Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna abaixo.
“O se definiu como uma doutrina nacionalista cujo conteúdo era mais cultural do que econômico. Sem dúvida, combatia o capitalismo financeiro e pretendia estabelecer o controle do Estado sobre a economia. Mas sua ênfase maior encontrava na tomada de consciência do valor espiritual da nação, assentando em princípios unificadores: “Deus, Pátria e Família” era o lema do movimento.”
Adaptado (FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo. Editora da Universidade de Silo Paulo. Fundação para o Desenvolvimento da Educação. 2000. p.353)
- A) Comunismo.
- B) Anarquismo.
- C) Anarco-sindicalismo.
- D) Trabalhismo.
- E) Integralismo.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Integralismo.
Gabarito Letra E
Integralismo.
A Ação Integralista Brasileira (AIB), posteriormente transformada em partido (1936), surgiu a partir de um movimento iniciado em 1932, sendo oficialmente fundada em 1934, e fez parte do primeiro governo Vargas. Reuniu grupos e partidos ultranacionalistas e de extrema-direita.
Seduzido pelo nazifascismo, o movimento integralista foi profundamente influenciado pelo fascismo que crescia na Europa nesse período.
Defendiam, entre outras coisas, o combate ao comunismo e ao liberalismo, o nacionalismo extremado, um Estado poderoso que deveria ser dirigido pelo chefe da nação, disciplina e hierarquia social.
A AIB adotou como símbolo do movimento a letra grega sigma, seu lema era “Deus, pátria e família” e tinham como saudação a palavra indígena Anauê (“você é meu irmão” em tupi).
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Comunismo.
O trecho de texto apresentado pela questão descreve características do integralismo e não do comunismo. O comunismo era internacionalista e não nacionalista, possuía (e ainda possuí) forte conteúdo econômico, e não apenas cultural, e não tinha por lema "Deus, Pátria e Família".
Letra B: Anarquismo.
O trecho de texto apresentado pela questão descreve características do integralismo e não do anarquismo. O anarquismo era (e ainda é) contrário ao estabelecimento de um controle do Estado, defendendo o estabelecimento de uma autêntica comunidade humana baseada na autogestão, além disso o anarquismo não tinha por lema "Deus, Pátria e Família".
Letra C: Anarco-sindicalismo.
O trecho de texto apresentado pela questão descreve características do integralismo e não do anarcossindicalismo. O anarcossindicalismo era (e ainda é) contrário ao estabelecimento de um controle do Estado, possuindo caráter anarquista, defende o estabelecimento de uma autêntica comunidade humana baseada na autogestão feita por trabalhadores, na qual os sindicatos substituiriam a estrutura baseada no capitalismo e no controle do Estado. Além disso o anarcossindicalismo não tinha por lema "Deus, Pátria e Família".
Letra D: Trabalhismo.
O trecho de texto apresentado pela questão descreve características do integralismo e não do trabalhismo. O trabalhismo possui conteúdo econômico, pois está interessado na situação econômica dos trabalhadores e centra sua preocupação no bem-estar dos trabalhadores e na valorização do trabalho. Além disso, não tem por lema "Deus, Pátria e Família".
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário