[…]. A elite, que copiava instituições e imagens, não fazia – sentiam os críticos – outra coisa senão macaquear o lado externo das coisas. Republicanizar a República, para os sediciosos, outra coisa não será do que criar um país próprio, com instrumentos ainda informes […]
FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. São Paulo: Globo, 2012. p. 751. (Com adaptações).
Sobre a Revolução de 30 no Brasil é correto afirmar:
- A) Washington Luís, identificou nos acontecimentos uma “crise de autoridade”, que cumpria restabelecer. Para tanto, as medidas autoritárias postas em prática, a lei contra as organizações subversivas, a lei de imprensa, a reforma constitucional adquire, conjugadas ao estilo de governo, conteúdo condizente com a defesa do regime.
- B) Os problemas sociais deveriam ser incorporados ao mecanismo estatal, para pacificá-los, domando-os entre extremismos, com a reforma do aparelhamento, não só constitucional, mas político-social.
- C) A nacionalização da economia – socialização – completou o quadro, sob o pressuposto do aniquilamento do centrifuguismo dos estados.
- D) A ampliação das tarefas do estado, sacrificando o aparelhamento institucional, ampliou o sistema das liberdades e garantias, para resvalar, em breve, na aceleração do progresso.
- E) O descentralismo, fonte da homogeneidade da condução das diretrizes do governo, fortaleceu a política dos estados, demonstrando com o sistema de intervenção o exclusivismo de oligarquias desnacionalizantes.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Os problemas sociais deveriam ser incorporados ao mecanismo estatal, para pacificá-los, domando-os entre extremismos, com a reforma do aparelhamento, não só constitucional, mas político-social.
A resposta correta é a letra B porque a Revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas, buscou incorporar os problemas sociais ao Estado, criando mecanismos para pacificá-los e controlá-los, evitando extremismos. Isso foi feito através de reformas político-sociais, como a criação do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, que visavam a integrar as classes trabalhadoras ao Estado e evitar a influência de ideologias radicais.
Deixe um comentário