Continua após a publicidade..
A Revolução de 30 inaugurou uma etapa decisiva do processo de constituição do Estado brasileiro como um Estado nacional, capitalista e burguês. A quebra das autonomias estaduais resultou na crescente centralização do poder que alocava no Poder Executivo federal os comandos sobre as políticas econômicas e sociais e os aparelhos coercitivorepressivos. Apesar de iniciado no imediato pós-30, o marco na aceleração desse processo foi a instauração do Estado Novo em 1937. Sob a égide da ditadura, novas redefinições se abriam.
Sônia Regina de Mendonça. As bases do desenvolvimento
capitalista dependente. In: Maria Yedda Linhares (Org.). História
do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990, p. 338 (com adaptações).
Considerando o texto acima como referência inicial, assinale a opção correspondente a ações centralizadoras do Estado Novo.
- A) criação do Departamento de Imprensa e Propaganda, fortalecimento do exército e institucionalização das relações entre Estado, empresariado e operários
- B) criação dos Ministérios do Trabalho e da Justiça e assinatura do Manifesto dos Mineiros
- C) regularização do Partido Comunista do Brasil, institucionalização do aparelho repressor dentro do Estado e criação do Ministério do Trabalho
- D) criação da justiça eleitoral, criação do Departamento de Imprensa e Propaganda e criação do Ministério do Trabalho
Resposta:
A resposta correta desta questão é:
O texto menciona que a instauração do Estado Novo em 1937 foi um marco na aceleração do processo de centralização do poder no Estado brasileiro. Sob a ditadura, diversas ações centralizadoras foram implementadas. Entre elas, destacam-se:1. Criação do Departamento de Imprensa e Propaganda: Esse órgão tinha o objetivo de controlar a mídia e disseminar a propaganda oficial do governo, fortalecendo assim o controle do Estado sobre a informação.2. Fortalecimento do exército: O Estado Novo investiu no fortalecimento do exército como forma de garantir o controle e a estabilidade interna do país. Isso incluiu o aumento do poder e influência dos militares.3. Institucionalização das relações entre Estado, empresariado e operários: O Estado Novo promoveu uma política de conciliação entre os interesses do Estado, dos empresários e dos trabalhadores, buscando uma maior harmonia social e favorecendo o desenvolvimento econômico. Essa política incluiu a criação de sindicatos controlados pelo Estado e a adoção de medidas de proteção aos trabalhadores.Essas ações centralizadoras visavam consolidar o controle do Estado sobre os diversos setores da sociedade, fortalecer o poder do governo e promover o desenvolvimento do país dentro do modelo capitalista.A alternativa correta é letra A) criação do Departamento de Imprensa e Propaganda, fortalecimento do exército e institucionalização das relações entre Estado, empresariado e operários.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário