A ocupação do oeste do Brasil foi um tema relevante ao longo do chamado Estado Novo (1938-1945).
Nesse período, além de realizar diversas viagens ao interior do país, o presidente Getúlio Vargas lançou a chamada “marcha para o oeste”, programa que
- A) estimulava o estabelecimento de grandes propriedades rurais em Mato Grosso e em Goiás para a produção de grãos para o mercado externo.
- B) dialogava com um momento mais democrático do governo Vargas, pois apoiava a descentralização política e a liberdade econômica da região.
- C) enviou forças militares para as fronteiras de Mato Grosso a partir de uma perspectiva expansionista junto aos países vizinhos do Brasil.
- D) foi divulgado pela estrutura de propaganda do governo como um dos caminhos para a integração e o desenvolvimento econômico nacional.
- E) incentivou o envio de imigrantes europeus, vistos como trabalhadores mais capazes para o desenvolvimento econômico da região.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) foi divulgado pela estrutura de propaganda do governo como um dos caminhos para a integração e o desenvolvimento econômico nacional.
Gabarito: LETRA D.
A questão compreende o processo de ocupação do oeste brasileiro desencadeado durante o Estado Novo, período ditatorial com a liderança de Getúlio Vargas (1938-1945). Nesse contexto, a política de "marcha para o oeste" correspondeu a um tema importante para o governo, uma vez que visava promover o desenvolvimento da região centro-oeste do Brasil sobretudo em termos de atuação econômica e integração territorial. A partir disso, vamos analisar as alternativas para identificar a que corresponde corretamente ao programa mencionado.
a) estimulava o estabelecimento de grandes propriedades rurais em Mato Grosso e em Goiás para a produção de grãos para o mercado externo.
INCORRETO. Apesar da produção agrícola ser estratégica para a expansão do oeste, a política varguista não possuía o enfoque no estabelecimento de latifúndios rurais para a produção de grãos; isso porque visava diversificar a economia e promover a ocupação territorial em termos, inclusive, de segurança nacional.
b) dialogava com um momento mais democrático do governo Vargas, pois apoiava a descentralização política e a liberdade econômica da região.
INCORRETO. Ao contrário, o Estado Novo corresponde ao momento mais ditatorial do governo de Vargas. Ademais, a "marcha para o oeste" não necessariamente promovia descentralização política, mas buscava fomentar a expansão territorial e o desenvolvimento econômico.
c) enviou forças militares para as fronteiras de Mato Grosso a partir de uma perspectiva expansionista junto aos países vizinhos do Brasil.
INCORRETO. Na verdade, a política da "marcha para o oeste" não foi caracterizada por uma ação militar expansionista junto aos países que fazem fronteira com o Brasil.
d) foi divulgado pela estrutura de propaganda do governo como um dos caminhos para a integração e o desenvolvimento econômico nacional.
CORRETO. Vargas utilizou muito de propagandas para promover suas ações e fomentar a legitimação de seu governo. Desse modo, a "marcha para o oeste" foi desenvolvida como um meio de integrar territorialmente o Brasil e de gerar o desenvolvimento econômico da região.
e) incentivou o envio de imigrantes europeus, vistos como trabalhadores mais capazes para o desenvolvimento econômico da região.
INCORRETO. Na verdade, o governo de Vargas "colocou em prática uma política imigratória restritiva e racista" (Revista USP), controlando os fluxos migratórios em prol da construção de uma identidade brasileira nacionalista.
Deixe um comentário