Analise o trecho da letra do samba “Brasil pandeiro”, de Assis Valente, composto em 1940.
Chegou a hora dessa
gente bronzeada
mostrar seu valor!
[…]
eu quero ver
O Tio Sam tocar pandeiro
Para o mundo sambar
O Tio Sam está querendo
conhecer a nossa batucada
anda dizendo
que o molho da baiana
melhorou seu prato
Vai entrar no cuscuz
acarajé e abará
Na Casa Branca
já dançou a batucada
[…]
(Assis Valente. “Brasil Pandeiro”, 1940. Apud Antonio Pedro Tota. O imperialismo sedutor, 2000.)
Esse samba pode ser considerado um exemplo
- A) da falta de criatividade da cultura brasileira, quando comparada com padrões e ritmos musicais da tradição cultural popular norte-americana.
- B) da aproximação cultural entre Brasil e Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial e no âmbito da chamada política da boa vizinhança.
- C) do esforço de divulgação da música brasileira no exterior durante o Estado Novo e em conformidade com a política varguista de rejeição a produtos culturais estrangeiros.
- D) da difusão da música brasileira no exterior, após o sucesso mundial da Bossa Nova e em meio ao esforço norte-americano de afastar a ameaça comunista da América.
- E) do reconhecimento internacional da importância cultural do Brasil no conjunto do Ocidente, no contexto da bipolaridade estratégica da Guerra Fria.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) da aproximação cultural entre Brasil e Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial e no âmbito da chamada política da boa vizinhança.
Gabarito: Letra B
Da aproximação cultural entre Brasil e Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial e no âmbito da chamada política da boa vizinhança.
A chamada política da boa vizinhança foi a política externa inaugurada por Roosevelt, consagrando o princípio de cooperação nas relações externas dos EUA e países da América Latina. Durante a Segunda Guerra, os Estados Unidos colocaram em prática a política da boa vizinhança em relação ao Brasil, incentivando relações econômicas e culturais entre os dois países.
A música “Brasil Pandeiro”, de Assis Valente, datada de 1940, expressa essa relação entre os dois países ao citar o Tio Sam, em referência aos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que busca valorizar a cultura e o povo brasileiro diante do representante estrangeiro.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: da falta de criatividade da cultura brasileira, quando comparada com padrões e ritmos musicais da tradição cultural popular norte-americana.
A música “Brasil Pandeiro”, de Assis Valente, busca valorizar a cultura popular brasileira e não a tradição cultural norte-americana.
Letra C: do esforço de divulgação da música brasileira no exterior durante o Estado Novo e em conformidade com a política varguista de rejeição a produtos culturais estrangeiros.
A política varguista do Estado Novo não rejeitava produtos culturais estrangeiros, pelo contrário, nesse momento vivia-se a chamada política de boa vizinhança, que estabelecia a cooperação comercial e cultural com os EUA.
Letra D: da difusão da música brasileira no exterior, após o sucesso mundial da Bossa Nova e em meio ao esforço norte-americano de afastar a ameaça comunista da América.
O sucesso da Bossa Nova é de uma época posterior, anos 1950, enquanto que a música “Brasil Pandeiro” é dos anos 1940. Também o esforço dos norte-americanos de afastar a ameaça comunista da América é do contexto da Guerra Fria e não do contexto da Segunda Guerra Mundial, momento no qual os EUA buscavam atrair o Brasil para o campo democrático (representado pelas forças Aliadas), no contexto de guerra entre as forças do Eixo e as forças Aliadas.
Letra E: do reconhecimento internacional da importância cultural do Brasil no conjunto do Ocidente, no contexto da bipolaridade estratégica da Guerra Fria.
A música “Brasil Pandeiro” foi composta durante o contexto da Segunda Guerra Mundial, quando cresce as interações culturais entre o Brasil e os EUA, e não durante o contexto da Guerra Fria.
Referências:
AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
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