Com meu chapéu de lado, tamanco arrastando
Lenço no pescoço, navalha no bolso
Eu passo gingando, provoco e desafio
Eu tenho orgulho de ser vadio.
(Wilson Batista, 1933)
Quem trabalha é quem tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
o bonde de São Januário
leva mais um operário
sou eu que vou trabalhar.
(Wilson Batista/Ataulfo Alves, 1940)
Da comparação entre as letras desses sambas, depreende-se que:
- A) as mudanças visíveis nos conteúdos dos sambas sugerem adesão à ideologia do Estado Novo.
- B) as mudanças significativas de conteúdo decorrem da valorização do trabalho industrial no Rio de Janeiro.
- C) as datas das composições correspondem ao mesmo período do governo de Vargas, indicando que as mudanças são mera coincidência.
- D) as mudanças das letras não são significativas, já que ambas as composições tratam de problemas de gente pobre e humilde.
- E) as letras das músicas estão distantes dos interesses políticos do Estado Novo, que não se preocupava em fazer propaganda.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) as mudanças visíveis nos conteúdos dos sambas sugerem adesão à ideologia do Estado Novo.
Essa resposta é correta porque as letras dos sambas apresentam uma mudança significativa em seu conteúdo entre 1933 e 1940. No primeiro samba, de 1933, o autor se apresenta como um "vadio" (vagabundo) que se orgulha de sua condição, enquanto no segundo samba, de 1940, o autor se apresenta como um operário que vai trabalhar e se orgulha de sua condição de trabalhador.
Essa mudança de conteúdo sugere que o autor passou a valorizar o trabalho e a produção, o que é coerente com a ideologia do Estado Novo, que valorizava o trabalho e a industrialização como forma de desenvolvimento do país. Além disso, o Estado Novo também promovia a ideia de que o trabalho era uma forma de patriotismo e de contribuição para o desenvolvimento do país.
Portanto, a mudança nas letras dos sambas sugere que o autor aderiu à ideologia do Estado Novo, que valorizava o trabalho e a produção.
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