Continua após a publicidade..
Após quinze anos ininterruptos a frente do comando do país. Getúlio Vargas era deposto. No entanto, ao contrário de outros líderes decaídos, não fora exilado, nem assassinado. Ao contrário. Firma-se como a figura central na política brasileira, por sinal elegendo-se deputado e senador por diversos Estados. Sua proeminência foi vital na eleição do seu sucessor.
Considerando o texto marque a opção que representa a conjuntura que favoreceu a deposição de Vargas:
- A) As acusações de corrupção e de favorecimento dos interesses americanos na criação da Petrobrás.
- B) O seu suposto envolvimento no atentado que vitimou seu principal desafeto político, o jornalista Carlos Lacerda.
- C) O aprofundamento da crise econômica, agravado pelos astronômicos gastos militares pela participação brasileira na II Guerra Mundial.
- D) As contradições da política externa brasileira. Aderindo ao bloco dos aliados contra o Eixo na II Guerra, quando internamente o regime governamental possuía nítidas influências do fascismo.
- E) As pressões dos Sindicatos descontentes com as medidas de aniquilação dos direitos trabalhistas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) As contradições da política externa brasileira. Aderindo ao bloco dos aliados contra o Eixo na II Guerra, quando internamente o regime governamental possuía nítidas influências do fascismo.
Getúlio Vargas foi deposto devido às contradições entre a política externa brasileira e as influências do fascismo no regime governamental. Enquanto o Brasil aderiu ao bloco dos aliados na Segunda Guerra Mundial, internamente o governo mantinha influências do fascismo, o que gerou um cenário de instabilidade e descontentamento, contribuindo para a deposição de Vargas.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário