A imagem a seguir retrata a queima de café em Santos, no litoral de São Paulo, patrocinada pelo governo Vargas, no início dos anos 1930.
Sobre a crise cafeeira no Brasil dos anos 1930, assinale a afirmativa correta.
- A) Foi o desdobramento de uma crise econômica mundial provocada pelo crash da Bolsa de Nova Iorque.
- B) Motivou a introdução de técnicas industriais no setor cafeeiro.
- C) Manteve a alta burguesia cafeeira ilesa, ao longo da crise econômica.
- D) Resultou no aumento da demanda por café brasileiro, no mercado internacional.
- E) Foi desencadeada por pressão dos EUA, interessados em exportar seu café para o mercado internacional.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Foi o desdobramento de uma crise econômica mundial provocada pelo crash da Bolsa de Nova Iorque.
Gabarito: Letra A
Getúlio Vargas chegou ao poder ao mesmo tempo em que se iniciava a Grande Depressão econômica.
O Brasil, que era o principal exportador de café no mundo, viu com a crise de 1929 e a consequente depressão da economia capitalista, suas receitas e exportações começarem a diminuir em função da falta de mercado consumidor externo.
Então, durante o Governo Provisório (1930-1934), o governo federal centralizou a política cafeeira, passando o controle para as mãos de um novo órgão, o Conselho Nacional do Café (CNC), mais tarde renomeado para Departamento Nacional do Café (DNC).
Uma das primeiras medidas do CNC foi a compra dos estoques de café existentes no país e a consequente destruição através da queima das sacas.
O preço do produto e as exportações não pararam de cair desde a quebra da bolsa de Nova York, em 1929. O objetivo era reduzir a oferta e assim conter a queda dos preços internacionais do produto, o que equilibraria a economia brasileira e impediria a falência dos cafeicultores.
De acordo com Boris Fausto, a queima do café durou até 1944. De 1931 até o último ano de queima, foram eliminados 78,2 milhões de sacas.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: Com o café em crise não se pensou em introduzir técnicas industriais nesta atividade. Ocorreu o contrário, uma redução do plantio de café, pois o Governo Provisório proibiu o plantio de novas áreas por 3 anos.
Letra C: Inicialmente a burguesia cafeeira saiu prejudicada com as reduções dos valores de compra e de mercado do produto. O Governo Provisório que necessitava de diálogo com esse grupo econômico decidiu comprar o produto para que eles não se sentissem prejudicados. Mas em contrapartida, assumiu o controle da produção e exportação do café.
Letra D: Pelo contrário, após 1929, a procura pelo café brasileiro diminuiu em função da crise econômica.
Letra E: Os EUA também estavam envolvidos na crise econômica e não tinham a preocupação de vender os seus produtos no mercado externo, uma vez que nenhum país tinha condições de adquiri-los. O período da crise é um momento de voltar para as questões internas, daí, as políticas intervencionistas que buscavam eliminar excedentes, gerar emprego e renda para aquecer o mercado consumidor interno.
Resposta baseada nas fontes:
Fontes:
Governo Incinera estoques de café. Disponível em:http://www.memorialdademocracia.com.br/card/getulio-autoriza-queima-dos-estoques-de-cafe. Acesso: 07 out. 2019.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2ª Ed. São Paulo: Edusp, 1995.
Deixe um comentário