Com relação à participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, julgue o item subsequente.
A atuação da Força Expedicionária Brasileira não foi decisiva para a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, visto que o contingente militar brasileiro era relativamente pequeno e o envio de soldados para o combate ocorreu tardiamente.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito: CERTO.
A Segunda Guerra Mundial começou, formalmente, em 1939 e terminou em 1945. Levando em consideração que a atuação brasileira nesse conflito se dá apenas em 1944, podemos dizer que realmente foi uma participação tardia.
Entre os motivos da participação brasileira, podemos destacar a diplomacia com os Estados Unidos da América, que lutavam contra a Alemanha nazista, país que também tinha relações diplomáticas com o Brasil de Vargas. Ao optar por apoiar os EUA houve a necessidade de romper com a Alemanha. Os alemães retaliaram afundando navios mercantes brasileiros em 1942, e a partir daí, surgiu um movimento para que o Brasil entrasse no conflito.
Levando em consideração que o Brasil enviou, aproximadamente, 25 mil militares, podemos dizer esse contingente era realmente pequeno dentro de uma guerra que envolvia tropas de milhões.
É importante ressaltar que afirmar que a atuação da Força Expedicionária Brasileira não foi decisiva para a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, não é inutilizar nem menosprezar tal atuação, que foi muito importante e simbolizou muito para o Brasil. Inclusive, é essa participação que vai apontar as contradições e acelerar a queda do Estado Novo.
Dessa forma, o gabarito é: CERTO.
Fontes consultada:
FAUSTO, Bóris. História Concisa do Brasil. 3. ed. São Paulo: Edusp, 2008.
Deixe um comentário