Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“A revolta paulista, chamada Revolução Constitucionalista, durou três meses e foi a mais importante guerra civil brasileira do século XX (…) Sua causa era praticamente inatacável: a restauração da legalidade, do governo constitucional.” (CARVALHO, J.M. de, Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, p. 100).

 

Apesar das características acima, pode-se também afirmar que a Revolução Constitucionalista tinha:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) objetivos conservadores, pois buscava-se parar as reformas, deter o tenentismo e restabelecer o controle federal pelos estados.

Gabarito: ALTERNATIVA E

  

“A revolta paulista, chamada Revolução Constitucionalista, durou três meses e foi a mais importante guerra civil brasileira do século XX (…) Sua causa era praticamente inatacável: a restauração da legalidade, do governo constitucional.” (CARVALHO, J.M. de, Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, p. 100).

 
  • Apesar das características acima, pode-se também afirmar que a Revolução Constitucionalista tinha:

Note bem o candidato que a banca usa o advérbio "apesar" para introduzir a questão. Ou seja, busca-se destacar valores inerentes à Revolução Constitucionalista que não estejam em sintonia com o caráter de defesa da legalidade e da ordem constitucional. À luz dessas observações, julguemos as alternativas propostas.

 
  • a)  sentido modernizador, pois buscava-se restaurar a democracia, deter o getulismo e restabelecer a autoridade do governo federal.

A restauração democrática não pode ser entendida como uma contradição de termos frente ao caráter legalista da revolução. Tampouco uma defesa democrática tem implicações na modernização do país; uma vez que o próprio Vargas, já em 1932, ensaiava uma modernização nacional de bases autoritárias. Alternativa errada.

 
  • b)  feições aristocráticas, pois buscava-se restringir a participação popular, deter a influência comunista e restabelecer o governo militar.

Não faz sentido falar em restabelecimento de governo militar, uma vez que o Golpe de 1930 fez ruir uma ordem civil, depondo o presidente Washington Luís. Ainda que os mentores da revolução tivessem no horizonte uma certa reorganização política de de bases oligárquicas, isso não significava um apelo aos militares, tampouco uma restrição, a priori, da participação popular. Alternativa errada.

 
  • c)  espírito republicano, pois buscava-se combater a política de café com leite, deter as aristocracias estaduais e restabelecer eleições livres.

A política do café com leite foi derrubada pelo próprio Getúlio Vargas em 1930. O que parte do movimento revolucionário queria era uma restauração moderada daquela ordem oligárquica do café com leite, reafirmando o papel das oligarquias estaduais no comando do país contra o projeto de centralização imaginado por Vargas, que determinara uma série de intervenções estaduais para desalojar as elites. Alternativa errada.

 
  • d)  caráter inovador, pois buscava-se implementar reformas eleitorais, deter a reação conservadora e restabelecer o pioneirismo industrial paulista.

Novamente, não há nenhum contrassenso entre a alternativa e o caráter legalista da revolução, o que a excluiria já de início. De qualquer forma, as elites paulistas não estavam muito dispostas a implementar grandes reformas eleitorais; como tampouco estava ameaçado o seu "pioneirismo industrial", que sofria uma série de resistências dentro da própria elite agrária paulista. Alternativa errada.

 
  • e)  objetivos conservadores, pois buscava-se parar as reformas, deter o tenentismo e restabelecer o controle federal pelos estados.

A alternativa está perfeita. A vitória militar de Vargas em 1930 representou o sucesso claro do tenentismo, que marcara a década anterior com seus questionamentos a favor da modernização e da retomada dos princípios positivistas na vida republicana. As elites paulistas viam nesses avanços um claro desafio à sua proeminência econômica, preferindo, antes, o restabelecimento da descentralização política a favor dos estados e a reversão das reformas modernizantes, que, na prática, diminuíam radicalmente a liderança paulista nas decisões tomadas pelo governo federal. Portanto, a restauração constitucional pretendida em 1932 tinha um corte decididamente conservador a favor de um regresso moderado das estruturas políticas da Primeira República (1889-1930). ALTERNATIVA CORRETA.

  

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *