A Era Vargas foi o período de dezenove anos da história brasileira que se estendeu de 1930 a 1945 e depois de 1950 a 1954. Do ponto de vista econômico, significou a revolução industrial brasileira e no campo político inaugurou o populismo e no social, a urbanização. Avalie as alternativas a seguir que apresentam características da Era Vargas e assinale a única que tem elementos históricos corretos.
- A) Política Trabalhista - Vargas atuou de maneira consistente no sentido de ampliar os benefícios trabalhistas. Para isso, criou o Ministério do Trabalho e o FGTS, concedeu direitos aos trabalhadores, como forma de reforçar seu poder populista
- B) No Governo Provisório, fase de transição em que Vargas rapidamente realizou uma Assembléia Constituinte e elaborou uma nova Constituição para o Brasil, que trazia pela primeira vez o voto secreto, o do analfabeto e a da mulher, ampliando a participação popular
- C) Entre 1934 e 1937, dois grupos políticos se destacaram: A Ação Integralista Brasileira (AIB), grupo de orientação comunista que surgiu como frente de luta antifascista no Brasil e a ANL, grupo que possuía inspiração no fascismo italiano, expressando valores nacionalistas
- D) No Estado Novo, a censura foi instituída. Ficou a cargo do DIP, responsável por censurar as opiniões contrárias ao governo e produzir a propaganda que ressaltava o regime e o líder. Para fazer a propaganda do governo, foi criada a “A Hora do Brasil”
- E) O golpe do Estado Novo teve como pretexto a divulgação de um documento falso conhecido como Plano Cohen. Esse documento falava sobre um plano para a dominação econômica americana no Brasil, dominando o setor da indústria de base e bens de produção
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é a letra D) No Estado Novo, a censura foi instituída. Ficou a cargo do DIP, responsável por censurar as opiniões contrárias ao governo e produzir a propaganda que ressaltava o regime e o líder. Para fazer a propaganda do governo, foi criada a “A Hora do Brasil”.
Explicação
A Era Vargas foi um período de 15 anos (1930-1945) e não de 19 anos, como mencionado na questão. Além disso, o período de 1950 a 1954 foi uma segunda fase do governo Vargas, conhecida como o segundo governo Vargas.
As alternativas A, B, C e E apresentam erros históricos. A alternativa A é incorreta porque o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi criado em 1966, durante o governo de Castelo Branco, e não durante o governo Vargas. A alternativa B é incorreta porque a Assembleia Constituinte foi realizada em 1933-1934 e não durante o Governo Provisório. A alternativa C é incorreta porque a Ação Integralista Brasileira (AIB) era um grupo de inspiração fascista, e não comunista, e a ANL (Aliança Nacional Libertadora) era um grupo de inspiração comunista, e não fascista. A alternativa E é incorreta porque o Plano Cohen foi um documento falso que serviu de pretexto para o golpe do Estado Novo, mas não falava sobre a dominação econômica americana no Brasil.
Já a alternativa D apresenta elementos históricos corretos, pois durante o Estado Novo (1937-1945), o governo Vargas instituiu a censura, que foi exercida pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), responsável por censurar as opiniões contrárias ao governo e produzir propaganda que ressaltava o regime e o líder. Além disso, foi criado o programa “A Hora do Brasil” para fazer a propaganda do governo.
Deixe um comentário