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A construção do Estado nacional esteve no centro das atenções das elites brasileiras no século XIX. A educação era um instrumento indispensável para tal empreendimento e o ensino de História o meio de difusão de uma História nacional. Este é o contexto em que se configura a História como uma disciplina escolar no Brasil. Sobre o ensino de História no Brasil no século XIX, avalie se é correto afirmar que:

 

I. A questão da identidade nacional em um país diversificado étnica e culturalmente esteve presente na narrativa historiográfica brasileira.

 

II. O Colégio Pedro II, criado em 1837, introduziu o ensino de História nas oito séries, servindo assim como modelo para as demais escolas do Império.

 

III. A preocupação com o resgate da história dos vencidos foi uma preocupação presente no ensino de História durante o século XIX.

 

Assinale a alternativa correta:

Resposta:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Explicação:

I. A questão da identidade nacional em um país diversificado étnica e culturalmente esteve presente na narrativa historiográfica brasileira. Isso é correto, pois a construção de um sentimento de identidade nacional foi uma preocupação central das elites brasileiras no século XIX.

II. O Colégio Pedro II, criado em 1837, introduziu o ensino de História nas oito séries, servindo assim como modelo para as demais escolas do Império. Esta afirmativa também está correta, pois o Colégio Pedro II foi um importante estabelecimento de ensino que influenciou a educação no Brasil Imperial, incluindo o currículo de História.

III. A preocupação com o resgate da história dos vencidos foi uma preocupação presente no ensino de História durante o século XIX. Esta afirmativa está incorreta, pois o enfoque historiográfico nesse período era predominantemente elitista e eurocêntrico, com pouca ou nenhuma atenção às histórias dos grupos marginalizados ou vencidos.

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