Assinale, dentre as proposições abaixo aquela que relaciona as características descritas ao Estado Novo:
- A) Exercício da presidência da República por militares; período de desenvolvimento conhecido como “milagre brasileiro”; e estabelecimento do bipartidarismo.
- B) Instauração do estado de emergência; diversificação da produção agrícola e estimulo ao desenvolvimento industrial, e uso do populismo para conquistar a simpatia dos trabalhadores.
- C) Abertura política; reforma econômica conhecida como “Plano Cruzado”, e alto índice de desemprego.
- D) Separação entre Igreja e Estado; fim da política do café-com-leite, e implementação da reforma financeira conhecida como “Encilhamento”.
- E) Estabelecimento de eleições diretas para Presidente da República; abertura da economia aos produtos estrangeiros; e redução drástica da inflação.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Instauração do estado de emergência; diversificação da produção agrícola e estimulo ao desenvolvimento industrial, e uso do populismo para conquistar a simpatia dos trabalhadores.
Gabarito: ALTERNATIVA B
- a) Exercício da presidência da República por militares; período de desenvolvimento conhecido como “milagre brasileiro”; e estabelecimento do bipartidarismo.
Durante o Estado Novo (1937-1945), a presidência ganhou poderes ditatoriais e foi inteiramente exercida por Getúlio Vargas, civil. O milagre brasileiro é o período de grande crescimento econômico de 1969 a 1973. O Estado Novo aboliu todos os partidos políticos; mas o bipartidarismo foi estabelecido de 1964 a 1979. Todas as informações da alternativa são relativas à Ditadura Militar (1964-1985).
- b) Instauração do estado de emergência; diversificação da produção agrícola e estimulo ao desenvolvimento industrial, e uso do populismo para conquistar a simpatia dos trabalhadores.
A Constituição de 1937 tinha uma grande preocupação com a ordem e com a segurança nacional. Concentrando poderes nas mãos da presidência, o Estado Novo foi o período ditatorial por excelência de Getúlio Vargas, quando o governo assumiu tonalidades nazifascistas. O projeto de modernização pela via autoritária previa a industrialização pelo nacional-desenvolvimentismo, tendo no Estado seu vetor fundamental de indução à industrialização. Ainda que a agroexportação seguisse sendo a principal fonte de divisas internacionais, a industrialização por substituição de importações era a prioridade do governo. Por fim, a formação de uma nova população urbana passava por um projeto personalista e carismático de poder em que Vargas se anunciava como protetor maior dos trabalhadores e do país. ALTERNATIVA CORRETA.
- c) Abertura política; reforma econômica conhecida como “Plano Cruzado”, e alto índice de desemprego.
A abertura política foi o período de desmonte das estruturas da Ditadura Militar, que abarcou os governos Geisel (1974-1979) e Figueiredo (1979-1985), O Plano Cruzado foi um dos vários planos de estabilização econômica das décadas de 1980 e 1990; tendo sido lançado no governo Sarney (1985-1990), alteraria a moeda e tentaria a superação da hiperinflação por choques heterodoxos. No mesmo período, a recessão econômica chegou a níveis alarmantes, o que caracterizava a estagflação brasileira. Todos esses fatores estavam, portanto, na década de 1980. Alternativa errada.
- d) Separação entre Igreja e Estado; fim da política do café-com-leite, e implementação da reforma financeira conhecida como “Encilhamento”.
A separação definitiva entre Igreja e Estado se deu com a Constituição de 1891, quando o Estado brasileiro se declara laico e estabelece a liberdade de culto. Até então, o Brasil era oficialmente católico e havia a instituição do padroado. A política do café-com-leite foi o pacto oligárquico entre Minas Gerais e São Paulo para controlarem o poder central sucessivamente. Essa prática foi decisivamente derrotada em 1930, quando da revolução que alçaria Vargas ao poder. A crise do Encilhamento ocorreu entre 1890 e 1891 em decorrência das reformas econômicas implementadas pelo primeiro governo republicano do Brasil. Essas medidas levaram a uma crise especulativa gravíssima. Alternativa errada.
- e) Estabelecimento de eleições diretas para Presidente da República; abertura da economia aos produtos estrangeiros; e redução drástica da inflação
O período do Estado Novo foi ditatorial, com o Congresso Nacional fechado, sem eleições e sem partidos em funcionamento. Ao mesmo tempo, nosso processo de industrialização do período foi por substituição de importações, o que exigia o protecionismo econômico. Por fim, também se tratou de um período de aceleração inflacionária, inclusive com a troca de moeda para o Cruzeiro. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.
Deixe um comentário