A grande mudança que se deu, após 1930, [no governo de Getúlio Vargas], foi que o poder passou a dar máxima prioridade ao desenvolvimento do mercado interno, ao crescimento “para dentro”, adotando uma estratégia em que a industrialização aparece como instrumento para tornar a economia nacional o menos dependente possível do mercado mundial.
(Paul Singer. “Interpretação do Brasil: uma experiência
histórica de desenvolvimento”. In: História geral da civilização brasileira, tomo III, vol. 4, 1986. p. 218)
Essa prioridade concedida pelo governo foi, em grande parte, o resultado da
- A) redução do comércio entre países devido à depressão econômica internacional.
- B) crise da economia cafeeira provocada pela baixa produção.
- C) aplicação de capital norte-americano nas indústrias metalúrgicas nacionais.
- D) instalação no país de grandes indústrias multinacionais de bens duráveis.
- E) atração de investimentos internacionais para o país com a política de juros altos.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) redução do comércio entre países devido à depressão econômica internacional.
Gabarito: Letra A
O que se observa após 1930, com a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial é uma forte redução do nível de trocas comerciais entre os países. E isso acarretou prejuízos para a economia brasileira, uma vez que era um país agroexportador dependente do mercado internacional.
Portanto, a crise econômica mundial gerou a ruína da antiga oligarquia agroexportadora, que perdeu sua força política.
Segundo Paul Singer, no lugar dessa oligarquia ocupou o poder uma reunião de capitais agrícolas e industriais ligados ao mercado interno.
Assim, com a chegada do grupo político de Vargas, o governo passou a dar prioridade ao mercado interno, com a estratégia de industrializar o país para não ser mais dependente da economia mundial.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: Incorreta, porque a economia cafeeira não estava em baixa produção. Encontrava-se em superprodução, tanto que com a Grande Depressão e a crise econômica mundial, o Brasil vê os estoques aumentarem e as suas exportações de café diminuírem. Basta lembrar que uma das medidas do governo Vargas era comprar o café excedente e queimar.
Letra C: Incorreta, porque as indústrias metalúrgicas nacionais foram construídas em parte com capital público brasileiro e em parte com capital público estadunidense. A exemplo, a Companhia Siderúrgica Nacional que foi construída com auxílio do governo dos EUA.
Letra D: Incorreta, porque o capital privado internacional na década de 30 não esteve interessado em investir em indústrias no Brasil. O processo de industrialização no Brasil entre 1930 e 1955 foi feito sob a direção do Estado, com capitais públicos. É só a partir do governo JK que haverá a abertura para o capital privado internacional.
Letra E: Incorreta, pois como já dito anteriormente, o capital internacional não tinha atração em investir no país. Isso será mais recorrente durante o governo JK e será feito com redução de juros. Ao final desse processo, estaremos endividados.
Deixe um comentário