Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As políticas educacionais foram organizadas de cima para baixo e não envolveram uma grande mobilização na sociedade. Eram caracterizadas por um viés autoritário, mas não chegavam a poder ser descritas como uma educação totalitária, como quiseram crer alguns críticos, que buscasse abarcar todos os matizes do universo cultural. Predominava uma visão centralizadora da ação governamental sobre os processos e políticas educacionais. Tinha como objetivo a formação de uma elite abrangendo setores mais amplos da população e melhor preparada intelectualmente. Segundo Fausto (2002), a descrição acima corresponde à política educacional adotada no seguinte período governamental do Brasil:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Estado Novo (1937-1945)

Gabarito: ALTERNATIVA B

 
  • As políticas educacionais foram organizadas de cima para baixo e não envolveram uma grande mobilização na sociedade. Eram caracterizadas por um viés autoritário, mas não chegavam a poder ser descritas como uma educação totalitária, como quiseram crer alguns críticos, que buscasse abarcar todos os matizes do universo cultural. Predominava uma visão centralizadora da ação governamental sobre os processos e políticas educacionais. Tinha como objetivo a formação de uma elite abrangendo setores mais amplos da população e melhor preparada intelectualmente. Segundo Fausto (2002), a descrição acima corresponde à política educacional adotada no seguinte período governamental do Brasil:

O enunciado trata das políticas educacionais do Estado Novo (1937-1945). Sobre esse assunto, é importante que o estudante compreenda que o Estado Novo marca uma guinada de centralização político-administrativa do país com um viés de modernização geral do Estado e da sociedade. Para isso, entre outras tantas políticas públicas, seria pensada uma instrução pública universalizada, principalmente dos quatro primeiros anos. Na visão de Vargas, era necessário unificar as narrativas sobre o país a partir de um projeto centralizado - e, para isso, a organização de um sistema educacional era estratégico. A instrução pública também passava pela necessidade de modernização geral da sociedade para a industrialização do país: era necessário educar a população também do ponto de vista técnico para as novas exigências econômicas. Seria este o primeiro grande salto qualitativo da educação no Brasil, processo que seria aprofundado ao longo do século XX. Assim, observemos as alternativas propostas.

 

a)  Ditadura Militar (1964-1985)
b)  Estado Novo (1937-1945)
c) 
 Governo Dutra (1946-1951)
d)  Governo Juscelino Kubitschek (1956-1961)
e)  Governo Geisel (1974-1979)

 

Note, por fim, o estudante que duas das alternativas (C e D) se referem a momentos democráticos, não fazendo sentido se falar em medidas autoritárias. Além disso, o governo Geisel foi um dos governos da ditadura militar, o que indicaria que as alternativas A e E se anulam mutuamente. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *