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No início dos anos 1940, Walt Disney, em visita ao Brasil, criou o desenho do Zé Carioca, representando um carioca da gema.

“José Carioca” foi concebido em uma viagem de Disney e sua equipe à América do Sul, durante a II Guerra Mundial, com o pretexto de ‘encontrar novos companheiros para o Pato Donald e o Pateta’.

A estreia de Zé Carioca foi em 1942, no filme “Alô, amigos” – “Saludos amigos”, no título original. O longa, que passou nos EUA no ano seguinte, narra um passeio turístico de Donald e Pateta (guiados por Zé) pelas paisagens de cinco países da América do Sul: Brasil, Argentina, Peru, Bolívia e Chile.

Disponível em: <https://diariodorio.com/historia-do-ze-carioca>

Acesso em: nov. 2019. Adaptado.

A imagem do Zé Carioca representa um dos momentos das relações diplomáticas dos Estados Unidos com a América Latina e o Brasil, ocasião em que os estadunidenses

Resposta:

A alternativa correta é letra A) buscavam estabelecer a política de boa vizinhança a partir de acordos econômicos e culturais em troca de apoio político para o combate à expansão alemã no continente.

Gabarito: Letra A

 

Buscavam estabelecer a política de boa vizinhança a partir de acordos econômicos e culturais em troca de apoio político para o combate à expansão alemã no continente.

 

A criação do personagem Zé Carioca pelo Walt Disney, nos anos 40 do século XX, fez parte dos esforços estadunidenses para estabelecer relações de cooperação econômica e cultural na América Latina, enfrentando a partir dessa política, que recebeu o nome de política da boa vizinhança, a presença alemã.

Interessados em atrair o Brasil para o lado das forças democráticas, representadas pelos Aliados, a política da boa vizinhança estabeleceu-se de diversas maneiras: empréstimos, vantagens comerciais, envio de técnicos, produção de programas de rádios, suspensão de filmes com imagens negativas da América Latina, contratação de uma cantora brasileira (Carmen Miranda) para Hollywood e produção de filmes como o “Alô, amigos”.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra B: reforçavam a dependência brasileira, nos âmbitos cultural e educacional, firmada na imposição dos acordos educacionais conhecidos como MEC / USAID.

 

O personagem Zé Carioca foi criado no início de 1940, já os acordos MEC/USAID assinados pelo Brasil e os EUA para a assessoria de planejamento do sistema de ensino brasileiro, especialmente ensino superior, são de meados dos anos 60.

Letra C: estabeleceram o acordo bilateral contra os movimentos pelos direitos civis dos negros, reforçando, naquele País, política de segregação racial, tolerada também no Brasil.

 

Não houve o estabelecimento de um acordo bilateral entre Brasil e EUA contra os movimentos por direitos civis dos negros, nem uma tolerância do Brasil a uma política de segregação racial. Diferente dos Estados Unidos onde havia uma clara segregação racial, no Brasil imperou a ideia de “democracia racial” que afirmava a não exclusão do negro e a sua importância para formação do Brasil, ainda que na prática o racismo e a desigualdade entre negros e brancos existisse.

Letra D: impuseram ao Brasil submissão aos princípios do pan-americanismo formulados após a I Grande Guerra pelo presidente Franklin Delano Roosevelt.

 

Não houve a imposição ao Brasil de uma submissão aos princípios do pan-americanismo, (re)formulado por Roosevelt após a Primeira Guerra. O pan-americanismo foi inclusive utilizado pelo Brasil na obtenção de vantagens no período de governo JK (1956-1961).

                                                         Letra E: restabeleceram acordos de alinhamento ideológico firmados desde o reconhecimento da Independência do Brasil em 1822.

 

Não houve nenhum acordo de alinhamento ideológico firmado entre o Brasil e os Estados Unidos durante (ou desde) a Independência do Brasil em 1822. Na Independência do Brasil, os Estados Unidos foi o primeiro país a reconhecer a emancipação por seus líderes serem contrários ao colonialismo europeu e pretenderem estender sua influência sobre o continente americano.

   

Referências:

 

AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.

 

CAMPOS, Flavio de. A escrita da história: ensino médio: volume único. 1ª ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 2. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

VERBETE: Acordo MEC-USAID. CPDOC/FGV. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/acordo-mec-usaid Acesso em 07 de jun. de 2022.

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