A situação era contraditória: enquanto tropas brasileiras lutavam contra o totalitarismo na Europa, aqui o regime era ditatorial.
O texto faz referência, respectivamente, ao regime
- A) liberal e à Ditadura Militar.
- B) fascista e à Nova República.
- C) nazi-fascista e ao Estado Novo.
- D) socialista e ao Período Populista.
- E) comunista e à República cafeeira.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) nazi-fascista e ao Estado Novo.
Gabarito: Letra C
O enunciado "A situação era contraditória: enquanto tropas brasileiras lutavam contra o totalitarismo na Europa, aqui o regime era ditatorial”, faz parte de um contexto bem específico: o da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Portanto, os candidatos e candidatas deveriam saber que o totalitarismo combatido por tropas brasileiras se refere aos regimes nazi-fascistas.
E qual a situação de contradição?
Enquanto as tropas brasileiras combatiam regimes ditatoriais, o governo de Vargas no chamado Estado Novo (1937-1945) tinha características fascistas, portanto, considerado também como uma ditadura.
Essa contradição foi explorada por um forte movimento oposicionista, que através de um documento chamado “Manifesto dos Mineiros”, apresentavam ideias democráticas e liberais.
Surgiram as primeiras passeatas organizadas pela UNE (União Nacional dos Estudantes) e a imprensa conseguia burlar a censura noticiando os futuros candidatos à presidência para as próximas eleições, sendo que ainda nem havia surgido essa possibilidade.
Diante dessas pressões, o governo abriu o regime, marcando data para eleições gerais em 1945 e começaram a se organizar os principais partidos que dominariam as décadas seguintes: PSD, PTB e UDN.
Resposta baseada na fonte:
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2ª edição. São Paulo: EdUSP, 1995.
Deixe um comentário