Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere o texto abaixo.

 

Com o aprofundamento da guerra, Vargas teve que escolher o lado norte-americano, uma vez cortadas as relações marítimas com a Europa. Conquistou mais ganhos materiais que nenhum outro país do continente, como armamentos e treinamento de uma tropa para lutar na Europa, a FEB (Força Expedicionária Brasileira), e dinheiro para instalação da primeira grande siderúrgica latino-americana, a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) de Volta Redonda. Em troca, forneceu matérias-primas e produtos estratégicos, como a borracha, e cedeu 16 bases em território nacional para ocupação de soldados e oficiais dos Estados Unidos, como a Base Aérea do Amapá. Com a construção dessa Base, antes mesmo do Amapá se tornar território, o governo central demonstrou na prática a importância das terras amapaenses para o Brasil e para o mundo em guerra. Por conta da expansão alemã pela Europa e a África, o litoral norte do Brasil se tornou estrategicamente crucial, para concentrar as forças armadas que pudessem combater os nazistas nessa altura do Oceano Atlântico.

 

(Adaptado de: CAVLAK, Iuri e GRANJER, Stéphane. Entre criação do Amapá e intercâmbios 

econômicos, as consequências da Segunda Guerra Mundial nas relações entre o Brasil e a

Guiana Francesa Revista Fronteiras & Debates, Macapá, v. 1, núm, 1, 2014, pp. 69-70)

 

Segundo o trecho acima,

Resposta:

A alternativa correta é letra C) a construção da Base Aérea do Amapá está relacionada às negociações entre Brasil e Estados Unidos, bem como à loca lização estratégica que favorecia os objetivos dos aliados.

Gabarito: ALTERNATIVA C

  

Considere o texto abaixo.

 

Com o aprofundamento da guerra, Vargas teve que escolher o lado norte-americano, uma vez cortadas as relações marítimas com a Europa. Conquistou mais ganhos materiais que nenhum outro país do continente, como armamentos e treinamento de uma tropa para lutar na Europa, a FEB (Força Expedicionária Brasileira), e dinheiro para instalação da primeira grande siderúrgica latino-americana, a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) de Volta Redonda. Em troca, forneceu matérias-primas e produtos estratégicos, como a borracha, e cedeu 16 bases em território nacional para ocupação de soldados e oficiais dos Estados Unidos, como a Base Aérea do Amapá. Com a construção dessa Base, antes mesmo do Amapá se tornar território, o governo central demonstrou na prática a importância das terras amapaenses para o Brasil e para o mundo em guerra. Por conta da expansão alemã pela Europa e a África, o litoral norte do Brasil se tornou estrategicamente crucial, para concentrar as forças armadas que pudessem combater os nazistas nessa altura do Oceano Atlântico. (Adaptado de: CAVLAK, Iuri e GRANJER, Stéphane. Entre criação do Amapá e intercâmbios econômicos, as consequências da Segunda Guerra Mundial nas relações entre o Brasil e a Guiana Francesa Revista Fronteiras & Debates, Macapá, v. 1, núm, 1, 2014, pp. 69-70)

 

Segundo o trecho acima,

 
  • a) a instalação da Companhia Siderúrgica Nacional no Território do Amapá representou um ganho para o continente, uma vez que as relações com a Europa estavam prejudicadas devido à guerra.

Para eliminar esta alternativa, bastava ao candidato ler com alguma atenção o trecho citado, o qual é bem claro ao falar que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi instalada, com auxílio americano, na cidade de Volta Redonda (RJ). Foi um avanço importante para o esforço desenvolvimentista brasileiro, fortalecendo a industrialização de base no país. Tal acordo estava enquadrado nas negociações gerais para a colaboração brasileira com bases e recursos para o engajamento militar dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Portanto, é descabido falar que a CSN foi instalada no Amapá. Alternativa errada.

 
  • b) a invasão nazista das terras amapaenses foi um fator decisivo para Getúlio Vargas aderir ao lado norte-americano, adotar estratégias militares e, naquele contexto, criar o Território do Amapá.

Não houve nenhum tipo de invasão estrangeira no território brasileiro ao longo da Segunda Guerra Mundial. A maior agressão da Alemanha nazista contra o país foi o torpedeamento de navios civis brasileiros em ações dos esquadrões de submarinos alemães. A criação do Território Federal do Amapá se consolidou em 1943 tendo em vista a maior facilidade burocrática para o governo federal administrar os recursos estratégicos da região em favor do esforço de guerra aliado. Em 1942, ocorreram os episódios com os submarinos, o rompimento de relações com a Alemanha e a declaração de guerra. Alternativa errada.

 
  • c) a construção da Base Aérea do Amapá está relacionada às negociações entre Brasil e Estados Unidos, bem como à localização estratégica que favorecia os objetivos dos aliados.

O estabelecimento da aliança entre Estados Unidos e Brasil para o esforço de guerra, tinha-se a clareza de que era importante a posição brasileira para fornecer bases operacionais para a força aérea aliada para as ações no Norte da África e na Europa. Além disso, o país era abundante em recursos estratégicos (minerais e vegetais) para o esforço de guerra; muitos destes concentrados no Amapá. A Base Aérea do Amapá foi um dos pontos desse estabelecimento logístico e militar, bem como a Base Aérea de Natal. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • d) o Amapá e os outros estados da atual região Norte do Brasil foram escolhidos pelos EUA para a instalação das 16 bases militares que tinham a função de combater o avanço nazista pelo oceano Atlântico.

Os dezesseis pontos concedidos para a construção de bases militares dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial ficaram concentrados nas regiões Norte e Nordeste, sendo as duas principais localizadas em Natal (RN). Além de oferecer combate naval às incursões da Marinha alemã, essas bases possibilitavam que a força aérea aliada realizasse ações de combate no Norte da África e na Europa. Inclusive, essas bases forneciam um ponto de apoio importante para a organização dos envios estabelecidos a partir dos Estados Unidos para o outro lado do Atlântico. Alternativa errada.

 
  • e) a decisão do governo de criar o Território Federal do Amapá ocorreu para viabilizar a instalação de uma base militar pelos EUA, de modo que as forças armadas combatessem melhor o avanço nazista durante a guerra.

Como já discutido em comentário anterior, a criação do Território Federal do Amapá em 1943 está muito mais ligada à gestão de recursos estratégicos por parte do governo federal sem passar por um governo estadual. O Amapá concentrava parte importante desses recursos e era necessário criar uma rede de abastecimento para a exportação. Alternativa errada.

  

A questão é bastante fácil porque, antes de tudo, é um exercício de interpretação de texto, exigindo apenas que o candidato leia com mínima atenção o trecho do texto que compõe o enunciado. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *