Considere o cartaz.
No início da Era Vargas, surgiu um movimento, mostrado no cartaz, que
- A) utilizou a bandeira do constitucionalismo para opor-se ao governo federal.
- B) defendeu a implantação de uma República socialista ou comunista no Brasil.
- C) obteve o apoio incondicional dos partidos políticos para depor o presidente.
- D) combateu o poder político das elites cafeeiras de São Paulo e de Minas Gerais.
- E) apoiou o presidente em troca da legalização do Partido Democrático Paulista.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) utilizou a bandeira do constitucionalismo para opor-se ao governo federal.
Gabarito: Letra A
A questão traz um cartaz convocando indivíduos, principalmente paulistas, para o alistamento nas tropas que lutariam contra o governo federal no episódio conhecido como Revolução Constitucionalista, ocorrida em 1932.
Quando Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, passou a governar de forma centralizadora e retirando a autonomia dos estados.
Os representantes das elites paulistas estavam insatisfeitos com a perda do controle da política do café — que passou das mãos de um órgão estadual para um órgão federal e a quebra da autonomia política do estado com a imposição de interventores. Só em São Paulo foram nomeados quatro interventores diferentes.
Assim, passaram a fazer oposição ao governo de Vargas através de comícios, manifestações estudantis e reuniões, defendiam o fim do Governo provisório e a convocação da Assembleia Constituinte para a reconstitucionalização do país, uma vez que a Constituição de 1891 que representava o regime oligárquico ficou sem efeito.
Em 1932 ocorreu o estopim para a sublevação. Quatro estudantes foram mortos durante uma manifestação de rua contra mais uma ameaça de intervenção federal na política interna do Estado. Isso levou os paulistas a organizarem o movimento cívico MMDC, sigla formada pelas iniciais dos nomes das vítimas (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo).
Após a formação do movimento, os cartazes começaram a circular convocando para ingressarem nos batalhões de voluntários que defenderiam e libertariam São Paulo da opressão varguista.
Após meses de combate, as tropas paulistas foram derrotadas pelas tropas federais.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: A Revolução Constitucionalista não tinha por objetivo implantar uma república socialista ou comunista. Os adeptos do movimento desejavam limitar os poderes do executivo e a principal bandeira era a convocação de uma Assembleia Constituinte para elaborar uma nova constituição.
Letra C: O movimento não obteve apoio dos partidos políticos, tanto que ficou restrito ao estado de São Paulo.
Letra D: O movimento visava combater o poder político recém instalado pelo golpe de 1930, ou seja, formado por muitos militares e tenentes contrários às oligarquias paulistas. Em relação às elites de Minas, devemos lembrar que estas deram apoio a Vargas para concretizar o golpe, uma vez que ficaram insatisfeitas com a decisão de São Paulo escolher para a sucessão presidencial um candidato paulista e não um mineiro como havia sido combinado.
Letra E: O movimento não apoiou o presidente. Era contrário a ele.
Resposta baseada nas fontes:
AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Deixe um comentário