Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Assinale a opção que expressa aquilo que significou o golpe de Estado de 10 de novembro de 1937, que instituiu o Estado Novo varguista.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Embora contando com o apoio de integralistas e tenentes, foi um ato sustentado, sobretudo na alta cúpula das Forças Armadas.

Gabarito: ALTERNATIVA D

  

Assinale a opção que expressa aquilo que significou o golpe de Estado de 10 de novembro de 1937, que instituiu o Estado Novo varguista.

  • a)  Representou a vitória de um partido estruturado nacionalmente, o dos integralistas.

Na verdade, foi antes uma derrota dos integralistas, uma vez que o golpe bania todos os partidos políticos para a ilegalidade, o que atingiu em cheio a Ação Integralista Brasileira (AIB). Ainda que, como o integralismo, o golpe de Estado tivesse colorações nazifascistas, há de se observar que os integralistas se viram alijados do processo como um todo e tentariam derrubar Vargas pelas armas em duas oportunidades. Alternativa errada.

 
  • b)  Foi uma vitória dos tenentes que agitaram o país entre 1924 e 1927.

Em primeiro lugar, o Tenentismo surge como uma força no país em 1922, quando do Levante dos 18 do Forte de Copacabana. Além disso, houve uma cisão entre os tenentistas na década de 1920, quando parte seguiu para uma expressão autoritária de modernização enquanto outra vertente insistia num projeto de transformações sociais em nome da republicanização do país. A Revolução de 1930, de fato, marcou a vitória dos autoritários no processo de modernização brasileira, e o golpe de 1937 radicalizaria essa vertente autoritária, inclusive perseguindo antigos tenentistas. Alternativa errada.

 
  • c)  Diferentemente do 15 de novembro de 1889, quando foi instituída a República, foi um momento que contou com o apoio amplo das massas.

De fato, a República brasileira surgiu sem apoio das massas e sem uma cidadania bem articulada. O movimento de 1889 foi antes um golpe de Estado desfechado pelas Forças Armadas contra a monarquia sem mobilizar as massas. O varguismo, ao longo da década de 1930, foi muito hábil ao cooptar uma nova população urbana que vinha sendo articulada com o processo de modernização do país. O golpe em 1937 representaria uma radicalização do discurso varguista de apelo nacional e de conspiracionismo anticomunista, o que tinha grande apelo na sociedade brasileira. Com isso, o Estado Novo surgiu contando com a simpatia das massas em nome da segurança nacional contra possíveis (e lunáticas) conspirações comunistas, entregando à liderança carismática todo o centro do poder para garantir um Estado fortalecido. No entanto, isso não significa que tenha sido um movimento de massas, já que o golpe de Estado se processou dentro da alta cúpula das Forças Armadas e das classes dirigentes. Alternativa errada.

 
  • d)  Embora contando com o apoio de integralistas e tenentes, foi um ato sustentado, sobretudo na alta cúpula das Forças Armadas.

Como explicado acima, os integralistas e os tenentistas tiveram diferentes posições frente ao golpe de 1937. No entanto, é correto afirmar que o Exército, incluindo vários altos oficiais, tiveram um envolvimento direto na trama política que culminaria com o golpe de Estado. Lembre-se o estudante de que o Plano Cohen, documento forjado para simular a existência de um plano comunista de invasão do Brasil, foi produzido entre altos escalões das Forças Armadas; processo que embasaria para o público a necessidade de ruptura institucional. É certo que parte dos tenentistas, de fato, aderiu ao golpe de 1937 por se manter aliado ao processo de modernização autoritária do país. Por sua vez, os integralistas supunham que seriam alçados ao poder com uma guinada para a extrema-direita e, por isso, apoiaram o golpe em si, mas logo depois se veriam banidos da vida política, com a AIB indo para a ilegalidade. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • e)  Foi um evento que serviu para alinhar o Brasil aos sistemas nazi-fascistas já existentes, sob o comando da Internacional Fascista.

Ora, o nazifascismo era um movimento de corte nacionalista; ou seja, não faria sentido se pensar em uma "Internacional Fascista". Ainda que, de fato, o novo regime brasileiro tivesse francas inspirações nazifascistas, não se pode perder de vista que se tratou de um processo doméstico em favor de um governo totalitário. Além disso, não deve o estudante confundir este tema com a "Internacional Socialista"; esta sim comprometida com a expansão revolucionária pelo mundo. Alternativa errada.

  

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *