A Ação Integralista Brasileira foi um movimento político, porém definido como uma “ Associação Nacional de Direito Privado” . Sua trilogia fundamentava-se na concepção do Universo e do homem. Esse movimento teve como precursor:
- A) Getúlio Vargas.
- B) Café Filho.
- C) Castelo Branco.
- D) N.D.A.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) N.D.A.
Gabarito: ALTERNATIVA D
- A Ação Integralista Brasileira foi um movimento político, porém definido como uma “Associação Nacional de Direito Privado”. Sua trilogia fundamentava-se na concepção do Universo e do homem. Esse movimento teve como precursor:
Os integralistas - organizados na Ação Integralista Brasileira (AIB) de Plínio Salgado - eram uma espécie de expressão brasileira do nazi-fascismo europeu e, portanto, tinham aversão absoluta contra o comunismo. A doutrina integralista estabelecia o lema "Deus, pátria e família" como forma de expressar sua ojeriza ao comunismo ao mesmo tempo em que propunha uma sociedade fortemente organizada por valores profundamente reacionários a partir de uma ordem centralizadora e vertical. Fundada em 1932, a AIB teria importantes adesões no espectro político brasileiro e se aproximaria crescentemente de Getúlio Vargas até 1937, quando todas as organizações políticas foram postas na ilegalidade pelo golpe do Estado Novo. Ainda assim, até 1938, integralistas e o governo Vargas partilharam de um relacionamento político bastante próximo e cercado por simpatias.
As colorações fascistas de Vargas e a proximidade com a Alemanha nazista estabeleciam pontes de apoio político com os integralistas, principalmente em suas agendas de combate ao comunismo no Brasil e a defesa de um Estado forte e centralizado. Apesar de todas as simpatias e proximidades, no entanto, as relações foram se desgastando no final da década de 1930, quando Vargas endurecia internamente o regime mas não se decidia por uma adesão total ao fascismo/integralismo. As esperanças integralistas quanto ao Estado Novo estavam em pleno declínio, principalmente por Vargas ter banido a AIB sob o regime de partido único sem ter adotado integralmente a sua ideologia para compor o Estado Novo. Em 1938, os integralistas tentariam dois levantes armados contra o governo e foram derrotados em ambos pelas forças policiais, o que culminaria com a partida de Plínio Salgado para o exílio. Assim, observemos as alternativas propostas.
a) Getúlio Vargas.
b) Café Filho.
c) Castelo Branco.
d) N.D.A.
Por óbvio, não faz sentido ser colocar Vargas como o precursor de um movimento que lhe foi contemporâneo. Por sua vez, Café Filho era um deputado federal de expressão modesta na década de 1930, sendo inclusive perseguido pela ditadura do Estado Novo a partir de 1937. Sua grande ascensão política se daria mesmo na década de 1950, quando seria vice-presidente e, com o suicídio de Vargas, presidente. O general Castelo Branco, por sua vez, era um jovem oficial na década de 1930 sem qualquer ligação com o integralismo. Seu salto político se daria em 1964, quando foi uma das lideranças do golpe de Estado que deporia João Goulart e iniciaria a ditadura militar (1964-1985). Portanto, nenhum dos nomes citados são aceitáveis, estando correta a ALTERNATIVA D.
Deixe um comentário