A Era Vargas vem sendo revista, particularmente
- A) no que se refere à revalorização de sua contribuição à perpetuação do modelo de agroexportação nacional.
- B) no que tange ao reconhecimento do seu peso no projeto industrial do país.
- C) pela adoção de uma revolução educacional que permitiu elevar o padrão médio intelectual do brasileiro das classes sociais inferiores.
- D) na reificação da cultura totalitária, ocorrida no Brasil do seu tempo.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) no que tange ao reconhecimento do seu peso no projeto industrial do país.
Gabarito: Letra B
No que tange ao reconhecimento do seu peso no projeto industrial do país.
Durante a Era Vargas (1930-1945), a economia brasileira tornou-se mais diversificada, a partir da proposta de abandonar a dependência do setor cafeeiro e de ampliar a participação da indústria na economia nacional. Com os esforços empreendidos nesses sentidos pelo governo Vargas, que fez da industrialização um dos principais objetivos do seu governo, a produção industrial brasileira aumentou significativamente, e o parque industrial brasileiro cresceu em cerca de 70% quando comparados os anos 1930 e 1940.
Assim, pela atuação significativa na política industrial, a Era Vargas é reconhecida como um período de avanço do desenvolvimento industrial brasileiro.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: no que se refere à revalorização de sua contribuição à perpetuação do modelo de agroexportação nacional.
A Era Vargas não perpetuou o modelo de agroexportação, pelo contrário, buscou superá-lo através da ampliação da participação industrial na economia nacional.
Letra C: pela adoção de uma revolução educacional que permitiu elevar o padrão médio intelectual do brasileiro das classes sociais inferiores.
Na Era Vargas foi instituído um sistema público de educação básica e foram criadas Escolas Normais para a formação de professores, também foram implementadas campanhas pela erradicação do analfabetismo, contudo, não foram capazes de produzir uma revolução educacional que permitisse elevar o padrão intelectual dos brasileiros das classes desprivilegiadas.
Letra D: na reificação da cultura totalitária, ocorrida no Brasil do seu tempo.
Não houve uma materialização da cultura totalitária durante a Era Vargas, visto que essa Era é dividida em três fases: Governo Provisório (1930-1934), Governo Constitucional (1934-1937) e Governo Ditatorial ou Estado Novo (1937-1945), sendo que somente a última fase possuía semelhanças com governos totalitários europeus, e ainda assim o que ocorreu nessa fase foram traços inspirados nesses regimes e não a materialização dos mesmos em território brasileiro.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário