou-se a partir da ação dos sindicatos anarcosindicalistas, que sustentados pelas ideias e pela ajuda financeira das Internacionais Operárias, conseguiram movimentar a luta operária.

Incorreta. As medidas implementadas por Vargas no âmbito trabalhista eram controladoras e tinham o objetivo de conter o radicalismo.


d)  alterou-se um pouco em relação às décadas anteriores, pois, apesar de novas leis, havia uma constante vigilância sobre a classe operária, visando afastá-la da ideologia comunista e anarquista, principalmente.

Correta! Apesar das reformas que trouxeram alguns benefícios para os trabalhadores, Getúlio Vargas construiu mecanismos para que o Estado brasileiro controlasse os sindicatos.

 

O Ministério do Trabalho, criado na década de 1930 ,controlava os recursos financeiros dos sindicatos, proibia atividades políticas e ideológicas em âmbito sindical, não permitia que funcionários públicos fossem sindicalizados e estabelecia várias outras medidas de controle. Dessa forma, o Estado vigiava as atividades sindicais da classe operária com objetivo de afastar a ideologia comunista, assim como é dito na presente assertiva.


Referências:

 

FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. 3. ed. São Paulo: Edusp, 2008.
 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *