Com o advento do Estado Novo, instituído por Getúlio Vargas em novembro de 1937, a Ação Integralista Brasileira (AIB), fundada por Plínio Salgado e as organizações criadas pelo cearense Severino Sombra – a Legião Cearense do Trabalho (LCT) e a Campanha Legionária – foram fechadas pelo governo ditatorial. Sobre essas organizações, é correto dizer que
- A) representavam os interesses dos movimentos operários ligados à corrente anarquista do sindicalismo, introduzida no Brasil desde a década de 1910 por imigrantes europeus, sobretudo italianos e espanhóis.
- B) eram ligadas ao pensamento conservador e anticomunista, representavam ideais do fascismo e contavam com o apoio de parte do clero da Igreja Católica.
- C) estavam a serviço do movimento de internacionalização do comunismo, liderado pelo Partido Comunista Soviético após a ascensão de Stalin subsequente à morte de Lenin.
- D) defendiam a ideia de que o governo varguista deveria romper com as potências do Eixo e apoiar o crescente movimento expansionista do capitalismo dos EUA sobre a Europa e a América Latina.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) eram ligadas ao pensamento conservador e anticomunista, representavam ideais do fascismo e contavam com o apoio de parte do clero da Igreja Católica.
Gabarito: Letra B
Eram ligadas ao pensamento conservador e anticomunista, representavam ideais do fascismo e contavam com o apoio de parte do clero da Igreja Católica.
A Ação Integralista Brasileira (AIB), posteriormente transformada em partido, foi criada em 1932 e fez parte do primeiro governo Vargas. Reuniu grupos e partidos ultranacionalistas e de extrema-direita. Seduzido pelo nazifascismo, o movimento integralista foi profundamente influenciado pelo fascismo que crescia na Europa nesse período. Defendiam, entre outras coisas, o combate ao comunismo e ao liberalismo, o nacionalismo extremado, um Estado poderoso que deveria ser dirigido pelo chefe da nação, disciplina e hierarquia social, bem como os valores mais tradicionais da Igreja Católica.
Em 1936, a AIB tornou-se um partido com um grande número de filiados, entre 500 mil e 800 mil, e emplacou nas eleições de 1936. Foram eleitos pelo partido nessas eleições 500 vereadores, 20 prefeitos e 4 deputados estaduais.
Com a extinção dos partidos políticos em 1937, tornou-se uma associação cultural, mas foi declarada ilegal em 1938. Nesse mesmo ano, depois de um atentado contra Vargas, dezenas de integralistas que participaram do mesmo foram fuzilados, centenas foram presos e Plínio Salgado, líder da AIB, teve de se exilar em Portugal. Foi o declínio do integralismo no Brasil.
Já Legião Cearense do Trabalho (LCT) foi o movimento de inspiração fascista mais importante fundado em Fortaleza antes do surgimento da Ação Integralista Brasileira (AIB). Fundada pelo tenente Severino Sombra, jovem militar de formação católica, em 23 de agosto de 1931, a LCT buscou arregimentar adeptos para a agenda política conservadora legitimando-se como uma organização influente junto à classe trabalhadora regional, e que se opunha a projetos políticos de viés liberal ou comunista. Intimamente ligada à Igreja Católica, a LCT vinculava-se a um ideário corporativista. Em 1932, com o lançamento da AIB, a LCT, nesse momento dirigida por Jeová Mota, integrou-se ao movimento integralista, e sua duração foi até ano de 1937, momento em que Vargas sobe ao poder e extingue todos os partidos políticos.
E por fim, a Campanha Legionária, criada em 1934, também por Severino Sombra após retornar de um exílio em Portugal e perder a disputa pelo controle da AIB para Plínio Salgado, foi também um movimento semelhante à LCT mas que não obteve a mesma expressividade desta.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: representavam os interesses dos movimentos operários ligados à corrente anarquista do sindicalismo, introduzida no Brasil desde a década de 1910 por imigrantes europeus, sobretudo italianos e espanhóis.
Nem a AIB nem a LCT representavam interesses dos movimentos operários anarquistas, pelo contrário, de viés conservador esses movimentos apresentavam-se como uma alternativa (oposta) ao movimento anarco-sindicalista.
Letra C: estavam a serviço do movimento de internacionalização do comunismo, liderado pelo Partido Comunista Soviético após a ascensão de Stalin subsequente à morte de Lenin.
Tanto a AIB quanto a LCT eram organizações de viés anticomunista, logo não estavam a serviço do movimento de internacionalização do comunismo.
Letra D: defendiam a ideia de que o governo varguista deveria romper com as potências do Eixo e apoiar o crescente movimento expansionista do capitalismo dos EUA sobre a Europa e a América Latina.
Quando a Segunda Guerra Mundial começou, em setembro de 1939, a AIB e a LCT já não existiam, tendo sido extinguidas pelo governo de Getúlio Vargas.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
MELLO, William. Legião Cearense do Trabalho e Integralismo: Identidade e Classe em Fortaleza. ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009.
PARENTE, Eduardo de Oliveira. Memórias da liderança: Severino Sombra, Jeovah Motta e a Legião Cearense do Trabalho. Revista de História Bilros, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. 56-77, jan. - abril, 2018.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Verbete: Legião Cearense do Trabalho CPDOC/FGV Disponível em: https://www18.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/legiao-cearense-do-trabalho Acesso em 04 de jan. de 2022.
Deixe um comentário