Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Bandeira do Brasil, és hoje a única. Hasteada a esta hora em todo o território nacional, única e só, não há lugar no coração do Brasil para outras flâmulas, outras bandeiras, outros símbolos. Os brasileiros se reuniram em torno do Brasil e decretaram desta vez com determinação de não consentir que a discórdia volte novamente a dividi-lo!

 

Discurso do Ministro da Justiça Francisco Campos na cerimônia da festa da bandeira, em novembro de 1937. Apud OLIVEN, G.R. A  parte e o todo : a diversidade cultural do Brasil Nação. Petrópolis: Vozes, 1992.

 

O discurso proferido em uma celebração em que as bandeiras estaduais eram queimadas diante da bandeira nacional revela o pacto nacional proposto pelo Estado Novo, que se associa à

Resposta:

A alternativa correta é letra C)  adoção de práticas políticas autoritárias, considerando a contenção dos interesses regionais dispersivos.

Gabarito: Letra C


A questão remete a um episódio ocorrido dentro do período chamado de Estado Novo.


O Estado Novo foi uma fase da chamada Era Vargas (1930-1945) na qual, Getúlio Vargas pôde governar com poderes autoritários, através de decretos-lei e aparelhos de repressão como a polícia, o exército e os órgãos de imprensa e propaganda.


O regime tinha por ideologia principal a construção da nação e da nacionalidade brasileira sob a direção do Estado. Vargas tentava a todo custo retirar qualquer sentimento regionalista conflitante com a ideologia nacional. 


A cerimônia em questão marca o início desse projeto que culmina com a escolha de interventores para governar cada ente estadual. Na ocasião, as bandeiras estaduais foram queimadas, assinalando simbolicamente a morte de sentimentos regionalistas, contrários aos interesses da bandeira brasileira.


Por que as demais estão incorretas?


Letra A: O projeto de Vargas era nacional, englobando todos os Estados brasileiros. O erro da alternativa é dizer que Vargas priorizou regiões estaduais carentes, quando Vargas queria um projeto homogenizador, adotando medidas iguais para todos os Estados. Além do mais, na prática, persistiram as desigualdades sociais durante o Estado Novo.


Letra B: O objetivo de Vargas era eliminar o federalismo que poderia provocar revoltas e atrapalhar os projetos do governo federal. Portanto, tratou de reforçar o centralismo político. Além do mais a inspiração para o Estado Novo era o modelo fascista italiano.


Letra D: O Estado Novo utilizou-se de ritos cívicos como instrumento para reforçar a construção da identidade nacional e defesa do regime varguista. 


Letra E: Desde 1935, Vargas conseguiu desarmar qualquer movimento que pretendesse atrapalhar sua política. Conseguiu sufocar movimentos comunistas e integralistas e conseguiu isso através da organização de um estado policial que vigiava suspeitos de participarem de movimentos contrários à ordem nacional.


Respostas baseadas nas fontes:


NETO, Lira. “Menção honrosa no concurso infantil de frases patrióticas: “Getúlio Vargas é maior que o Tarzan das Florestas” (1937-8). In: Getúlio - Do Governo Provisório à Ditadura do Estado Novo (1930-1945). São Paulo: Companhia das Letras, 2013.


SKIDMORE, Thomas. Brasil: De Getúlio a Castelo Branco (1930-1964). Rio de Janeiro: ed. Paz e Terra, 2007.
 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *