Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Durante o governo Vargas (1930-1945), surgiram no Brasil duas agremiações políticas, a Aliança Nacional Libertadora (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB).

Leia as afirmações abaixo.

I-A ANL era de tendência fascista e a AIB tinha tendência socialista.

II-Ambas defendiam a moratória (não pagamento da dívida externa), a nacionalização das empresas estrangeiras e o combate aos latifúndios.

III-O líder da AIB era Plínio Salgado.

IV-Argumentando a existência de um “Plano Cohen”, o governo Vargas ordenou a dissolução do Congresso Nacional.

V-Em novembro de 1935, a ANL fracassou na tentativa de tomar o poder através de um golpe (Intentona Comunista).

 

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) III e V

Gabarito: ALTERNATIVA C


Leia as afirmações abaixo.

  • I-A ANL era de tendência fascista e a AIB tinha tendência socialista.

Nesta afirmativa, o avaliador tentou confundir o candidato pela inversão das correntes políticas em jogo. A Ação Integralista Brasileira era a expressão nacional do fascismo, inclusive com símbolos e rituais próprios. De inequívoca intenção totalitária, a AIB contou com a simpatia de Vargas e fez inúmeros gestos de filiação às correntes nazifascistas europeias. A Aliança Nacional Libertadora foi organizada a partir do Partido Comunista Brasileiro para reunir toda a oposição de esquerda ao governo de Getúlio Vargas. Portanto, não é muito preciso lhe atribuir uma ideologia clara, já que era uma união maior em torno da oposição. Afirmativa falsa.

  • II-Ambas defendiam a moratória (não pagamento da dívida externa), a nacionalização das empresas estrangeiras e o combate aos latifúndios.

De fato, ambas as organizações viam no capital internacional uma afronta aos interesses brasileiros, defendendo o enfrentamento da questão fora do enquadramento legal - ainda que a questão do endividamento não fosse uma questão central. No entanto, discordavam radicalmente quanto ao combate aos latifúndios: ao passo que as esquerdas da ANL eram a favor de uma reforma agrária no Brasil; mas a AIB era extrema defensora da propriedade privada, entendendo na reforma agrária um ponto de infiltração comunista no país. Afirmativa falsa.

  • III-O líder da AIB era Plínio Salgado.

Plínio Salgado foi o principal nome do Integralismo no Brasil, sendo o líder da AIB desde o início até sua extinção em 1937. Com o banimento da AIB, Salgado partiria para o exílio em Portugal, de onde retornaria para voltar à cena política na década de 1950 como deputado federal. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

  • IV - Argumentando a existência de um “Plano Cohen”, o governo Vargas ordenou a dissolução do Congresso Nacional.

Na inauguração do regime, Getúlio Vargas pretendia o fortalecimento do governo central por meio da implantação de um regime de corte totalitário, decretando o partido único e o fechamento do Legislativo. Naquela oportunidade, foi ventilada a existência de uma grande conspiração comunista contra o país, o Plano Cohen; o que serviu de pretexto para revogar a Constituição de 1934 em nome da defesa nacional, inaugurando o período ditatorial. Naquelas movimentações, os militares foram parte importante de suporte e de legitimação do golpe de Estado, com alguns oficiais participando diretamente na criação fraudulenta do tal plano que serviria de justificativa para o golpe. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

  • V- Em novembro de 1935, a ANL fracassou na tentativa de tomar o poder através de um golpe (Intentona Comunista).

Em 1935, eclodiu a Intentona Comunista de Luís Carlos Prestes sob influência direta da Internacional Comunista. Na ocasião, os órgão de inteligência e de repressão, em franca colaboração com o nazi-fascismo europeu, já haviam conseguido se infiltrar nas células comunistas do Rio de Janeiro e sabotar a organização do levante, que, uma vez deflagrado, foi debelado em algumas horas. Os comunistas presos pelo governo foram submetidos a tortura e desenvolveu-se um longo período de perseguição que encarceraria (ou mataria) praticamente todos os comunistas ativos da capital brasileira. Ainda que Prestes tenha sido uma liderança importante da ANL, não se pode dizer que a organização tenha sido responsável pelo levante, que ocorreu meses após o banimento da ANL pelo governo Vargas em nome da Segurança Nacional. Além disso, a ANL não abrigava apenas comunistas, mas sim toda uma rede de antifascista, o que incluía antigos tenentistas. O levante de novembro de 1935 eclodiu em Natal em nome da ANL, mas é impreciso se falar que foi organizado por ela, que já havia sido dissolvida em julho. Afirmativa falsa.

Assim, são verdadeiras as afirmativas III e IV.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.
a)  I e III

b)  II e IV

c)  III e V

d)  II e V

e)  I e IV

Por exclusão, ainda poderia o estudante chegar à alternativa pretendida pela banca, mas não se pode dizer sem sombra de dúvidas que a afirmativa V esteja correta. Portanto, deveria a banca optar por ANULAR a questão.

Nosso gabarito: ANULADO

Gabarito da banca: ALTERNATIVA C

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *