A Revolução de 1930 ocorreu a partir de gradativas mudanças na sociedade brasileira nas primeiras décadas do século XX. Entre as características do Estado que surgiram a partir de 1930, destaca-se
- A) o rearmamento intensivo do Brasil devido à instabilidade das relações internacionais.
- B) o envolvimento na economia com o objetivo de industrializar o país.
- C) a valorização da agricultura de exportação, especialmente de grãos.
- D) a construção de extensa rede de rodovias, de onde surgiu o lema varguista “governar é construir estradas”.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) o envolvimento na economia com o objetivo de industrializar o país.
Gabarito: Letra B
A Era Vargas destacou-se pelas medidas de cunho nacionalistas e intervencionistas. Durante o Governo Provisório, após a chamada Revolução de 1930, Vargas tomou medidas para proteger a economia Nacional. Como essa dependia sobretudo do setor cafeeiro, que sentia o peso da crise de 1929, sua primeira medida foi para evitar o colapso generalizado do setor.
Além disso, tendo sentido o peso da crise econômica em um Brasil agroexportador, Vargas buscou também abandonar a dependência do setor cafeeiro e ampliar a participação da indústria na economia nacional. O que ocorreu ao longo da década de 1930, quando o Estado procurou incentivar a produção das fábricas brasileiras e dificultar a concorrência estrangeira, diversificando assim a economia brasileira.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: o rearmamento intensivo do Brasil devido à instabilidade das relações internacionais.
Com a chegada de Vargas ao poder não houve um rearmamento intensivo do Brasil devido à instabilidade de relações internacionais. Houve durante a Primeira Guerra Mundial recursos obtidos dos Estados Unidos para a compra de armamentos num “esforço de guerra”, mas isso esteve relacionado à Guerra e não à revolução de 1930.
Letra C: a valorização da agricultura de exportação, especialmente de grãos.
Como vimos, Vargas buscou abandonar a dependência do setor cafeeiro (principal exportador brasileiro) e ampliar a participação do setor industrial. Dessa forma, foi dada prioridade a industrialização e não a agricultura de exportação.
Letra D: a construção de extensa rede de rodovias, de onde surgiu o lema varguista “governar é construir estradas”.
O lema “governar é construir estradas” pertenceu a Washington Luís que foi durante a Primeira República governador de São Paulo e posteriormente presidente da República.
Resposta baseada nas fontes:
D'ARAUJO, Maria Celina. As Instituições Brasileiras da Era Vargas. Rio de Janeiro: Ed. UERJ: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário