Assinale a alternativa que apresenta um movimento político no Brasil em 1932 que, na sua essência, existia uma radicalização ideológica repudiando a democracia liberal, defendendo um governo autoritário que levasse o país ao progresso.
- A) Aliança Nacional Libertadora.
- B) Os comunistas.
- C) A ação integralista Brasileira.
- D) A Intentona Comunista.
- E) Coluna Carlos Prestes.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) A ação integralista Brasileira.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar o movimento político que se encaixa na descrição da questão.
A) Aliança Nacional Libertadora.
INCORRETO. A Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi uma frente única anti-fascista formada no Brasil em 1935, portanto, não se encaixa no período solicitado na questão, que é 1932. A ANL era composta por comunistas, socialistas, trotskistas, anarquistas e setores progressistas da burguesia. A frente defendia a realização de uma revolução democrático-burguesa no Brasil, que passava pela luta contra o imperialismo, pela reforma agrária, pela nacionalização das empresas estrangeiras, entre outros pontos. Apesar de ter em seu seio setores que defendiam a revolução socialista, a ANL não pode ser caracterizada como um movimento que repudiava a democracia liberal e defendia um governo autoritário. Alternativa errada.
B) Os comunistas.
INCORRETO. No período solicitado na questão, 1932, os comunistas brasileiros estavam organizados no Bloco Operário e Camponês (BOC) e no Partido Comunista Brasileiro (PCB). O BOC tinha uma linha política de frente única anti-imperialista e anti-latifundiária, enquanto o PCB defendia a realização de uma revolução democrático-burguesa no Brasil. Ambos os movimentos defendiam a democracia para as classes trabalhadoras e não um governo autoritário. Alternativa errada.
C) A ação integralista Brasileira.
CORRETO. A Ação Integralista Brasileira (AIB) foi um movimento político brasileiro de extrema direita, inspirado no fascismo italiano, que surgiu em 1932. A AIB defendia um governo autoritário, o corporativismo, o nacionalismo e o anti-comunismo. O movimento repudiava a democracia liberal e defendia uma "nova ordem" que levasse o país ao progresso. Alternativa correta.
D) A Intentona Comunista.
INCORRETO. A Intentona Comunista foi uma revolta armada organizada pela Aliança Nacional Libertadora (ANL) em 1935, portanto, não se encaixa no período solicitado na questão, que é 1932. Além disso, a Intentona Comunista não pode ser caracterizada como um movimento que repudiava a democracia liberal e defendia um governo autoritário. A revolta tinha como objetivo derrubar o governo Vargas e instaurar um governo popular revolucionário. Alternativa errada.
E) Coluna Carlos Prestes.
INCORRETO. A Coluna Prestes foi uma marcha revolucionária que ocorreu no Brasil entre 1925 e 1927, portanto, não se encaixa no período solicitado na questão, que é 1932. A Coluna Prestes tinha como objetivo derrubar o governo da República Velha e instaurar um governo revolucionário. O movimento defendia a democracia para as classes trabalhadoras e não um governo autoritário. Alternativa errada.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA C.
Deixe um comentário