Analisar o papel da propaganda oficial para difusão do novo ideário nacional utilizando os meios de comunicação (rádio) e as expressões artísticas (música, literatura, cinema) faz parte da Proposta Curricular e sua forma de ensino é sugerida no Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Com base nessas orientações, assinale a alternativa incorreta.
- A) O ideário político difundido na Era Vargas foi a de uma nova identidade genuinamente brasileira.
- B) O Governo Vargas foi o primeiro governo federal a investir no carnaval do Rio de Janeiro, que, nas décadas seguintes acabaria se tornando uma festa de referência internacional.
- C) O Estado Novo buscou criar a homogeneidade cultural brasileira.
- D) Foi no governo Vargas que começou a haver um incentivo governamental na seleção brasileira de futebol.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) O Estado Novo buscou criar a homogeneidade cultural brasileira.
Gabarito: ALTERNATIVA C
Analisar o papel da propaganda oficial para difusão do novo ideário nacional utilizando os meios de comunicação (rádio) e as expressões artísticas (música, literatura, cinema) faz parte da Proposta Curricular e sua forma de ensino é sugerida no Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Com base nessas orientações, assinale a alternativa incorreta.
- a) O ideário político difundido na Era Vargas foi a de uma nova identidade genuinamente brasileira.
Institucionalmente, um dos maiores investimentos da Era Vargas foi a tentativa (relativamente bem sucedida) de concluir uma unificação nacional em torno de uma narrativa e de uma visão centralizada pelo governo federal. Relativizando o local dos estados e das suas expressões locais, Vargas insistia na necessidade de galvanizar o sentimento nacional numa versão organizada de identidade brasileira: ainda que houvesse peculiaridades locais, o ser brasileiro poderia ser expresso numa narrativa organizada e estruturada, a qual seria difundida pelo Estado. O fortalecimento do Estado varguista e seus planos de modernização nacional passava diretamente pela união nacional vocacionada para a vida industrial numa narrativa ávida pelo desenvolvimento orientado. Nesse sentido, buscava-se a exaltação dos movimentos emancipacionistas do período colonial bem como uma construção teleológica em que o nacional-desenvolvimentismo fosse a resultante necessária de uma série de anseios genuinamente brasileiros. Sem erros na alternativa.
- b) O Governo Vargas foi o primeiro governo federal a investir no carnaval do Rio de Janeiro, que, nas décadas seguintes acabaria se tornando uma festa de referência internacional.
A organização do Carnaval carioca como uma grande festa foi percebida pela Era Vargas como um meio de comunicação e de cooptação extremamente potente. Se Vargas pretendia uma centralização do governo e uma modernização geral do país com favorecimento à urbanização, organizar as massas urbanas em favor do seu programa era uma medida extremamente inteligente. Se o Carnaval era o momento de exacerbação social em denúncias contra as contradições da ordem vigente, como também era capaz de unir os excluídos num sentimento compartilhado, este também poderia ser um poderoso veículo para as novas ideias de Brasil. Sobre isso, o estudante precisa ter claro que a noção de ordem da Primeira República (1889-1930) entendia as manifestações culturais populares como algo menor e alvo de franca repressão: o samba e suas práticas eram igualados à vadiagem, prática prevista como crime e duramente reprimida na capital federal. Nesse contexto, o Carnaval com escolas de samba surgiu como uma "instância de negociação" (expressão defendida pelo historiador Luiz Antonio Simas) entre a cultura popular e o Estado: a perseguição refluiria, mas o samba aceitaria certas disciplinas interessantes ao Estado. A organização de desfiles como um campeonato tanto construía uma forma de controle sobre a festa quanto servia para veicular pensamentos e valores a partir das manifestações populares, que já não sofreriam a perseguição policial de outrora. Não por acaso, a Era Vargas determinaria que toda escola de samba deveria ter por tema algo relacionado à História do Brasil: isto implicava na prática apresentar ao povo sua própria história dentro da nova narrativa centralizada. Nas décadas seguintes, a festa carioca tomaria proporções internacionais fortíssimas, o que atrairia grande atenção. Sem erros na alternativa.
- c) O Estado Novo buscou criar a homogeneidade cultural brasileira.
Ainda que houvesse uma clara criação de uma narrativa centralizada sobre a história e a cultura brasileiras, é muito exagerado se dizer que havia um esforço para a homogeneização cultural brasileira. Em alguma medida, de fato, o projeto procurava encaixar as diversidades e as especificidades numa narrativa central capaz de dar conta de todo o processo histórico brasileiro, mas isto não significava fazer tábula rasa dos regionalismos. Por exemplo, o esforço de modernização arquitetônica do Rio de Janeiro na década de 1930 conviveu com a busca federal pela valorização do passado barroco da arquitetura brasileira nas cidades históricas de Minas Gerais. Inclusive, foi nesse momento que ocorreram os primeiros grandes tombamentos históricos e começou-se a organizar um serviço central para o patrimônio histórico. Assim, esta é a única alternativa a apresentar erros, portanto é a ALTERNATIVA CORRETA.
- d) Foi no governo Vargas que começou a haver um incentivo governamental na seleção brasileira de futebol.
Nas primeiras décadas do século XX, o futebol era compreendido no Brasil como um esporte basicamente restrito às elites, havendo, inclusive, gravíssima perseguição contra a participação negra entre os atletas. A profissionalização dos clubes, no entanto, foi concomitante com a ascensão do viés popular do esporte, havendo uma progressiva abertura e popularização. Ao mesmo tempo, as competições internacionais foram ganhando consistência mais relevante apenas na década de 1920 - no nosso caso, os torneios sul-americanos eram os mais relevantes à época. Em 1930, no entanto, a FIFA organizaria o seu primeiro mundial de seleções, coincidindo com a ascensão da Era Vargas no Brasil e o início da construção de um nova narrativa para o país. Ao longo daquela década, Vargas tanto se aproximaria dos clubes quanto da seleção em si, organizando incentivos governamentais mais bem estruturados e constantes por entender no futebol um potente elemento para a união nacional e para a exaltação de certos valores. Sobre isso, há de se ter claro que o Estado faria esforços expressivos para a expansão da radiodifusão no país com programação centralizada e com redes de transmissão, o que também fortalecia o papel da seleção brasileira de futebol nesse projeto. Sem erros na alternativa.
Sem mais, a única a conter erros é a ALTERNATIVA C.
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