Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Aliança Nacional Libertadora (ANL) e a Colina seguiam a orientação:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Comunista

 

GabaritoLetra D

 

Comunista

 

Tanto a Aliança Nacional Libertadora (ANL), fundada em março de 1935, durante o governo Constitucional da Era Vargas, para lutar contra o fascismo e opor-se ao integralismo, quanto o Comando de Libertação Nacional (Colina), fundado em Minas Gerais em 1967, durante a Ditadura, buscando reunir forças contra o Regime Militar, possuíam orientação comunista.

A ANL reunia grupos de variadas tendências e tinha como uma de suas principais correntes o Partido Comunista, que funcionava na clandestinidade. Em abril de 1935, Luiz Carlos Prestes, pertencente aos quadros do PCB, foi eleito presidente de honra da ANL.

O Colina foi formado a partir de dissidentes da POLOP (Política Operária) e ex-militares do MNR (Movimento Nacionalista Revolucionário). A POLOP teve origem no Partido Socialista Brasileiro e dividia-se entre a defesa da formação de uma Assembleia Nacional Constituinte para a implantação do comunismo e a priorização da luta armada para tal fim.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: Nazista

 

A ANL era contrária às doutrinas nazistas e fascistas.


Letra B: Fascista

 

A ANL era uma aliança antifascista.


Letra C: Liberal

 

A ANL e o Colina combatiam o capitalismo e o liberalismo.


Letra E: Democrática

 

Os valores da democracia no Brasil só viriam alcançar maior força após a ditadura militar, durante o período da redemocratização. Durante a Ditadura o Colina assumiu uma orientação de renovação política dentro da ótica comunista e a ANL tinha no comunismo uma de suas principais correntes.

 

Referências:

 

CORRÊA, Michelle Viviane Godinho. Comando de Libertação Nacional. InfoEscola. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/comando-de-libertacao-nacional/ Acesso em: 19 nov. 2021.

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

DOURADO NEWS. Coisas de Internet: Dilma Rousseff foi terrorista?. Dourados News, Dourados, 6 mai. 2009. Disponível em: http://www.douradosnews.com.br/noticias/coisas-de-internet-dilma-rousseff-foi-terrorista-ba81602f44b59926a51d0/358583/. Acesso em: 19 nov. 2021.

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *