Analise as afirmativas sobre a Revolução de 1930 e marque a opção correta.
I. Contrariamente aos paulistas, que estavam no poder, o programa político da Aliança Liberal era francamente industrialista.
II. A aliança entre os Estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul não se colocou contra a política de valorização do café que vinha sendo adotada há décadas pelo governo federal.
III. O movimento de 1930, que depôs Washington Luís e impediu a posse de Júlio Prestes, contou com o apoio de parte substancial do movimento tenentista.
- A) Somente I está correta.
- B) Somente II está correta.
- C) Somente III está correta.
- D) Somente I e II estão corretas.
- E) Somente II e III estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Somente III está correta.
Gabarito: ALTERNATIVA C
Analise as afirmativas sobre a Revolução de 1930 e marque a opção correta.
- I. Contrariamente aos paulistas, que estavam no poder, o programa político da Aliança Liberal era francamente industrialista.
A Aliança Liberal foi uma frente ampla organizada pelas classes médias urbanas, os tenentistas e as oligarquias locais descontentes com o predomínio da oligarquia paulista no centro do poder republicano. O movimento foi liderado por Getúlio Vargas para concorrer as eleições de 1930 contra Júlio Prestes, candidato indicado pelo presidente Washington Luís e seu Partido Republicano Paulista (PRP). Ainda que essas oposições tivessem, sim, uma vocação modernizante, não se pode dizer que atuavam em uníssono e tampouco que tinham clareza sobre a industrialização. O que as unia era a vontade de encerrar o domínio paulista sobre a política, e não propriamente um grande pacto industrialista. Afirmativa falsa.
- II. A aliança entre os Estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul não se colocou contra a política de valorização do café que vinha sendo adotada há décadas pelo governo federal.
A insistência paulista em lançar um candidato próprio para as eleições de 1930 levaria ao rompimento da tradicional aliança com a oligarquia mineira, com a qual tinha se alternando no poder em grande parte da Primeira República (1889-1930). Com isso, o Partido Republicano Mineiro (PRM) se aproximaria das forças políticas gaúchas, principalmente com Getúlio Vargas. Seria este o núcleo duro da Aliança Liberal, à qual adeririam muitas outras figuras importantes da vida política brasileira. No entanto, não havia uma lógica de enfrentamento ao café, principal atividade econômica brasileira à época. Entendia-se que, qualquer que fosse o destino econômico a ser perseguido, os recursos oriundos da agroexportação seriam importantíssimos e que esse lugar era o ocupado pelo café. Não por acaso, Vargas manteria, em meio à Grande Depressão, os termos do Convênio de Taubaté de valorização e de proteção dos preços internacionais do café. Além disso, há de observar o estudante que essas forças de oposição eram compostas por oligarquias, cujos interesses econômicos também seriam afetados em caso de um declínio rápido do café. Afirmativa falsa.
- III. O movimento de 1930, que depôs Washington Luís e impediu a posse de Júlio Prestes, contou com o apoio de parte substancial do movimento tenentista.
Chama-se de tenentismo, de maneira genérica, uma série de contestações oriundas do jovem oficialato do Exército à ordem oligárquica da república brasileira. Profundamente influenciados pelo positivismo, esses oficiais entendiam que o projeto republicano que levaria o Exército a depor a monarquia em 1889 havia sido completamente pervertido pelas oligarquias estaduais, afastando o Estado brasileiro do ideal de modernização geral pressuposto pelos positivistas. Assim, em nome da restauração de um projeto maior de ordem e de progresso, vários levantes tenentistas ocorreram ao longo da década de 1920 vocalizando esses questionamentos. No entanto, havia múltiplas interpretações dentro desse mesmo movimento; afinal, tanto havia democratas como autoritários entre os tenentistas, bem como surgiria, na Coluna Prestes-Miguel Costa, o pensamento socialista pensando a transformação nacional a partir das massas. Ou seja, ainda que convergissem, de fato, para uma ideia de modernização ordeira e generalizada do país e do Estado, os tenentistas não tinham propriamente uma formulação clara e uniforme, visto que discordavam em pontos elementares de organização da vida política. Vargas tinha uma grande afinidade com o pensamento positivista, o que lhe aproximava do tenentismo, que, em importante medida, foi favorável à Revolução de 1930. Ainda no Rio Grande do Sul, Vargas se alinhava às fileiras políticas de Júlio de Castilhos e de Borges de Medeiros, nomes importantíssimos do positivismo entre as lideranças civis do Brasil na Primeira República. Na deposição de Washington Luís contra a posse de Júlio Prestes, essas forças estavam, em menor ou maior grau, do mesmo lado do processo. Além disso, importantes nomes do tenentismo acabariam compondo o governo Vargas ao longo dos seus quinze anos. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
Assim, é verdadeira apenas a afirmativa III.
a) Somente I está correta.
b) Somente II está correta.
c) Somente III está correta.
d) Somente I e II estão corretas.
e) Somente II e III estão corretas.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.
Deixe um comentário