Considere as seguintes afirmações a respeito da história do Brasil no século XX.
I. Ocorrido em 1945, no contexto das eleições e de forte crítica ao governo Vargas, o queremismo foi um movimento de massa em apoio à permanência de Getúlio Vargas no poder, manifestada pelo mote “nós queremos Getúlio”.
II. Criado na conjuntura da redemocratização do Brasil em 1955, o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb) foi um dos principais centros de oposição ao projeto nacional-desenvolvimentista realizado por Juscelino Kubitschek.
III. O período entre o fim do Estado-Novo e o golpe civil-militar de 1964 foi marcado no estado do Rio Grande do Sul pela alternância de governo entre os conservadores vinculados à União Democrática Nacional (UDN) e os liberais ligados ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Quais estão corretas?
- A) Apenas I.
- B) Apenas II.
- C) Apenas III.
- D) Apenas I e II.
- E) Apenas II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Apenas I.
Explicação:
- I. Correto. O queremismo foi um movimento popular que surgiu em 1945, durante o contexto das eleições, com o lema "nós queremos Getúlio", em apoio à permanência de Getúlio Vargas no poder.
- II. Incorreto. O Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb) foi criado em 1955, mas não era um centro de oposição ao projeto nacional-desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, e sim um centro de estudos que apoiava ideias de desenvolvimento nacional.
- III. Incorreto. No Rio Grande do Sul, a alternância de poder após o Estado Novo não se deu entre UDN e PTB, mas sim entre diferentes grupos políticos. A UDN tinha pouca expressão no estado, e o cenário político era mais complexo.
Deixe um comentário